ÁTRIO da Pintura
Ano 2023 no 170ª aniversário de Van Gogh teve inicio a 1ª exposição consagrada aeste Artista no Porto (Portugal) o espectáculo LIVING VAN GOGH. Este espectáculo que teve grande sucesso, abriu a 4 de Maio 2023, ( visitei logo em 5) e foi prolongada até 1 de Setembro 2024 . Esse evento tem lugar na Alfândega do Porto que é em frente à colina onde está situada a COOPERATIVA ÁRVORE . COOPERATIVA ÁRVORE que em 2023 que comemorou o seu 60ª aniversário e teve a sua 37ª exposição colectiva de sócios.
O espaço entre a COOPERATIVA ÁRVORE e a ALFÂNDEGA DO PORTO (que na realidade é uma escarpa) forma um enorme sagrado Átrio.
Nesse entretanto ,
"chegou do céu (Maastricht, Holanda) , o quadro Descida da Cruz de Domingos Sequeira (1768- 1837) que desceria pelas Escadas da Livraria Lello até"
ao Museu Nacional Soares dos Reis., onde a cooperativa da Árvore tinha feito as Exposições de Sócios (2014, 2015, 2016) .
Domingos de Sequeira (1768-1837) que em 1824 - há 200 anos - participaria no Salon de Paris Louvre.
A sua obra A Morte de Camões (quadro desaparecido no Brasil), obra que lhe mereceu medalha de ouro e colocação entre os pintores românticos mais representativos, ao lado
Eugène Delacroix (1798-1863). A “morte de Camões", seria tela inaugural da pintura romântica portuguesa .
1.Descrição do Quadro
José Emídio e Rui Pedroto dão as boas vindas na cerimónia de abertura de uma Exposição da ÁRVORE na Fundação Manuel António da Mota.(Porto) .
Por detrás surge o pátio da pintura da COOPERATIVA ÁRVORE .
Nesse pátio por entre quadros e pinturas , surge uma cena das Belas Artes em 1963 ou 1964, A Pintora Helena Amaral então aluna extraordinária , tem o apoio do Mestre Armando Alves (1935) que como sempre vem ajudá-la a compor os seus quadros.
Atrás podem ver-se retractos dos Mestres: Júlio Resende , Jaime Isidoro , Amândio Secca e Carlos Ramos . Por cima as tintas formam a figura do Père Tanguy.
Por detrás vêm-se figuras coleccionadores, observando a cena ,
Num primeiro plano vêem-se dr Artur Santos Siva e Prof. Soares Fortunato e mais atrás surgem 2 senhoras (Johanna Bonger? Helene Kroller-Muller?)
Por cima das escadas vê-se vagamente dr. Miguel Cadilhe mostrando a cooperativa ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa que tira uma selfie e nesse momento o tempo volta para trás. Marcelo Rebelo e os outos ficam mais novos incluindo Dr. Miguel Cadilhe . Aparece também o Eng. Manuel António da Mota e Luísa Areal a sua secretária .
Surgem 2 meninos (Vincent e Theo Van Gogh ?) e atrás deles na sombra aparece (o tio Cent). O menino Vincent van Gogh pode ser Paul Allen (MICROSOFT) que nasceu em 1953, 100 anos depois do Mestre Holandês e de quem possuía um quadro. O software de Paul Allen (MICROSOFT) vai dar uma grande dinâmica na produção dos trabalhos. Paul Allen vai dar ao Átrio da Pintura a almejada brisa da Vanguarda!
2.Curiosidades cronológicas
Vincent van Gogh partilha com o tio Cent não só o nome como os dias de nascimento e falecimento que são próximos embora em anos diferentes
Vincent van Gogh Tio Cent (28 Março 1820, 28 Julho 1888)
Vincent van Gogh (30 de Março 1853, 29 Julho 1890)
Vincent van Gogh tio Cent de Van Gogh nasceu a 28 de Março (1820), Vincent van Gogh a 30 de Março (1853), Helena Amaral num 31 de Março, Mário Fortunato neto desta nasceu num 2 de Abril. A cooperativa Árvore também foi formada num 2 de Abril (1963).
Presidente Marcelo Rebelo de Sousa:
-centenário de Paul Gauguin (1848-1902) o único companheiro de Van Gogh na casa Amarela.
-150 anos de Eugène Delacroix (1898-1863) -150 anos de Eugène Delacroix (1898-1863) o grande mentor de Van Gogh
Arq Carlos Ramos (1897-1969) -
nasceu no ano de falecimento do Reverendo Sales (1841-1897) e no centenário da nascimento da Rainha D. Isabel de Bragança (1797- 1818) que abriu o Museu do Prado (Madrid).
e faleceu em 1869 nos 100 anos Helene Kröller-Müller(1869-1939).
Eng. Amândio Secca nasceu em 1925
-
- no centenário de Pére Tanguy (1825-1894) lendário comerciante de tintas e um dos primeiros apoiantes de Van Gogh
o ano do desaparecimento de Johanna Bonger (1862 -1925) a responsável pela maior colecção de Van Gogh.
e faleceu em 2018
no bicentenário do falecimento de Rainha D. Isabel de Bragança (1797- 1818)
e é pai de Sérgio Secca (1957) que nasceu no centenário de Theo van Gogh (1857-1891).
Dr. Artur Santos Silva nasceu em 1941 no ano em que faleceram:
- o Émile Bernard (1868-1941). grande amigo de Van Gogh
- Anton Kroller (1862- 1941) o poderoso marido de Helene Kroller-Muller e lhe tornou possível ter aquela monumental colecção de Van Gogh, em Otterlo (que recebeu 350 000 visitantes em 2015)
Armando Alves nasceu em 1935 no ano em que Paul Signac (1863-1935) desapareceu . Paul Signac foi uma figura muito importante na história de Van Gogh . Fundador do grupo dos Independentes e do movimento pontualista .
Mestre José Rodrigues e Prof. Soares Fortunato nasceram em 1936:
Na ano de falecimento de :
Anna-Rosalie Boch (10 February 1848 – 25 February 1936)-
- a compradora da 1ª VAN GOGH
Andrew Bonger (1861-1936) -o irmão de Johanna Bonger e talvez o maior amigo de Theo van Gogh)
M. Júlio Resende nasceu em 1917 no ano de falecimento de Degas (1834-1917) e Rodin(1840-1917).
M. Jaime Isidoro nasceu em 1924 no ano do desaparecimento de Ferdinand Cormon (1845- 1924)
Dr. Miguel Cadilhe nasceu em 1944 no ano do desaparecimento de Lucien Pissarro e de Edward Munch (1944) Lucien Pissaro (1863- 1944) e Edward Munch (1863- 1944) viveram exactamente no mesmo tempo
M. José Emídio nasceu em 1956:
-no ano do desaparecimento Henk Bremmer, (1871-1956) , que foi Professor de Helene Kröller-Müller(1869-1939).
