Faz 40 anos (10 Mundiais) do Mundial de 1974, que por sua vez, era o Décimo.
Se há acontecimentos que seriam imortalizados um desses foi mesmo a Final do Mundial de 1974 , RFA-Holanda em Munique.
É difícil imaginar um acontecimento mais fotografado. As fotografias (filmes e comentários) deste jogo dominaram fortemente a Literatura e Progamas da Especialidade. Por 1981 um progama da Actualidade da RTP era feito com fundo nas Fotografias desse Jogo. Em 1988 na final da Taça dos Campeões SL Benfica- PSV Eindhoven em Stuttgart passou no seu placar electrónico o Golo de Gerd Muller nesse jogo 14 anos antes.
Mas várias jogadas desse jogo foram fotografadas de várias perspectivas diferentes.
Uma das razões para a alta carga de Fotografia desse jogo terá sido a Excelente Caderneta de Cromos MUNIQUE 74 , surgida meses antes e que foi um sucesso estrondoso.
Tal feito como a Excelente participação da RFA e Holanda no Mundial de 1974 potenciaram e muito este bombardeamento fotográfico.
Após os Jogos Olímpicos de Munique 1972, ia ter lugar na mesma cidade em 1974 um verdadeiro evento memorável onde participariam os jogadores que dominariam o Futebol na Europa e no Mundo nos anos 1970-1976. Refiro-me ao desafio RFA- Holanda de 1974.
Os intervenientes neste jogo dominariam o Futebol Europeu durante 7 longos anos e tiveram forte protagonismo noutros 4 e foi um jogo que ocupou durante muitos anos a imaginação dos amantes de Futebol.
Passariam também por Munique no Mundial 1974 outros jogadores que tiveram grande domínio no Futebol Mundial noutros anos refiro-me a Rivera (AC Milan de 1969, Italia de 1970) , os Brasileiros Jairzinho e Rivelino, (do Brasil de 1970) e Lato e Zmuda (Polonia ) ou Houseman e Yazalde (Argentina) , assim como a selecção do Haití que jogaria no Estadio Olímpico os seus 3 únicos jogos oficiais fora da América Central.
15 Junho 1974 ( minuto 52') , Gianny Rivera (o mítico nº 14 da Italia no México de 1970) fuzila a a baliza do Haití empatando o jogo, estragando a festa que o povo o Caribe vinha fazendo após o golo de Sanon.
Já antes Rivera tinha "estragado" muitas festas e adiado a hegemonia Germano-Holandesa que se iria a concretizar no período 1970-1976 . Em 1969 ajudou a equipa do AC Milan a esmagar (4-1) o Ajax de Cruyff na Final da Taça dos Campeões . Em 1970 marcou o golo final que liquidou a RFA de Beckenbauer na mítica meia final do Mundial e 1970.
No entanto no Mundial de 1974, a Italia (e Rivera) acabou por acusar o esforço inesperado para vencer o Haití (3-1) .
No jogo seguinte a equipa Transalpina empataria 1-1 com Argentina com Rivera a ser substituído e a Italia
perdia muito do seu poder ofensivo.
O nº14 Italiano do México de 1970 iria desaparecer na Alemanha e praticamente do Futebol, contudo iriam aparecer nesse mesmo Evento dois novos grandes jogadores com esse número.
- Johan Cruyff (Holanda) liderou a mítica "Laranja Mecânica " até à final de Munique.
- Uli Hoeness (RFA) teve uma acção muito importante pelo que fez antes do Mundial. Pois tinha ajudado o Bayern Munich a ser Campeão Europeu de 1974 . Tal tinha levantado as bancadas dos Estádios Alemães e Olímpico de Munique em particular e a selecção Alemã (RFA) ganhou uma nova competitividade com a qual percorreria o seu caminho até à Final do Mundial de 1974.
O Estado Olímpico de Munique , para muitos o melhor do Mundo, teve um papel decisivo para o Futebol Moderno (ou Futebol Atletico, mais com qualidades Físicas) .
