Heimo
Mário Fortunato
BONECOS HEIMO
ou os Chamativos BONECOS HEIMO
PUM,PUM,PUM,PUM,PUM,PUM,PUM,PUM,PUM,
Durante muitos anos coleccionei bonecos como muitas crianças, comprando-os principalmente em Vigo (Espanha).
Mas outros em Portugal, como no caso estes da Heimo, de origem Alemã , Plástico PVC, cerca de 6cm.
Os bonecos HEIMO seriam mais ultrapassados em 1980 pelos Super- Heróis da Gulliver Brasil.
Eu gostava deles (HEIMO) mas não lhes dava grande atenção , por 1985 quando já tinha uma certa idade separei-me da colecção de Bonecos e o mais surpreendente aconteceu a partir daí.
O mais surpreendente é durante muitos anos depois tive repetidamente o mesmo sonho; estava numa zona abandonada do Porto e descobria uma loja com muitos dos raros bonecos Heimo. E no momento em que os ia comprar, agarrar, acordava .
Fui então - cerca de 30 anos depois- recuperando e coleccionando principalmente estes bonecos até à exaustão. E quando acordo "agarro-os"!
Colocando-os à frente de minha cama. E quando acordo olho-os intensamente!
Não sendo uma paixão à primeira vista, os bonecos Heimo, com o passar do tempo tornaram-se os meus bonecos preferidos.
A razão de ser deste efeito é as características absolutamente miraculosas destes bonecos, que conseguindo manter as suas cacteristicas (nomeadamente sua cor fabulosa) intactas ao longo de 40 anos. Sendo extremamente chamativos.
Pode dizer-se que os Cowboys e Índios da HEIMO fizeram uma grande cavalgada de 40 anos como se tivessem atravessado a América.
A Heimo é ou era de Molne (Alemanha) da pátria dos Porsche e Mercedes e revelam um design absolutamente belo.
Não tendo um verdadeiro sucesso comercial - creio que por apareceram nos tardios 1970s quando a moda dos cowboys já tinha acabado- ainda hoje não têm o prestígio e cotação que merecem. Também é preciso dizer que na sua idade de ouro, Portugal não pertencia à Comunidade Europeia. Mas para além de deliciosos - cor fabulosa - são complexos e relativamente raros. Também são mais humanos que os bonecos do género. Estes não aparecem todos com uma ou duas armas na mão mas sim a fazer outras actividades, como tratar os cavalos ou remar.
A Heimo produzia também outras colecções como do Walt Disney e do Tintin ´, dos Romanos e dos Vickings, mas eram séries pequenas , do Tintin tinham 6 bonecos , dos vickings eram 10 , dos romanos eram 6(?) , a dos cowboys e Indíos era mais numerosa e era única que realmente entrou nos meus sonhos, eu acho que eles atacam durante a noite. Por volta de 1984 a Heimo de Molne (Alemanha) cessaria actividade.
45
Até 2016 tinha cerca de 60 bonecos , eram relativamente raros e mesmo nas Feiras de Brinquedo apareciam muito dificilmente , quase sempre trazidos por um Vendedor chamado Sérgio Melo. Só a partir daí , 2016 e do Facebook com a acção de Alexandre Nogueira Fernandes (o Oliveira Figueira dos bonecos) consegui aumentar signifitivamente a colecção para mais de 300 bonecos (304 numas contas rápidas). Não parei nem de os comprar, de os fotografar ,
mas principalmente nunca parei de os desenhar.
20
21
21
15
19
19
22
13
15
11
12
12
14
11
12
11
10
10
7
5
7
3
3
9
304!
Bravo! Cerca de 50 cavalos ! Já dá uma grande potência!
VVRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
Já é uma Potência!
TARATATA!
Hurra 303 HEIMOS! Vocês completaram a travessia da América!
Fizemos uma viagem de 30 anos (1985-2015)!
A Fábrica de Bonecos
Alô? Alô?
Como os HEIMO apareceram nos meus sonhos, fiquei com a ideia que aparecem de Noite.
Anoitecer na Ponte da Arrábida , Porto.
BONECRADA (Minha Colecção de Bonecos)
Volte à Bonecrada
Mário David Cardoso Fortunato
Helena Amaral
This Web Page was Built with PageBreeze Free HTML Editor