- E no centenário de Octave Maus (12 June 1856 – 26 November 1919) fundador do grupo dos XX em Bruxelas ,.
Dr. Rui Pedroto nasceu por (1960) no ano do desaparecimento John Davison Rockefeller Jr. (January 29, 1874 – May 11, 1960)
e
no centenário do grande pintor Americano, MacKnight William Dodge (1860-1950)
Quanto a Manuel António da Mota nasceu em 1913 , 400 anos depois do desaparecimento do maior Mecenas da história o Papa Júlio II (1443- 1513).
Passados 100 anos , em 2013 , é ordenado o Papa Francisco.
3. Uma Escola Poderosa
Em 2020 e 2021 o Mundo parou com a Pandemia de COVID-19.E é de notar que as exposições da Sócios da ÁRVORE de 2020 e 2021 decorrera sob constrangimentos da pandemia COVID-19 , mas acabaram sendo feitas na FUNDAÇÃO MANUEL ANTÓNIO DA MOTA .
Curiosamente RAFAEL e WATTEAU desapareceram em 1520 e 1721.
10/04/2020 – O Mundo e Itália em particular enfrenta uma Pandemia, Papa Francisco faz uma oração na Praça de S. Pedro vazia.
A partir desse momentos os números da Pandemia que em Itália estavam em subida começam a inverter.
500 anos antes, mais propriamente em 6 de Abril de 1520 , morreu aí muito perto o grande Pintor Rafael Sanzio vítima também de uma doença pulmunar.
Por 1510 em Roma, Rafael Sanzio (1483-1520) acaba uma obra ESCOLA DE ATENAS que provocou o delírio do Papa Júlio II (1443-1513) que terá dado ao artista um estatuto de quase exclusividade. O Papa faleceria pouco depois em 1513 aos 70 anos e Rafael faleceria logo a seguir em 6 de Abril de 1520 numa Epidemia , quando completava 37 anos de idade.
201 anos depois de Rafael viveria um artista Antoine Watteau (1684-1721) que viveria também 37 anos (1684-1721) .
Por 1720 Watteau pintou Insígnia de Gersaint
Uma Pintura que ilustra estabelecimento de venda de quadros.
100 anos depois em 1820 nasce Tio Cent, Vincent van Gogh (28 de Março, 1820 -28 Julho , 1888) um comerciante de quadro e tio do Pintor com o mesmo nome. O Tio Cent falece em 28 Julho 1888 , quando Vincent van Gogh (30 Março, 1853- 29 de Julho, 1890) aluga a casa Amarela e tem a visão de uma escola ou comunidade de Pintores . A herança do Tio Cent iria ajudar sustentar por tempos o sonho desta escola, o ESTúDIO DO SUL.
( E se Rafael se representaria em auto-retrato na ESCOLA DE ATENAS, Van Gogh para além para além de viver 37 anos , iria deixar para a posteridade 37 auto-retratos).
Van Gogh sairia de Haia (The Hague, Holanda) em 1883 (nos 400 anos de Rafael) iniciando aí , a sua viagem para Sul.
Mas Van Gogh não era um Rafael ou um Watteau que tinham nascido a desenhar e que eram génios idolatrados e reconhecidos desde sempre, nem tão puco os admirava.
Em vez disso o grande modelo de Van Gogh era Eugène Delacroix (1798-1863) o grande pintor da Cor e da Revolução, pelo qual sentia forte admiração . Delacroix para além de excelente pintor era um erudito, um estudioso, que escrevia muito bem , como iria fazer Van Gogh , era um artista completo como os do Renascimento.
Van Gogh tinha também e teria ainda mais fantásticas afinidades com Eugène Delacroix .
Talleyrand (1754- 1838) o famoso mecenas de Delacroix nasceu cerca de a 2 de Fevereiro de 1754 , cerca de 100 anos antes de Vincent van Gogh nascer (30 de Março de 1853) .
Também pai o de Delacroix , Charles Delacroix (1741-1805) , esteve em Missão Diplomática importante, na Holanda (The Hague) onde cerca de 83 anos mais tarde, em 1881, Van Gogh, pinta os seus primeiros Quadros.
Eugène Delacroix na sua juventude visitava quase todos os dias o Louvre para observar os trabalhos Rafael (1483-1520) e Rubens (1577-1640), iria começar a sua carreira de Pintor por 1820, nos 300 anos da morte de Rafael e no ano de nascimento do tio (Cent) de Vincent van Gogh .
“Somente Rembrandt e Delacroix conseguiram pintar o rosto de Cristo!”
Vincent van Gogh
Delacroix, habitualmente muito atrevido, fez os suas cenas de JESUS CRISTO numa altura já avançada da carreira e enfrentou o seu rosto com enorme cuidado, por 1848 após muito treino .De facto que a média do anos das suas obras revelando o rosto de Cristo é cerca de 1852 . Porém se retirarmos a PIETÀ que Van Gogh copiou., a média de idade desses trabalhos é de 1853 (o ano de nascimento de Van Gogh).
De facto que a média do anos das suas obras revelando o rosto de Cristo é cerca de 1852 . Porém se retirarmos a PIETÀ que Van Gogh copiou., a média de idade desses trabalhos é de 1853 (o ano de nascimento de Van Gogh),quando Delacroix tinha 55 anos.
Trabalhos de Eugène Delacroix representando o rosto de Cristo | |||||
1 | O Sepultamento de Cristo | 1848 | |||
2 | Pietà | 1850 | |||
3 | Peregrinos de Emmaus | 1853 | |||
4 | Cristo na Cruz | 1853 | |||
5 | Cristo no Lago da Galileia | 1854 | |||
6 | Cristo no Lago da Galileia | 1854 | |||
7 | Cristo na Cruz | 1856 | |||
média | 1852,571 | ||||
Trabalhos de Eugène Delacroix representando o rosto de Cristo sem Pietá | |||||
1 | O Sepultamento de Cristo | 1848 | |||
2 | |||||
3 | Peregrinos de Emmaus | 1853 | |||
4 | Cristo na Cruz | 1853 | |||
5 | Cristo no Lago da Galileia | 1854 | |||
6 | Cristo no Lago da Galileia | 1854 | |||
7 | Cristo na Cruz | 1856 | |||
média | 1853 |
Van Gogh executou 2 PIETÁS SEGUNDO Delacroix , estando precisamente uma no museu do VATICANO (Roma), perto dos trabalhos de Rafael ou de Michelangelo.
Delacroix tinha tido começos hesitantes copiando a quadros de Rafael no Louvre a conselho de seu Mestre Guérin (1774-1833) por 1816- 18.