Foi talvez o Estádio que catapultou a selecção Polónia para sua grande epopeia até 1982, pois aqui ganhou a medalha de Ouro nos JOGOS OLÍMPICOS de 1972.
Mas acima de tudo era a casa do Bayern que realmente nunca perdia nesse Estádio, e assim foi durante 10 anos 1972-1982.
Esse Estádio Olímpico de Munich não era menos sinistro para os Forasteitos que o Santiago Barnabéu de Madrid, ou Anfield Road (Liverpool), pois o seu Ecrã Gigante a sua arquitetura proporcionavam um Género de poder absolutamente singular. Uma Monumentalidade que de certo modo, lembrava os Castelos e Ludwig II da Bavera.
Nesse palco a Selecção Alemã sentiu realmente o apoio suplementar para vencer a teoricamente mais poderosa Holanda no 7/7/74.
A RFA acabaria por vencer a Holanda por 2-1 com golos de (Breitner, Muller e Neeskens).
Mas jogo RFA-Holanda de 1974 seria um verdadeiro clássico, com milhares de artigos fotografias, etc. Dá ideia, que todos os detalhes do jogo foram registados e comentados sob várias perspectivas. Por exemplo, há fotografias dos golos das mais diversas posições que foram divulgadas por anos a fio, muito para além de 1974.
Grande parte do Mundo lamentou a derrota Holandesa , que era a selecção mais espectacular do momento, mas a Selecção Alemã não sendo menos fantástica tinha a favor dois pontos inquestionáveis.
1 - jogava literalmente em Casa e num ambiente muito favorável.
2 - A selecção Alemã era mais competitiva , até então desde 1966 a RFA em dezenas de jogos oficiais, só tinha sofrido 2 derrotas ao fim de 90 minutos (com a Jugoslávia em 67 e RDA em 74). A selecção Holandesa por seu turno tinha falhado as fases finais de todos os torneios posteriores a 1938.
Este jogo foi disputado pelos aqueles que dominaram o Futebol na Europa durante 7 maravilhosos anos (1970-1976).
Em 1966 os Radares Ingleses e o James Bond eram alertados. Surgia uma nova esquadra Alemã que vinha não do Céu, nem do Mar mas nos campos de Futebol. Era a selecção da RFA que surgia em grande estilo no Mundial de 1966 e mostrou uma capacidade competitiva muito alta, perdendo apenas na Final e no prolongamento.
Por 1969 surgiria uma nova Golden Age Holandesa protagonizada por grandes avanços Tecnológicos na Holanda e simbolizada. no futebol, pelo aparecimento de duas fortes Equipas a Ajax e o Feyenoord.
Nesse ano o Ajax perde na com AC Milan mas pouco tempo depois o Feyenoord eliminaria a AC Milan aproveitando o desgaste de épica vitória da Intercontinental O Feynenoord ganharia em 1970 e o Ajax (uma espécie de novo navio fantasma) em 1971, 1972 e 1973.
O Mundial de Futebol 1974 realizado e na Alemanha Ocidental , teve tantas inovações que foi considerado o primeiro da era Moderna.
Os Jogos Olímpicos de Munique em 1972, haviam mostrado ao Mundo um Futuro fascinante simbolizado pelo famoso Estádio, houve grandes avanços tecnológicos - a nível da fotografia, tv, , engenharia, etc - vivia-se também uma era de euforia cultural com a banda desenhada em grande forma, o Museu Van Gogh a ser aberto em Amsterdam . O Futebol havia também entrado numa nova era com a contratação de Cruyff pelo Barcelona - considerada a primeira contratação milionária da história do Futebol.
A nível de Futebol assistia-se por essa altura a uma hegemonia fulminante do Ajax e da selecção da RFA (Alemanha Ocidental) na Europa.
