Bonecos Heimo

 

Durante muitos anos coleccionei bonecos como muitas crianças, comprando-os principalmente em Vigo (Espanha).

  Mas outros em Portugal, como no caso estes da Heimo, de origem Alemã , Plástico PVC, cerca de 5cm.  

 

 

     Os bonecos Heimo seriam mais ultrapassados em 1980 pelos Super- Heróis da Gulliver Brasil.

   Eu   gostava deles (Heimo) mas não lhes dava grande atenção , por 1985 quando já tinha uma certa idade separei-me da colecção de Bonecos e o mais surpreendente aconteceu a partir daí.

O mais surpreendente é durante muitos anos depois tive repetidamente o mesmo sonho; estava numa zona abandonada do Porto e descobria uma loja com muitos dos raros bonecos Heimo. E no momento em que os ia comprar, agarrar, acordava .

 

 

Fui então - cerca de 30 anos depois- recuperando e coleccionando principal,mente estes bonecos até à exaustão. E quando acordo "agarro-os"!

Colocando-os à frente de minha cama. E quando acordo olho-os intensamente!

 

Não sendo uma paixão à primeira vista, os bonecos Heimo, com o passar do tempo tornaram-se os meus bonecos preferidos.

A razão de ser deste efeito é as características absolutamente miraculosas destes bonecos, que conseguindo manter as suas cacteristicas (nomeadamente sua cor fabulosa) intactas ao longo de 40 anos.

 

Não tendo um verdadeiro sucesso comercial - creio que por apareceram nos tardios 1970s quando a moda dos cowboys já tinha acabado- ainda hoje não têm o prestígio e cotação que merecem. Mas para além de deliciosos - cor fabulosa - são complexos; - são relativamente raros.   Também são mais complexos que os bonecos do género. Estes não aparecem todos com uma ou duas armas na mão mas sim a fazer outras actividades, como tratar os cavalos ou remar.

Apesar de tudo, nunca foram um grande sucesso Comercial, nomeadamente em Portugal, terão sido lançados no mercado tarde (finais dos 1970s)? Mesmo pessoas que estiveram na Alemanha desconhecem estes bonecos.

Não parei nem de os comprar, de os fotografar,

 

 

mas principalmente nunca parei de os desenhar.

Quanto ao local que eu escolho para os colocar , em frente à Ponte da Arrábida, é que na minha opinão a melhor vista do País.

 

 

 

Mário David Cardoso   Fortunato

 

       

            Helena Amaral