Só que Delacroix apresentaria limitações técnicas falhando por 1819 o prestigioso Prix de Roma que seria um caminho para o estrelato - Guérin (1797), Ingres (1801) , Jacques-Louis David (1774) , ou Fragonard (1752) , Boucher (1720), ou Watteau (1709) . ( Watteau ganharia o Prix de Roma em 1709 e visitaria Roma 200 anos de Rafael fazer a ESCOLA DE ATENAS).
A falha no Prix de Roma também tinha fechado a Delacroix as portas do Vaticano e aos Frescos de Michelangelo e Rafael, mais tarde através da PIETÁ de Van Gogh essas portas seriam abertas.
E Delacroix acabaria falecendo (e com uma doença muito parecida de Antoine Watteau) em 1863, 200 anos após O Prix de Roma ter sido criado.
O Prix de Roma (Prêmio de Roma) foi uma bolsa de estudo destinada a estudantes das artes e atribuída pelo governo francês a jovens artistas que se distinguissem na respectiva categoria. Foi criado em 1663 durante o reinado de Luís XIV de França.
4. O Estúdio do Sul… de 63
Tal como a ESCOLA DE ATENAS no ESTÚDIO DO SUL irá haver uma confluência, ou ponto de encontro, de eruditos , neste caso será o ano de 1863.
Carta de Vincent van Gogh a Theo van Gogh Janeiro 1890
“o que os impressionistas descobriram para a cor progredirá ainda mais , mas há um elo que liga isso ao passado ;esforçar-me-ei por mostrar que nao acredito numa separação rigorosa entre os impressionistas e os ouros. “
Da carta 538 de VINCENT VAN GOGH a seu irmão THEO VAN GOGH , Arles, 18 Setembro 1888
‘Agora, isso de montar um estúdio nas portas do Sul, não é de todo uma ideia estúpida e significa que podemos trabalhar nela serenamente . Porque é que o maior e colorista DELACROIX, pensa essencial ir para o Sul e directamente para África ? Obviamente porque não apenas em África , mas a partir de Arles, você consegue descobrir os contrastes de vermelho com verde, azul com laranja, e amarelo com violeta. ‘
Van Gogh tinha umas certas “ligações” a Eugène Delacroix , que seriam muito reforçadas após a viagem para Sul.
Assim é visível que os primeiros grandes admiradores de Vincent van Gogh eram em média 10 anos mais novos que ele , ou seja eram de 1863 quando o pintor da Cor e Revolução - EUGÈNE DELACROIX (Saint-Maurice, 26 de abril de 1798 — Paris, 13 de agosto de 1863) - desapareceu.
Apesar de todos os esforços de Van Gogh para juntar pessoas na sua Escola, a famosa Casa Amarela, só dois artistas chegaram “a assinar o seu livro de Ponto” e os 2 com ligações a Eugène Delacroix (1798-1863).
Paul Gauguin para além de ter nascido 50 anos após Delacroix , tem o nome de Eugène .
Eugène Henri Paul Gauguin (Paris, 7 de junho de 1848 – Ilhas Marquesas, 8 de maio de 1903)
Paul Signac (1863-1935) que nasceu no ano da morte de Delacroix (e orgulhava-se disso) publicaria em 1899 com grande obra De Eugène Delacroix ao Neoimpressionism.
De Eugène Delacroix ao Neoimpressionism uma obra única , onde se fazia uma unificação uma certa unificação dos movimentos impressionistas e a influência destes de Eugène Delacroix. Esta obra – inserida 1 ano do centenário do grande Mestre 1798 - teve um fortíssimo sucesso e marcou toda uma nova moda na qual a Arte de Van Gogh sairia muito valorizada .
De facto ,no ano de 1898 a terra girou e … a moda mudou!.
Também não deixa de ser curioso que a primeia pessoa que comprou um VAN GOGH , Anna Boch (Saint-Vaast, 10 de fevereiro de 1848 – Bruxelas, 25 de fevereiro de 1936) rta irmã de um artista … Eugène Boch (1 September 1855 – 3 January 1941) que Van Gogh tinha feito um retrato.
Mas ainda mais curioso, que os apreciadores de Van Gogh eram maioritariamente mais novos que ele … 10 anos, ou seja de 1863 o ano da morte de Delacroix e do Salão dos Recusados.
média idades apoiantes de VAN GOGH | ||
1 | Theo van Gogh | 1857 |
2 | Johanna Bonger | 1862 |
3 | Andrew | 1861 |
4 | Anna Boch | 1848 |
5 | Paul Gachet | 1873 |
6 | Émile Bernard | 1868 |
7 | Toulouse-Lautrec | 1864 |
8 | Paul Signac | 1863 |
9 | Lucien Pissarro | 1863 |
10 | Albert Aurier | 1865 |
11 | Helene Kroller-Muller | 1869 |
Média | 1863 |
Mas se estendermos essa lista , a média vai manter-se teimosamente nos 1863.