O Futebol latino estava por baixo e o seu ultimo grande feito havia sido a vitória do Ac Milan da Taça dos Campeões em 1969. Por 1972/73 o futebol Italiano ainda mostrou alguma vitalidade surgido uma equipa mais evoluida que era a Juventus que conseguiu chegar à final da Taça dos Campeões e ofereceu grande resistência ao Ajax. Na Taça das Taça o Ac Milan também ganhara na final ao Leeds. Porém a vitória da Supertaça do Ajax por 6-0 ao AC Milan desmoralizou fortemente o Futebol Italiano.
O Futebol Espanhol também tentava competir com os rivais do Norte da Europa, com a nova tática das aquisições (para além de Cruyff para o Barcelona, o Alemão Netzer seria contratado para o Real Madrid).
Ficaria famosa a estadia de Cruyff ao lado de Eusébio o Algarve no Verão de 1973.
Na sua última história em 1914 Sherlock Holmes , confessara ao seu companheiro dr. Watson que previria uma tempestade vinda do Leste, este último olhando para o Céu limpo estranhou o sentido daquelas palavras.
60 anos depois, os Alemães lançariam uma nova ofensiva que não sendo bélica, não deixou de surpreender o Mundo.
Essa ofensiva a Nível tecnológico com os Estádios Placares e Electrónicos , mas também desportiva surgiam Equipas de Futebol na Alemanha que dentro do seu contexto não eram menos temidas que as antigos Exércitos Militares.
Para além da poderosíssima Selecção da RFA que já tinha aparecido em 1966, surgiam os dois BM . O Bayern Munich e o Borussia Mönchengladbach.
Estes Clubes iriam dominar a Europa de 1974 a 1976 , juntamente com o
Real Madrid (que tinha os Alemães Breitner e Netzer) .
(Acerca do Borussia Mönchengladbach (2º BM) teve uma carreira internacional que poderia ter sido muito maior, não fossem dois tristes episódios.
Em 1971 veria talvez o seu melhor jogo de sempre (uma goleada 7-1 ao Inter Milan) invalidada após um muito estúpido acidente do Público - que atirariam um petardo a um herói de 70, Boninsegna .
Posteriormente em 1976 viu 2 golos serem estranhamente anulados com o Real Madrid no Santiago Bernabéu numa eliminatória perdida por goal average.
A hegemonia Inglesa ia durar no Futebol Europeu no período 1977-1982 com muito curtas excepções.
Porém o Futebol Britânico ao contrário da Holanda e RFA não iria concretizar esse domínio a nível de selecções (Inglaterra e Escócia desiludiram em 1978 e 1982).
Em 1978 surge o Anderlecht que tinha os Holandeses (Rensenbrink e Haan) sendo a única equipa que por este tempo derrotou as potencias Inglesas.
Esses dois jogadores (Rensenbrink e Haan) seriam a alma da selecção Holandesa que no Mundial de 1978 brilharia na Argentina.
Contudo, o Anderlecht nunca conseguiu manter uma regularidade mínima para ser considerado como super potência , seria mais um outsider. A Holanda de 78 e o Anderlecht seriam parecidos um pouco semelhante ao herói de origem belga Tintin que seriam não muito poderosos mas intrépidos a defrontar poderosos.
A aventura da Holanda na Final do Mundial de 1978 naquele ambiente inóspito da Argentina, é parecido com o TINTIN e os Pícaros.
Em 1981 Breitner e Bayern Munich , acordaram o Estádio Olímpico de Munique, numas meias finais da Taça dos Campeões após terem calado o público de Anfield Road após terem empatado 0-0 com o poderoso Liverpool . O Bayern acabaria por perder a eliminatória (empataria 1-1 em casa) mas continuaria a sua caminhada poderosa.
Em 1982-1982 juntamente com o Rock Electrónico ressurgiriam Haan e Breitner a dar-nos um Souvenir de 1974. Porém a RFA perderia na Final do Campeonato Mundo para a Itália de Dino Zoff (que tinha estado em Munique em 1974).
A sobremesa das comemorações de Munique 74 seria uma final de Mundial 2014 Holanda-Alemanha.