I
|
Apoiantes de VAN GOGH |
ano de nascimento |
|
1 |
Theo Van Gogh |
1857 |
|
2 |
Johanna Bonger AMSTERDAM |
1862 |
|
3 |
Andrew Bonger |
1861 |
|
4 |
Anna Boch BRUXELAS |
1848 |
|
5 |
Paul Gachet |
1873 |
|
6 |
Émile Bernard |
1868 |
|
7 |
Toulouse-Lautrec |
1864 |
|
8 |
Paul Signac |
1863 |
|
9 |
Edward Munch |
1863 |
|
10 |
Lucien Pissarro |
1863 |
|
11 |
Albert Aurier |
1865 |
|
12 |
Helene Kröller-Müller OTTERLO |
1869 |
|
11 |
Matisse Henri-Émile-Benoît |
1869 |
|
12 |
John Peter Russell |
1858 |
|
13 |
MacKnight William Dodge |
1860 |
|
14 |
isaac israelis |
1865 |
|
|
média |
1863 |
|
II
|
Figuras de Van Gogh |
ano de nascimento |
|
|
15 |
Pere Tanguy |
1825 |
|
|
16 |
Dr. Gachet |
1828 |
|
|
17 |
Marguerite Gachet |
1869 |
|
|
18 |
Paul Gauguin |
1848 |
|
|
19 |
Eugène Boch |
1855 |
|
|
20 |
Dr. Rey |
1867 |
|
|
21 |
Adeline Ravoux |
1877 |
|
|
22 |
Alexander Reid |
1854 |
|
|
23 |
Joseph Roullin |
1841 |
|
|
24 |
Jan Vet |
1864 |
|
|
25 |
Hugo Von Hofmannsthal |
1874 |
|
|
26 |
Julien Leclercq |
1865 |
|
|
27
|
August Vermeylen |
1872 |
|
|
28 |
Morosov Ivan MOSCOVO |
1871 |
|
|
29 |
Shchukin Sergei MOSCOVO |
1852 |
|
|
30 |
Vollard Ambroise |
1866 |
|
|
31 |
Bernheim Jeune Alexandre PARIS |
1833 |
|
|
32 |
RODIN PARIS |
1840 |
|
|
33 |
Bührle Emil Georg ZURIQUE |
1890 |
|
|
34 |
Barnes Albert Coombs FILADÉLFIA |
1872 |
|
|
35 |
J. Rockfeller JR. NEW YORK |
1874 |
|
|
36 |
Cassirer Paul BERLIN |
1871 |
|
|
37 |
Maurice de Vlaminck |
1876 |
|
|
38 |
Féneon Félix |
1861 |
|
|
39 |
Tarabant Adolphe |
1863 |
|
|
40 |
De la Faille Jacob Baart |
1886 |
|
|
41 |
Hulsker Jan |
1907 |
|
|
média |
média |
1863 |
|
III
Persononagens mais distantes de Van Gogh |
|
Ano de nascimento |
42 |
Niarchos Stavros Spyrou WINTHERTUR |
1909 |
43 |
Will van Gogh |
1862 |
44 |
Bernheim Gaston PARIS |
1870 |
45 |
Anna van Gogh |
1819 |
46 |
Bernheim Josse PARIS |
1870 |
47 |
Uncle Cent THE HAGUE |
1820 |
48 |
Barão Thyssen MADRID |
1921 |
49 |
Van Rappard |
1858 |
50 |
Mendes da Costa |
1863 |
51 |
Mauve |
1838 |
52 |
Cassirer Bruno MUNIQUE |
1872 |
53 |
Oskar Reinhart WINTHERTUR |
1886 |
54 |
Tersteeg, |
1845 |
55 |
Roger Fry |
1866 |
56 |
Isaacson Joseph Jacob |
1859 |
57 |
Théo" van Rysselberghe |
1862 |
58 |
Prof. Cormon |
1845 |
59 |
Mendes da Costa |
1851 |
60 |
Vincent Bonger van Gogh AMSTERDAM |
1890 |
61 |
Louis Anquetin |
1861 |
62 |
Mirbeau Octave |
1848 |
63 |
Armand Roulin |
1871 |
|
média |
1863 |
IV
Grupo mais distante |
|
Ano de nascimento |
64 |
Henry Perruchot |
1917 |
65 |
KIRK DOUGLAS |
1916 |
66 |
Dr Peyron |
1827 |
67 |
CAMILLE PISSARRO |
1830 |
68 |
Theodorus van Gogh |
1822 |
69 |
Arnold Hendrik Koning |
1860 |
70 |
Laval Charles |
1860 |
71 |
VINCENTE MINELLI |
1903 |
72 |
Maus Octave |
1856 |
73 |
Werenskiold |
1855 |
74 |
Hugo von Tschudi BERLIN |
1851 |
75 |
Mme Ginoux |
1848 |
76 |
Gaston Secretain |
1872 |
77 |
Rene Secretan |
1874 |
78 |
Anna Cornelia Van Gogh |
1855 |
79 |
François Gauzi |
1862 |
média |
|
1863 |
V
|
|
ano nascimento |
80 |
Augustine Roulin (la berceuse) |
1851 |
81 |
Cornelis van Gogh |
1867 |
82 |
Gustave Coquiot |
1865 |
83 |
Seurat Georges-Pierre |
1859 |
84 |
Elizabeth van Gogh |
1859 |
85 |
Camile Roulin |
1877 |
86 |
Chester Dale WASHINGTON DC |
1883 |
87 |
Herman Johannes van der Weel |
1852 |
88 |
Hedy Hahnloser-Bühler BERN |
1870 |
89 |
George-Daniel de Monfreid |
1856 |
90 |
Antonius (Anton) Matthias Hirschig |
1867 |
91 |
Arthur Hahnloser BERN |
1873 |
92 |
Guillaumin Armand |
1841 |
93 |
Rondel Henri |
1857 |
94 |
Justin K. Thannhauser NEW YORK CITY |
1892 |
95 |
Agostina Segatori |
1841 |
96 |
Guggenheim Solomon R. NEW YORK CITY |
1861 |
média |
|
1863 |
VI
|
|
ano de nascimento |
97 |
Karl Schaefer |
1870 |
98 |
Meijer de Haan |
1852 |
99 |
Paul Rosenberg PARIS |
1881 |
100 |
Tio Cor |
1824 |
101 |
Marcelle Roulin |
1888 |
102 |
Paul Bernard |
1866 |
103 |
Tio Jan |
1817 |
104 |
Walter Hubert Annenberg NEW YORK CITY |
1906 |
105 |
Anton Kröller |
1862 |
106 |
André Antoine |
1858 |
107 |
Margot Begemann |
1841 |
108 |
Koyata Yamamoto YOKOHAMA |
1886 |
109 |
Eugène Druet PARIS |
1868 |
110 |
Renard Jules |
1864 |
111 |
Joris-Karl Huysmans |
1848 |
112 |
Wildenstein Daniel Leopold NEW YORK CITY |
1917 |
113 |
Trabuc Charles-Elzéard |
1830 |
114 |
Trabuc Jeanne Lafuye |
1835 |
115 |
Lewisohn Samuel Adolph NEW YORK CITY |
1884 |
média |
|
1863 |
VII
|
ano de nascimento |
|
|
|
|
116 |
Suzanne Valadon |
1865 |
117 |
Léon Boussod |
1826 |
118 |
René Valadon |
1848 |
119 |
Basil Goulandris ANDROS, GREECE |
1913 |
120 |
Walther Rathenau |
1867 |
121 |
Adolphe Goupil |
1806 |
122 |
Elise Goulandris ANDROS |
1917 |
123 |
Duncan Phillips WASHINGTON, D.C |
1886 |
124 |
REDON |
1840 |
125 |
Maurice Joyant |
1864 |
126 |
Norton Simon PASSADENA |
1907 |
127 |
Johannes Paulus Stricker |
1817 |
128 |
Jeanne Donnadieu |
1864 |
129 |
Jean Moréas |
1856 |
130 |
Charles Camoin |
1879 |
131 |
J Paul Getty LOS ANGELES |
1892 |
132 |
Kee |
1846 |
133 |
Pastor Salles |
1841 |
134 |
Symons Arthur |
1865 |
135 |
Geffroy Gustave |
1855 |
136 |
Sien |
1850 |
137 |
Reverend Thomas Slade-Jones |
1829 |
138 |
Saito Ryoei TOKYO |
1916 |
média |
|
1863 |
VIII
|
|
ano de nascimento |
139 |
Klas Fåhraeus Stockholm |
1863 |
140 |
Gustave Ravoux |
1848 |
141 |
Armand Hammer LOS ANGELES |
1898 |
142 |
Alice Ruben Faber |
1866 |
143 |
Anton C. Kerssemakers |
1846 |
145 |
Angrand Charles |
1854 |
146 |
Levens HS |
1862 |
147 |
Paul Mellon WASHINGTON DC |
1907 |
148 |
Jozef Blok |
1832 |
149 |
Claude-Émile Schuffenecker |
1851 |
150 |
Grenville Lindall Winthrop HARVARD UNIVERSITY |
1864 |
151 |
Caroline’ Adolphina Haanebeek |
1852 |
152 |
Jacques (Jacob) Seligmann |
1858 |
153 |
Felix Valaton ZURICH |
1865 |
154 |
Auguste Pellerin PARIS |
1853 |
155 |
Rachel Lambert "Bunny" Mellon WASHINGTON DC |
1910 |
156 |
Henry Clay Frick NEW YORK CITY |
1849 |
157 |
Jacques Doucet PARIS |
1853 |
158 |
Bing |
1838 |
159 |
Arsène Alexandre |
1859 |
160 |
Paul Eugène Milliet (Zouave) |
1863 |
162 |
Willem Jacob van Stockum |
1846 |
163 |
Rudolf Staechelin |
1881 |
164 |
Stephen Carlton Clark YALE UNIVERSITY |
1882 |
165 |
Albert Marquet |
1875 |
média |
|
1863 |
IX
|
Ano de nascimento |
|
166 |
Breitner Ceorges-Henri |
1857 |
167 |
Docteur J Urpar |
1857 |
166 |
Christian Vilhelm Mourier-Petersen |
1858 |
168 |
Helen Clay Frick NEW YORK CITY |
1888 |
169 |
Portier Alphonse |
1841 |
170 |
Suzie Robertson |
1855 |
171 |
Eugène Siberdt |
1851 |
172 |
Pierre Firmin Martin |
1817 |
173 |
Carmen Thyssen MADRIID |
1943 |
média |
|
1863 |
x
|
|
|
174 |
Julius Meier-Graefe |
1867 |
175 |
Pierard Louis |
1886 |
176 |
Julius Oppenheimer NEW YORK CITY |
1871 |
177 |
Ella Oppenheimer NEW YORK CITY |
1869 |
178 |
“Antoon” Petrus Hermans |
1822 |
179 |
Kann Alphonse |
1870 |
180 |
Emery Reves DALLAS MUSEUM OF ART |
1904 |
181 |
PETER PAUL RUBENS |
1577 |
182 |
Paul Gardner Allen MICROSOFT |
1953 |
183 |
Elizabeth Rosemond Taylor |
1932 |
184 |
Steve Wynn DALLAS |
1942 |
185 |
Thomas Hastings |
1860 |
186 |
Germaine Ravoux |
1888 |
187 |
BRETON Jules Adolphe Aimé Louis |
1827 |
188 |
JONGKIND |
1819 |
189 |
Ernst Beyeler BASEL |
1921 |
190 |
Théophile Alexander Steinlen |
1859 |
191 |
Mary McAfee KANSAS CITY |
1836 |
192 |
Pierre Cabanne |
1921 |
193 |
Adolphe Monticelli |
1824 |
194 |
DAUBIGNY Charles |
1817 |
195 |
Maurice Sérullaz |
1914 |
196 |
Marion Koogler McNay ST ANTONIO, TEXAS |
1883 |
197 |
MILLET JEAN FRANÇOIS |
1814 |
198 |
David Brooks www.vggallery.com |
1964 |
199 |
EUGÈNE DELACROIX |
1798 |
média |
|
1863 |
XI
|
|
|
200 |
Jean Puy |
1876 |
201 |
Michel Marie Charles Verlat |
1824 |
202 |
JULIUS ROBERT OPPENNHEIMER |
1904 |
203 |
Sir Alfred Chester Beatty LONDON |
1875 |
204 |
Fritz Meyer-Fierz ZURICH |
1847 |
205 |
Hendricus Petrus Bremmer |
1871 |
206 |
Jakob Goldschmid NEW YORK CITY |
1882 |
207 |
Samuel Courtauld LONDON |
1876 |
208 |
ROUSSEAU THÉODORE |
1812 |
209 |
Auguste Marie Lauzet |
1865 |
210 |
Léo Gausson |
1860 |
211 |
Fritz Karl Hermann von Uhde |
1848 |
212 |
REMBRANDT |
1606 |
213 |
Benedikt Taschen |
1961 |
214 |
Rainer Metzger |
1961 |
215 |
Ingo F. Walther |
1940 |
|
|
1863 |
Só o Livro VAN GOGH - Rainer Metzger, Igo. Walther, TACHEN com Rembrandt tem uma média de 1867 perto de 1863
Livro da Taschen com Rembrandt |
|
|
|
Rembrandt |
1606 |
|
Benedikt Taschen |
1961 |
|
Rainer Metzger |
1961 |
|
Ingo F. Walther |
1940 |
média |
|
1867 |
E esses mesmo 3 autores com Rubens têm uma média de c. 1860
Livro da Taschen com Rubens |
|
|
|
Peter Paul Rubens |
1577 |
|
Benedikt Taschen |
1961 |
|
Rainer Metzger |
1961 |
|
Ingo F. Walther |
1940 |
média |
|
1859,75 |
XII
|
|
Ano de nascimento |
216 |
Claribel Cone BALTIMORE |
1864 |
217 |
Edmund Walpole Brooke |
1865 |
218 |
Oscar B. Jacobson OKLAHOMA |
1882 |
219 |
Johan Hendrik Weissenbruch |
1824 |
220 |
André Derain |
1880 |
221 |
Etta Cone BALTIMORE |
1870 |
222 |
COROT |
1796 |
223 |
David Lloyd Kreeger WASHINGTON, D.C |
1909 |
224 |
Mohamed Mahmoud Khalil CAIRO |
1877 |
MÉDIA |
|
1863 |
XIII
|
|
|
225 |
Henry van de Velde |
1863 |
226 |
Carroll Sargent Tyson FILADÉLFIA |
1877 |
227 |
Pierre Puvis de Chavannes |
1824 |
228 |
.C.A. Huinck |
1881 |
229 |
Julius Bernhard Stern |
1858 |
230 |
Edward Drummond Libbey |
1854 |
231 |
Florence Scott Libbey |
1863 |
232 |
Harry Clemens Ulrich Graf von Kessler |
1869 |
233 |
Leonore Annenberg |
1918 |
234 |
Piet de Boer |
1894 |
235 |
Goncourt Edmond |
1822 |
236 |
Goncourt Jules |
1830 |
237 |
Jacqueline Marval |
1866 |
média |
|
1863 |
Many thanks, interesting data…
Best,
Martin
Martin Bailey (THE ART NEWSPAPER )
A Lista Fantástica de Van Gogh atinge os 237 nomes cobrindo quase todas as personagens do mundo do Artista .