Porém tal final não aconteceria pois a Holanda seria eliminada nas Meias Finais pela Argentina nos Penáltis.
Na minha opinião, tal eliminação da Holanda ficou a dever-se a um desgaste Holandês na eliminatória anterior face à Costa Rica, num jogo em que a selecção teve mais de 10 oportunidades de golo feito falhadas (entre as quais 3 bolas ao poste). Já na eliminatória, antes a Holanda tinha sofrido dificuldades parecidas com o México.
Tal como a Costa Rica e México, a selecção que jogou todos os 3 jogos em Munique no Mundial de 1974, era da América Central, era o Haiti.
Foi a selecção a Haití que mais me inspirou primeiramente quando criança coleccionei e via a Cardeneta Munique 74. Seria a mais tarde a selecção do Haití que iria inspirar a minha compra dessa velha Cardeneta e revista Francesa por 2010, e a produção deste trabalho.
O Haití que viveu o seu grande momento de glória em Munique 1974.
Tal passou-se no jogo inaugural com a Itália, após uma primeira parte em que tinham resistido sem sofrer golos. Aos 46 minutos uma fantástica abertura* de Vorbe isolou Sanon que ultrapassou Facchetti e fintou Dino Zoff e inaugurou o marcador batendo uma defesa Italiana que tinha estado 1143 minutos sem sofrer golos em jogos oficiais.
* parecida com a de Rivera na final da Taça dos Campeões de 1963, AC Milan-SL Benfica
June 15th 1974 (18:00), Munich, Olympiastadion , REFEREE Vicente Llobregat (Venezuela)
ATTENDANCE 51,100
ITALY - HAITI
3-1 (0-0)
GOALS 46' 0-1 Emmanuel Sanon (assist - Philippe Vorbe)
52' 1-1 Gianni Rivera
66' 2-1 Arsene Auguste (own-goal)
79' 3-1 Pietro Anastasi (assist - Luigi Riva)
REFEREE Vicente Llobregat (Venezuela)
LINESMEN Armando Marques (Brazil)
Jafar Namdar (Iran)
YELLOW CARDS 65' Pierre Bayonne (HAI)
RED CARDS -
14 June 1974, 16:00 CET, Olympiastadion, West Berlin, Attendance: 83,168, Referee: Do ? an Babacan (Turkey)
West Germany 1-0 Chile
Breitner 18'
18 June 1974, 16:00 CET, Volksparkstadion, Hamburg, Attendance: 35,000, Referee: Mahmoud Mustafa Kamel (Egypt)
Australia 0-3 West Germany
Overath 12'
Cullmann 34'
Müller 53'
22 June 1974 , 19:30 CET , Volksparkstadion, Hamburg, Attendance: 60,350, Referee: Ramón Barreto (Uruguay)
East Germany 1-0 West Germany
Sparwasser 77'
26 June 1974 , 16:00 CET, Rheinstadion, Düsseldorf, Attendance: 66,085, Referee: Armando Marques (Brazil)
Yugoslavia 0-2 West Germany
Breitner 39'
Müller 82'
30 June 1974 , 19:30 CET, Attendance: 66,500
West Germany 4-2 Sweden
Overath 51'
Bonhof 52'
Grabowski 76'
Hoeneß 89' (pen.) Edström 24'
Sandberg 53'
3 July 1974 , 16:30 CET, Waldstadion, Frankfurt, Attendance: 62,000, Referee: Erich Linemayr (Austria)
Poland 0-1 West Germany
Müller 76'
15 June 1974, 16:00 CET , Niedersachsenstadion, Hanover, Attendance: 53,700, Referee: Károly Palotai (Hungary)
Uruguay 0-2 Netherlands
Rep 7', 86'
19 June 1974 , 19:30 CET, Westfalenstadion, Dortmund, Attendance: 53,700, Referee: Werner Winsemann (Canada)
Netherlands 0-0 Sweden
23 June 1974, 16:00 CET, Westfalenstadion, Dortmund, Attendance: 52,100
Referee: Tony Boskovic (Australia)
Netherlands 4-1 Bulgaria
Neeskens Goal 5' (pen.), 44' (pen.)