Esta lista mostra que os grandes apoiantes do Pintor Vincent van Gogh(1853-1890) eram em média 10 anos mais novos que ele ou seja eram originários de 1863, o ano da morte de Eugène Delacroix (1798-1863). Posteriormente eu alarguei as buscas aos primeiros coleccionadores e personagens da vida de Van Gogh (237 no total) e cheguei a esse mesmo valor ou seja eram em média de 1863.
Também foi em 1863 instalada em Paris a galeria Bernheim- Jeune onde foram feitas 3 exposições triunfais de VAN GOGH. 1901, 1908 e 1927 .
E vários grupos dão todos a mesma média , 1863 , o ano da morte de Eugène Delacroix e do Salão dos Recusados.
Van Gogh conseguiria grandes progressos técnicos no chamado Estúdio do Sul, fazendo em Arles e Saint-Rémy de la Provence os seus melhores trabalhos.
Contudo não teve em Arles ou St. Rémy o sucesso que teria mais tarde na Holanda, Alemanha, Suiça, etc. De facto em todo o Sul de França existe 1 VAN GOGH.
Nas penínsulas Ibéricas e Italiana as coisas não são melhores. Em Itália há 3 VAN GOGHS (incluindo a PIETÁ APRÈS DELACROIX no Vaticano) . Na Península Ibérica, Espanha 4 VAN GOGHs s estão Madrid no Museo Thyssen-Bornemisza
A lista de apreciadores do ESTÚDIO DO SUL , vai da data da nascimento de Eugène Delacroix o grande mentor do ESTÚDIO DO SUL até à Baronesa Thyssen a 1ª figura natural de Natural de (Espanha , Portugal e Itália) a ter oficialmente 1 (mas neste caso 4) VAN GOGHs.
Ou seja a história (26 abril, 1798) nascimento de Eugène Delacroix até à data do nascimento de Carmen Cervera Thyssen (23 Abril 1943) , ou seja de 145 anos .
Se andarmos (de 2024, no 2º ano da Exposição LIVING VAN GOGH no Porto) , 145 anos atrás chegamos a 1879 , quando Van Gogh sem dinheiro percorreu 70 Km para ir visitar Jules Adolphe Aimé Louis Breton (Courrières, 1 de maio de 1827 - Paris, 5 de julho de 1906).
No entanto irá haver 3 excepções anteriores a 1798, correspondentes aos 3 VAN GOGHS em Itália
1.Peter Paul Rubens (Siegen, 28 de Junho de 1577 – Antuérpia, 30 de maio de 1640
2.Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leida, 15 de julho de 1606 – Amsterdam, 4 de outubro de 1669). “Só 2 artistas pintam o Rosto de CRISTO somo sito , Rembrandt e Delacroix!” Van Gogh
3. Jean-Baptiste Camille Corot (Paris, 16 de julho de 1796 — Ville-d'Avray, 22 de fevereiro de 1875
E irá haver 4 excepções posteriores a 1943, correspondentes aos 4 VAN GOGHS em Espanha
1.Paul Allen(1953-2018)- co-fundador da MICROSOFT (que tem os programas com que elaborei esta lista) . Tinha 1 VAN GOGH e era 100 anos mais novo que o pintor Holandês.
2.David Brooks (1964) -webmaster do poderoso site VAN GOGH INFORMATION GALLERY ( http://www.vggallery.com/ )
3.Taschen (1961) (Fundador e dono da editora TASCHEN.
4.Rainer Metzger (1961) - co-autor do grande livro de Van Gogh da TASCHEN.
Serão estes últimos, que nos dão grande parte da dinâmica que nos permitem estas buscas.
Outros factos relevantes observados :
1. em Itália – neste caso Vaticano- um dos 3 VAN GOGHS lá presente é Pietà (após Delacroix)
2. Não deixa de ser muito curioso que o Barão Thyssen, Hans Heinrich August Gábor Thyssen-Bornemisza de Kászon, Baron Thyssen (13 April 1921 – 27 April 2002), é de origem Holandesa, nasceu em Scheveningen em Haya (Holanda) onde Vincent van Gogh tinha começado a pintar 40 anos antes 1881.
Van Gogh fez mesmo um quadro
em 1882 , quadro esse que seria roubado em 2002 –ano da morte do Barão Thyssen - e restituído ao MUSEU VAN GOGH em 2016.
O Barão Thyssen faleceria em 27 Abril de 2002, 1 dia e 204 anos depois Eugène Delacroix nascer .
Curiosamente em 2021 no centenário do Barão Thyssen, o total da venda dos quadros VAN GOGHS atingiu seu valor recorde. 9 quadros por uma total soma $230 Milhões.
No entanto se por 1898 no centenário de Delacroix a terra girou e a moda mudou . A Arte de Van Gogh saíria das sombras e entraria no Estrelato.
Depois do Barão Thyssen, morrer 2002 , pelo bicentenário de Delacroix a terra girou e a moda voltou a mudar. Vincent van Gogh apesar de grande popularidade viu os quadros afastados dos Top de Vendas. Primeiro do Top 10 e depois Top 20.
Pouco depois do cenenário de morte de Toulouse-Lautrec (24 November 1864 – 9 September 1901) em 9 de Setembro 2001 o Mundo parou.
Por essa altura ocorreu a grande Exposição em Chicago (USA) e Amsterdam (Holanda) .