Rep
de Jong 88' Krol 78' (o.g.)
26 June 1974, 19:30 CET, Parkstadion, Gelsenkirchen, Attendance: 55,348, Referee: Bob Davidson (Scotland)
Netherlands 4-0 Argentina
Cruyff 11', 90'
Krol 25'
Rep 73'
30 June 1974 , 16:00 CET , Parkstadion, Gelsenkirchen , Attendance: 67,148, Referee: Rudolf Scheurer (Switzerland)
East Germany 0-2 Netherlands
Neeskens 7'
Rensenbrink 59'
3 July 1974 , 19:30 CET , Westfalenstadion, Dortmund, Referee: Kurt Tschenscher (West Germany)
Netherlands 2-0 Brazil
Neeskens 50'
Cruyff 65'
ATTENDANCE 75,200
WEST GERMANY AGE D.O.B. CLUB NETHERLANDS AGE D.O.B. CLUB
1 GK Sepp Maier 30 28 Feb 1944 Bayern Munich 8 GK Jan Jongbloed 33 25 Nov 1940 FC Amsterdam
2 DF Berti Vogts 27 30 Dec 1946 Borussia Mönchengladbach 12 DF Ruud Krol 25 24 Mar 1949 Ajax
3 DF Paul Breitner 22 05 Sep 1951 Bayern Munich 17 DF Wim Rijsbergen (-69) 22 18 Jan 1952 Feyenoord
4 DF Hans-Georg Schwarzenbeck 26 03 Apr 1948 Bayern Munich 20 DF Wim Suurbier 29 16 Jan 1945 Ajax
5 DF Franz Beckenbauer (c) 28 11 Sep 1945 Bayern Munich 2 MD Arie Haan 25 16 Nov 1948 Ajax
12 MD Wolfgang Overath 30 29 Sep 1943 1.FC Cologne 3 MD Wim van Hanegem 30 20 Feb 1944 Feyenoord
16 MD Rainer Bonhof 22 29 Mar 1952 Borussia Mönchengladbach 6 MD Wim Jansen 27 28 Oct 1946 Feyenoord
9 FW Jürgen Grabowski 30 07 Jul 1944 Eintracht Frankfurt 13 MD Johan Neeskens 22 15 Sep 1951 Ajax
13 FW Gerd Müller 28 03 Nov 1945 Bayern Munich 14 FW Johan Cruijff (c) 27 25 Apr 1947 Barcelona (SPA)
14 FW Uli Hoeness 22 05 Jan 1952 Bayern Munich 15 FW Rob Rensenbrink (-46) 27 03 Jul 1947 RSC Anderlecht (BEL)
17 FW Bernd Hölzenbein 28 09 Mar 1946 Eintracht Frankfurt 16 FW Johnny Rep 22 25 Nov 1951 Ajax
Substitutes Substitutes
None used. 7 MD Theo de Jong (+69) 26 11 Aug 1947 Feyenoord
10 MD Rene van de Kerkhof (+46) 22 16 Sep 1951 PSV Eindhoven
WEST GERMANY - NETHERLANDS
2-1 (2-1)
GOALS 2' 0-1 Johan Neeskens (penalty)
25' 1-1 Paul Breitner (penalty)
43' 2-1 Gerd Müller (assist - Rainer Bonhof)
REFEREE Jack Taylor (England)
LINESMEN Ramon Barreto (Uruguay)
Alfonso Gonzalez Archundia (Mexico)
YELLOW CARDS 4' Berti Vogts (GER)
40' Johan Neeskens (NED)
23' Wim van Hanegem (NED)
HT' Johan Cruijff (NED) (After half-time whistle)
RED CARDS -
West Germany -5 Switzerland -0
Argentina -0 West Germany -0
West Germany -2 Spain -1
West Germany -4 Uruguay - 0
West Germany -2 Soviet Union -1
July 30th 1966 (15:00) , London, Wembley Stadium, REFEREE Gottfried Dienst (Switzerland), ATTENDANCE 96,924
,ENGLAND - WEST GERMANY
4-2 aet (2-2,1-1)
GOALS 12' 0-1 Helmut Haller
18' 1-1 Geoff Hurst (assist - Bobby Moore)
78' 2-1 Martin Peters
90' 2-2 Wolfgang Weber
101' 3-2 Geoff Hurst (assist - Alan Ball)
120' 4-2 Geoff Hurst (assist - Bobby Moore)
Ajax Netherlands 4-4 Portugal Benfica 1-3 3-1
5 March 1969
Ajax Netherlands 3 - 0 (a.e.t.) Portugal Benfica
Ajax Netherlands 3-2 Czechoslovakia Spartak Trnava 3-0 0-2
28 May 1969 ,Santiago Bernabéu Stadium, Madrid ,Attendance: 31,782 ,Referee: José María Ortiz de Mendibil (Spain)
Milan Italy 4-1 Netherlands Ajax
Prati 7', 40', 75' Vasovi 60' (pen.)