Douglas W. Druick and Peter Kort Zegers Van Gogh and Gauguin, The studio of the south, Chicago, New York 2001 |
22 September 2001 - 13 January 2002 Art Institute of Chicago, Chicago
9 February 2002 - 2 June 2002 Van Gogh Museum, Amsterdam
By 2001- 2002, an Exhibition THE STUDIO OF THE SOUTH with works of the painters, VINCENT
VAN GOGH and PAUL GAUGUIN, got a huge and remarkable success of audience with 739.117
visitors in Amsterdam and 690.951 in Chicago.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1460 |
1470 |
RAFAEL |
|
|
|
1530 |
1540 |
1550 |
|
1560 |
1570 |
1580 |
1590 |
1600 |
1610 |
1620 |
1630 |
1640 |
1650 |
1660 |
1670 |
WATTEAU |
|
|
|
1730 |
1740 |
1750 |
|
1760 |
1770 |
1780 |
1790 |
1800 |
1810 |
1820 |
1830 |
1840 |
1850 |
1860 |
1870 |
PICASSO |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Turning first to the “Global” results, the Year in Search offers up a ranking of the most-popular museums in the world, as measured by Google Maps interest. They are:
Martin Bailey (THE ARTNEWSPAPER)
De VAN GOGH INFORMATION GALLERY. |
Year |
Start Date |
End Date |
Venue |
City |
Country |
Exhibit Name |
---|---|---|---|---|---|---|
2023 |
April 29, 2023 |
September 17, 2023 |
Crozatier Museum |
Le Puy-en-Velay |
France |
Self-portraits. From Cézanne to Van Gogh. Collections of the Musée d’Orsay and the Musées d’Auvergne-Rhône-Alpes |
2023 |
May 18, 2023 |
September 24, 2023 |
Stedelijk Museum |
Amsterdam (3) |
Netherlands |
MODERN -- Van Gogh, Rietveld, Léger and Others |
2023 |
May 21, 2023 |
September 17, 2023 |
Museum of Fine Arts |
Houston |
United States |
Impressionist and Post-Impressionist Masterpieces from the Pearlman Foundation |
2023 |
June 2, 2023 |
October 9, 2023 |
National Museum of Korea |
Seoul |
Korea |
Botticelli to Van Gogh: Masterpieces from the National Gallery |
2023 |
June 22, 2023 |
November 12, 2023 |
Museum of Art Pudong |
Shanghai (2) |
China |
The Greats of Six Centuries: Masterpieces from the Museo Nacional Thyssen-Bornemisza |
2023 |
July 8, 2023 |
October 22, 2023 |
Museum Barberini |
Potsdam |
Germany |
Clouds and Light: Impressionism in Holland |
2023 |
July 16, 2023 |
October 22, 2023 |
Meet You Museum |
Beijing |
China |
Monet, Van Gogh and the Masters of Modernism — Masterpieces from the Galleria Nazionale d'Arte Moderna e Contemporanea di Roma |
2023-24 |
September 11, 2023 |
January 7, 2024 |
Drents Museum |
Assen |
Netherlands |
Travelling with Vincent: Van Gogh in Drenthe |
2023-24 |
September 21, 2023 |
January 28, 2024 |
Museo delle Culture |
Milan |
Italy |
Van Gogh. Artist and Reader |
2023-24 |
September 29, 2023 |
January 14, 2024 |
Rijksmuseum |
Amsterdam (2) |
Netherlands |
Museum Boijmans Van Beuningen at Rijksmuseum |
2023-24 |
October 3, 2023 |
February 4, 2024 |
Musée d'Orsay |
Paris |
France |
Van Gogh in Auvers-sur-Oise. His Final Months |
2023-24 |
October 7, 2023 |
February 18, 2024 |
Kunsthalle Bremen |
Bremen |
Germany |
Birthday Guests: Monet to Van Gogh |
2023-24 |
October 13, 2023 |
January 14, 2024 |
Van Gogh Museum |
Amsterdam (1) |
Netherlands |
Van Gogh and the Avant-Garde: Along the Seine |
2023-24 |
October 15, 2023 |
January 21, 2024 |
Museum of Fine Arts Houston |
Houston |
United States |
Rembrandt to Van Gogh: Masterpieces from the Armand Hammer Collection |
2023-24 |
November 25, 2023 |
March 10, 2024 |
Royal Academy of Arts |
London |
United Kingdom |
Impressionists on Paper: Degas to Toulouse-Lautrec |
2024-25 |
September 14, 2024 |
January 19, 2025 |
National Gallery |
London |
United Kingdom |
Van Gogh: Poets and Lovers |
5. Pode o Estúdio do Sul ter o seu Renascimento na COOPERATIVA ÁRVORE?
Da música , La playa (2000) do grupo La Oreja de Van Gogh
Si pudiera volver a nacer
Te vería cada día amanecer (Amanecer)
https://www.youtube.com/watch?v=cx5qVmtfayA&list=RDMMScBrg_yVetg&index=3
13/07/2024
Porto Secreto 1ª exposição imersiva de Van Gogh
23.000 , 15. 000 ,10.000
1. 09/04/2019, 1 ano e um dia antes da Missa do Papa na Praça de S. Pedro deserta houve Assembleia Geral da COOPERATIVA ÁRVORE sobre a aprovação das contas do exercício de 2018.
Essa Assembleia que seria sobre aprovação das contas de 2018, acabou por ser um verdadeiro show do Dr. Miguel Cadilhe ,o antigo e lendário Ministro das Finanças , agora Presidente da Assembleia da ÁRVORE ...e talvez o membro mais ilustre da Asociação. Numa altura em que os sócios da ÁRVORE estavam confusos e desanimados, dr. Miguel Cadilhe devolveu-lhes a confiança , com uma lição de finanças e liderança. Miguel Cadilhe devolveu a confiança promovendo o renascimento da Cooperativa.
2. Van Gogh tem em 2023 , 170 anos após o nascimento do artista, talvez a sua 1ª exposição no Porto. É o espectáculo tridimensional LIVING VAN GOGH que ocorre na Alfândega do Porto.
340 (2x170) anos - antes de 1853 (em 1513) -falecia em Roma o Papa Júlio II, o grande mentor do Renascimento. Papa Júlio II ,grande amigo de Portugal de quem recebeu embaixadas gloriosas.
3. Curiosamente o edifício da cooperativa ÁRVORE Rua de Azevedo De Albuquerque 1, tem muitas semelhanças com a casa Amarela de Van Gogh (onde ele sonhava edificar sua escola ou Comunidade de Pintores) . Mas com o seu brasão a Sede da Cooperativa Árvore reclama ligações a um Passado Glorioso.
4.A sede da ÁRVORE situa-se numa escarpa em frente do edifício da Alfândega do Porto onde decorre (em 2023) o espectáculo LIVING VAN GOGH . Aliás o espectáculo ainda decorre em 2024 .
O Átrio da Pintura - espaço Alfandega e ÁRVORE , - poderia funcionar como “monte de transfiguração” . A TRANSFIGURAÇÃO foi aliás um dos últimos trabalhos do pintor Renascentista , Rafael Sanzio (1483-1520). Se Rafael Sanzio faleceu numa falência pulmunar em 1520 (muito provavelmente procada por malária) , 500 depois uma outra doença - a COVID 19 –iria cair sobre o Mundo e também sobre o Átrio da Pintura .