Sormani 67'
12 November 1969 , San Siro, Milan, Attendance: 17,037, Referee: Hans-Joachim Weyland (West Germany)
Milan Italy 1-0 Netherlands Feyenoord
Combin 9'
26 November 1969, Feijenoord Stadion, Rotterdam, Attendance: 62,806, Referee: Joaquim Fernandes Campos (Portugal)
Feyenoord Netherlands 2-0 Italy Milan
Jansen 6'
van Hanegem 82'
Vorwärts Berlin East Germany 1-2 Netherlands Feyenoord 1-0 0-2
Legia Warsaw Poland 0-2 Netherlands Feyenoord 0-0 0-2
1970 European Cup Final, 6 May 1970,San Siro, Milan , Attendance: 53,000; Referee: Concetto Lo Bello (Italy)
Feyenoord Netherlands 2-1 (a.e.t.) Scotland Celtic
Israël 32'
Kindvall 116' Gemmell 30'
NED Feyenoord 2-2 Estudiantes ARG Estadio Camilo Cichero Buenos Aires, Argentina
NED Feyenoord 1-0 Estudiantes ARG De Kuip Rotterdam, Netherlands
Morocco -1 West Germany - 2
West Germany -5 Bulgaria -2
West Germany -3 Peru - 1
West Germany -3 England -2
West Germany -3 Italy -4
West Germany -1 Uruguay - 0
Ajax Netherlands 3-1 Scotland Celtic 3-0 0-1
Atlético Madrid Spain 1-3 Netherlands Ajax 1-0 0-3
2 June 1971 ,Wembley Stadium, London ,Attendance: 83,179 , Referee: Jack Taylor (England)
Ajax Netherlands 2-0 Greece Panathinaikos
Van Dijk 5'
Haan 87'
Ajax Netherlands 2-0 East Germany Dynamo Dresden 2-0 0-0
Marseille France 2-6 Netherlands Ajax 1-2 1-4
October 10, 1971
12:00
Poland 1-3 West Germany
Gadocha 27' Müller 29', 64'
Ajax Netherlands 3-1 England Arsenal 2-1 1-0
Ajax Netherlands 1-0 Portugal Benfica 1-0 0-0
31 May 1972 , Feijenoord Stadion, Rotterdam , Attendance: 67,000 , Referee: Robert Héliès (France)
Ajax Netherlands 2-0 Italy Internazionale
Cruyff 47', 78'
19:45
First Leg
England 1 - 3 West Germany
Lee 77' Hoeneß 26'
Netzer 85' (p)
Müller 88'
West Germany 0 - 0 England
Belgium 1 - 2 West Germany
Polleunis 83' Report Müller 24', 71'
West Germany 3 - 0 Soviet Union
Müller 27', 58'
Wimmer 52'
CSKA Sofia Bulgaria 1-6 Netherlands Ajax 1-3 0-3