O Médico José Soares Fortunato, iria enfrentar e vencer a Malária em Moçambique em 1962 no ano em que faleceu Paul Gachet , filho do famoso médico Dr. Gachet (1828, 1909)
5. Há uma outra coincidência que liga a 37 ª exposição da ÁRVORE ao ESTÚDIO DO SUL de Van Gogh, ´é que ela decorre no último trimestre do ano exactamente como quando Paul Gauguin esteve na casa amarela em 1888. 37 anos é também a idade imortal de Rafael Sanzio (1453-1520), Antoine Watteau (1684-1721) e Vincent van Gogh (1853-1890) e Toulouse-Lautrec (24 November 1864 – 9 September 1901) .
6. Há outra curiosidade que liga o ESTUDIO DO SUL DE VAN GOGH à ÁRVORE que é o nº 63. Se a COOPERATIVA ÁRVORE foi fundada em 1963 , a média do ano de nascimento de 237 figuras do Mundo de Van Gogh . E 1863 é o ano da morte do grande modelo de Van Gogh, EUGÈNE DELACROIX (Saint-Maurice, 26 de abril de 1798 — Paris, 13 de agosto de 1863)
7. Em 1998 no bicentenário de Eugène Delacroix as cidades do Porto e Rotterdam foram nomeadas capital da Cultura da Europa. O comissário do Porto foi Artur Santos Silva.
Artur Santos Silva era Presidente do BPI e tinha nascido no ano do falecimento de Anton Kroller (1862-1941) cujas empresas tinham sido importantes para o Porto de Rotterdam, hoje o maior da Europa . Anton Kroller foi casado com Helene Kroller-Muller, e apoiou-a a ser a 2ª maior coleccionadora de Van Gogh ,)
No quadro Pátio da Pintura a cooperativa ÁRVORE atinge a cor alaranjada do BPI.
8. Helene Kroller-Muller foi a mentora daquele que é em minha opinião o Melhor Museu de Van Gogh do Mundo. Um lugar absolutamenté fantástico no meio do Bosque Encantado que é o Museu Kroller-Muller em Oterloo (que recebeu em 350 000 visitantes só em 2015 ). Helene Kroller-Muller nasceu no ano que a Alfândega do Porto foi inaugurada , 1869. Alfândega do Porto onde ainda decorre , (Junho de 2024) o espectáculo LIVING VAN GOGH.
Mais , no Museu de Otterlo há um especial ênfase aos trabalhos de Van Gogh feitos no Sul de França, no Famoso Estúdio da Sul.
Lembro-ma de ter comido Museu Kroller-Muller em Otterlo em companhia de meu Pai em 2003, uma deliciosa torta e maçã com Chantilly, até sempre!
9. 2 de Junho de 2024 , o Museu Nacional Soares dos Reis recebe o Trabalho Descida da Cruz de Domingos Sequeira (1768- 1837) um Quadro comprado pela Fundação Lello na Feira de Maastricht (Holanda) . Isso ocorreu cerca de 10 anos depois de a ÁRVORE que decorreu nesse Museu Soares dos Reis
http://helena-painter.com/arvore2014.htm
O Quadro Descida da Cruz foi feito em 1827, 100 anos antes do nascimento da pintora Helena Amaral
6.Girassóis de Ouro
Porto , 1973, Maria Alexandrina está tirando as cartas para a sua grande amiga Pintora Helena Amaral. Helena Amaral que agora com menos 10 anos de carreira (tinha feito a suas exposições individual e colectiva em 1965) com um nome consumado, tinha muitos clientes no Porto, , já tinha entrado em Vigo (1967), Madrid (1968) Lisboa(1970) , Paris (1971) . Maria Alexandrina tinha sido amiga da Artista desde a 1ª exposição em que lhe comprara um quadro de Girassóis (a prestações) , Maria Alexandrina era também jornalista e tinha feito comoventes belos da artista e tinha-a acompanhado em viagens como a Lisboa em 1970 e Paris 1971.
Para além disso Maria Alexandrina, tinha ganho no Brasil, um verdadeiro talento para descobrir o Futuro através das cartas e já algumas vezes tinha adivinhado muitos acontecimentos que se viriam a suceder. Nesse dia de 1973, tirando as cartas de da pintora Helena Amaral, só lhe saiam ouros e disse “ minha querida Helena você vai ter muitas recompensas em breve!”
E assim seria muito pouco tempo depois nesse ano de 1973 , Helena Amaral receberia a primeira medalha de Ouro em Paris ( Académie de Lutèce ) com um trabalho de Girassóis em 1973 , 50 anos atrás.
10 anos depois em 1983 , Helena Amaral volta a escolher um Quadro de quadro de Girassóis para o convite .
Em 1987 (30 de Março) , há 36 anos atrás, um Quadro de Girassóis de Van Gogh, muda completamente o mundo da Pintura e geral, ao ser vendido por 40 Milhões de US Dollares, iniciando uma nova corrida ao Ouro que ainda agora continua. Esse record já foi muitas vezes batido , mas não causou na minha opinião, o impacto da venda desse quadro , nem mesmo o DR GACHET do mesmo VAN GOGH 3 anos depois.
Mas há que dizer que nesses 3 anos em que os Girassóis de Van Gogh dominaram o Mundo (1987-1990), houve muitos acontecimentos muito relevantes como por exemplo:
-o fim da guerra Irão-Iraque em 1988
- a queda do muro de Berlin em 1989.
Também e no Futebol curiosamente logo em Maio 1987, 2 meses após o leilão dos GIRASSÓIS DE VAN GOGH, FC Porto ganharia a Taça dos Campeões em 1987, e o AJAX de Amsterdam ganharia a Taça das Taças. Em 1988 o PSV EINDHOVEN ganharia a Taça dos Campeões ao SL BENFICA e a Holanda ganharia o Campeonato Europeu de Futebol na Alemanha .
(Curiosamente o FC PORTO ganharia a sua 2ª taça dos Campeões em 2004 em Gelsenkirchen que é perto de Essen donde é natural Helene Kroller-Muller).
Em 1989 seria fundada a LIGA DOS CLUBES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL no Palácio da Bolsa (14 de Abril de 1989) . E Helena Amaral teria a sua 2º Exposição no Palácio da Bolsa (14 e 15 de Abril de 1989 ) no Parque das Nações, em simultâneo com esse evento.
Por 1987 até 1990 o Ministro das Finanças de Portugal era o Dr. Miguel Cadilhe…
Mais tarde em 2018 (Verão) no Museu VAN GOGH uma exposição dedicada aos Girassóis de VAN GOGH teve 432 000 visitantes.
Van Gogh terá começado em 20 de Agosto de 1888, a pintar Girassóis para decorar o Estúdio do Sul, a sua sonhada Comunidade de Pintores, que funcionaria na casa amarela. 1Curiosamente 20 Agosto é uma semana e 25 anos , após 13 Agosto que foi quando em 1863 Eugène Delacroix desapareceu
Palácio nn da Bolsa 1983 (500 anos de Rafael)