NED Ajax 1-1 Independiente ARG La Doble Visera Avellaneda, Argentina
NED Ajax 3-0 Independiente ARG Olympic Stadium Amsterdam, Netherlands
Ajax Netherlands 5-2 West Germany Bayern Munich 4-0 1-2
Ajax Netherlands 3-1 Spain Real Madrid 2-1 1-0
30 May 1973, 20:30,Attendance: 93,500 , Referee: Milivoje Gugulovi ? (Yugoslavia)
Ajax Netherlands 1-0 Italy Juventus
Rep 5'
Bayern Munich West Germany 4-4 (4-3p) Sweden Åtvidaberg
Bayern Munich West Germany 7-6 East Germany Dynamo Dresden 4-3 3-3
Quarta 9 Janeiro 1974 - 19h45 , Giuseppe Meazza (ITA) - Rudolf Scheurer (SUI)
AC Milan 1-0 Ajax
77 Luciano Chiarugi
Quarta 16 Janeiro 1974 - 19h45 , Olympisch Stadion Amsterdam (NED) - Rudi Glöckner (RDA)
Ajax 6-0 AC Milan
Jan Mulder 26, Piet Keizer 35, Johan Neeskens 71, Johnny Rep 81, Arnold Mühren 84 (g.p.), Arie Haan 87
Bayern Munich West Germany 5-3 Bulgaria CSKA Sofia 4-1 1-2
Újpesti Dózsa Hungary 1-4 West Germany Bayern Munich 1-1 0-3
1974 UEFA Cup Final, 21 May 1974
First Leg
Tottenham Hotspur England 2-2 Netherlands Feyenoord
England 39' van Hanegem 43'
van Daele 64' (o.g.) Jong 85'
Second leg
29 May 1974, Feijenoord Stadion, Rotterdam, Attendance: 59,317
Feyenoord Netherlands 2-0 England Tottenham Hotspur
Rijsbergen 43'
Ressel 84'
15 May 1974, Attendance: 48,722, Referee: Vital Loraux (Belgium)
Bayern MunichWest Germany 1-1 (a.e. t.) Spain Atlético Madrid
Schwarzenbeck 120' Aragonés 114'
17 May 1974 , Heysel Stadium, Brussels ,Attendance: 23,325 ,Referee: Alfred Delcourt (Belgium)
Atlético Madrid Spain 0-4 West Germany Bayern Munich
Hoeneß 28', 82'
Müller 56', 69'
Bayern Munich West Germany 2-1 Soviet Union Ararat Yerevan 2-0 0-1
Saint-Étienne France 0-2 West Germany Bayern Munich 0-0 0-2
7 May 1975 ,Rheinstadion, Düsseldorf , Attendance: 42,368
First Leg
Borussia Mönchengladbach West Germany 0-0 Netherlands Twente
Second leg
21 May 1975
Twente Netherlands 1-5 West Germany Borussia Mönchengladbach
Drost 76' Simonsen 2', 86' (pen.)
Heynckes 9', 50', 60'
28 May 1975 , Parc des Princes, Paris, Attendance: 48,374 , Referee: Michel Kitabdjian (France)
Bayern Munich West Germany 2-0 England Leeds United
Roth 71'
Müller 81'
Jeunesse Esch Luxembourg 1-8 West Germany Bayern Munich 0-5 1-3
Borussia Mönchengladbach West Germany 7-2 Austria Wacker 1-1 6-1
Malmö FF Sweden 1-2 West Germany Bayern Munich 1-0 0-2
Borussia Mönchengladbach West Germany 4-2 Italy Juventus 2-0 2-2
Benfica Portugal 1-5 West Germany Bayern Munich 0-0 1-5
Borussia Mönchengladbach West Germany 3-3 (a) Spain Real Madrid 2-2 1-1
Real Madrid Spain 1-3 West Germany Bayern Munich 1-1 0-2
12 May 1976 , Hampden Park, Glasgow,Attendance: 54,864 , Referee: Károly Palotai (Hungary) ,
Bayern Munich West Germany 1-0 France Saint-Étienne
Roth 57'
Czechoslovakia 3 - 1 (a.e.t.) Netherlands
Yugoslavia 2 - 4 (a.e.t.) West Germany
Netherlands 3 - 2 (a.e.t.) Yugoslavia
Czechoslovakia 2 - 2(a.e.t.) West Germany
Segunda 30 Agosto 1976 - 19h45 , Constant Vanden Stock (BEL) - Paul Schiller (AUT)
Anderlecht 4-1 Bayern München
Rob Rensenbrink 20 82, Gerd Müller 63
François Van Der Elst 25,
Arie Haan 59
Terça 17 Agosto 1976 - 19h45 , Olympiastadion (GER) - Ken Burns (ENG)
Bayern München 2-1 Anderlecht
58 88 Gerd Müller Arie Haan 16
Køge Denmark 1-7 West Germany Bayern Munich 0-5 1-2
Austria Vienna Austria 1-3 West Germany Borussia Mönchengladbach 1-0 0-3
Bayern Munich 2-0 Cruzeiro BRA Olympiastadion Munich, West Germany
Bayern Munich 0-0 Cruzeiro BRA Mineirão Belo Horizonte, Brazil
Liverpool England 3-1 West Germany Borussia Mönchengladbach
McDermott 28'
Smith 64'
Neal Goal 82' (pen.) Simonsen 52'
Porto Portugal 1 - 3 Belgium RSC Anderlecht 1 - 0
FC Twente Netherlands 0 - 3 Belgium RSC Anderlecht 0 - 1
R.S.C. Anderlecht Belgium 4-0 Austria Austria Vienna
Netherlands v Iran 3-0
Netherlands v Peru 0-0
Scotland v Netherlands 3-2
Netherlands v Austria 5-1
West Germany v Netherlands 2-2
Netherlands v Italy 2-1
Jun 25 Buenos Aires Argentina v Netherlands 3-1
June 25th 1978 (15:00)
Buenos Aires, Estadio Monumental
ARGENTINA - NETHERLANDS
3-1 aet (1-1,1-0)
GOALS 38' 1-0 Mario Kempes (assist - Leopoldo Luque)
82' 1-1 Dick Nanninga (assist - Rene van de Kerkhof)
105' 2-1 Mario Kempes
116' 3-1 Daniel Bertoni (assist - Mario Kempes)
Segunda 4 Dezembro 1978 - 19h45
Constant Vanden Stock (BEL) - Károly Palotai (HUN)
Anderlecht 3-1 Liverpool
17 Franky Vercauteren Jimmy Case 2
38 François Van Der Elst
87 Rob Rensenbrink
Terça 19 Dezembro 1978 - 19h45
Liverpool 2-1 Anderlecht
13 Emlyn Hughes 71 François Van Der Elst
85 David Fairclough
Universitatea Craiova Romania 1-3 West Germany Bayern Munich 0-2 1-1
CSKA September Flag Bulgaria 4-7 West Germany Bayern Munich 4-3 0-4
26 May 1982 ,Feijenoord Stadion, Rotterdam , Attendance: 39,776 , Referee: Georges Konrath (France)
Aston Villa England 1-0 West Germany Bayern Munich
Withe 67'
Algeria v West Germany 2-1
Jun 20 Gijon West Germany v Chile 4-1
West Germany v Austria 1-0
England v West Germany 0-0
West Germany v Spain 2-1
West Germany v France (5-4)3-3
July 11th 1982 (20:00) , Madrid, Estadio Santiago Bernabeu
ITALY - WEST GERMANY
3-1 (0-0)
GOALS 57' 1-0 Paolo Rossi (assist - Claudio Gentile)
69' 2-0 Marco Tardelli (assist - Gaetano Scirea)
81' 3-0 Alessandro Altobelli (assist - Bruno Conti)
83' 3-1 Paul Breitner