arvore2020

 

                                                                                                                                                                        ÁRVORE XXXIV

 24 Julho 2020  -  28 Agosto 2020

Fundação Manuel António da Mota, Mercado do Bom Sucesso,Porto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     ÁRVORE  34, I

 

     Uma Exposição Improvável  

 

.

 

“ESTE VÍRUS PODE TOLHER-NOS OS MOVIMENTOS, AS IDEIAS E A ACÇÃO, NÃO!”  José Emídio na sua carta aos Sócios da ÁRVORE  a 31/03/2020

 

 

 

    Este ano 2020, no apogeu da Pandemia por  Abril 2020, sinceramente , julguei   o pior .Que o  massacre que  estava a ocorrer em Países como Espanha  e Itália em que morriam cerca de 1500 pessoas por dia, vinha para Portugal…. Assim não foi, aqui morreram no máximo cerca de 40 pessoas se tanto, por dia e em poucos dias,   e ao todo cerca 1.735 até hoje 31/07/2020.  (muito é certo mas muito menos que os nossos vizinhos). Espanha atingiu 28.0000 mortos (44.000 segundo uma investigação do EL PAIS ) , França (30.000), UK (45.000) enfim um autêntico massacre.

Esse vírus chegou a Portugal 2 de Março 2020 e aí sabiamente o País confinou, eu esperava que a situação se resolvesse até ao final de Março , assim não aconteceu , seria no final de Março que Portugal atingiria dois picos  a 10 de Abril (1516 novos casos) e  31 de Março (1.035 )  .

   A 31 de Março -dia de aniversário de minha querida Avó , Helena Amaral (http://helena-painter.com)   -    o Mestre José Emídio enviou uma mensagem, aos sócios da ÁRVORE, em que  lamentava profundamente a situação actual  e mostrava-se apreensivo relativamente à situação de poder não ser possível realizar a Exposição Anual dos  Sócios    neste ano 2020, em  que comemorava o seu 40 º aniversário. (1980-2020).

         Coincidentemente ou não e contrariamente ao que estava previsto,  a situação Epidemiológica começou a melhorar a Portugal após  esse dia 31 de Março , quando esse pico  estava inicialmente  previsto para finais de Abril, ou para Maio. (Uma situação mais ou menos parecida com a Oração do Papa Francisco  na Praça de S. Pedro, a 10 de Abril 2020 que iria coincidir   com  o pico Epidemiológico em Itália. )

 

 

  Mestre José Emídio faz-me lembrar minha Avó, Helena Amaral ( http://helena-painter.com)  com um carisma muito próprio dos Pintores, com um discurso absolutamente cativante`. Sempre que ouço –principalmente na primeira vez, em 2018 na inauguração da 32ª Exposição – eu sinto ou senti o cheiro das Tintas do estúdio da minha Avó. Mas ao longo destes 2 longos anos Mestre José Emídio tem tido desempenhos excelentes não só nas Assembleias de Sócios,- 09/04/2019 e 6/12/2019 , em que conseguiu secundar muito bem essa lenda Portuguesa das Finanças, Dr. Miguel Cadilhe , mas também na apresentação de eventos que tiveram grande sucesso – como o Verdadeiro  e o Falso com apresentação 8 de Janeiro 2020) .

   Deste modo em 31/03/2020, quando José Emídio mandou a Mensagem aos sócios tinha um forte prestígio o que iria contribuir para positiva resposta por parte deles. Também iria uma resposta positiva por parte da super prestigiosa Fundação Manuel António da Mota, representada e muito bem, pelo dr. Rui Pedroto, outra grande figura. Que no dia 20 de Julho  de 2018 na inauguração de 32ª Exp. Sócios da ÁRVORE, na Fundação Mota abraçou muito docemente a cooperativa.

 

 

 

     Assim e depois da situação epidemiológica melhorar muito significativamente, em Portugal principalmente no Porto-  em Junho houve 15 dias sem novos casos- a 34ª Exposição dos Sócios da ÁRVORE, acabaria por concretizar-se e mais surpreendentemente sem muitas ausências . Em particular fiquei feliz surpreendido e feliz  pelas presenças por mim inesperadas de Armando Alves (1935), Levi  Guerra(1930), duas grandes figuras históricas da ÁRVORE  e da Cultura Portuense.

   

   Lembrei-me de uma Festa em Junho , 2013 do 4º Aniversário do Jornal “Artes entre as Letras!” no Salão Árabe no Palácio da Bolsa, cujo livro comemorativo tinha um trabalho de Armando Alves na Capa. Um dos oradores foi Levi Guerra, que referiu referiu um texto de William Shakespeare “Quando um Pai dá um presente a um filho este sorri , quando um filho dá um presente a um Pai, este chora!”

 

   Vejo esta  34ª Exposição nas condições que a envolviam, como uma prenda que me deram e quero retribuir .

 

 

Mário David

 

 

 

   

 ÁRVORE 34,  II   

 

 

 

            No Top  da Vanguarda

 

 

 

Do texto Alberto Barciela, publicado a 4/08/2020 no Faro de Vigo, sobre a cidade do  Porto.

′′ OPORTO *08/2020

 Ainda amarrada a uma história densa, Porto é cidade cosmopolita
e vanguardista do Atlântico ibérico.”

 

 

 

     Um edifício que pode descrever essas palavras é o  Mercado do Bom Sucesso, perto da Rotunda da Boavista.

      Tendo sido criado por 1960 e após pelo menos 2 processos de renovação o Mercado Bom Sucesso é verdadeiramente imponente e sofisticado   não decepciona os muitos e mais exigentes Turistas que o usam (ou usavam nos anos anteriores , neste ano de COVID-19 , o turismo foi quase zero)     como uma sala de entrada no Porto.

     No Topo – ou deste Palácio , ou melhor  no seu  top-  está a   Fundação Mota é aquilo que se considera um lugar sofisticado e neste Agosto como nos Anteriores (2018, 2019)  acolhe  uma magnífica Mostra de sócios da ÁRVORE. Esta deste ano é claramente a melhor que as anteriores  onde se pode sentir  o Milagre Português que permitiu a realização deste evento.

  

 

O Milagre Português

                  

Ela começa com quadro modernista que simboliza o confinamento (Confinados) que realmente no Porto foi rigoroso, continuando com um quadro do Mestre José Emídio datado de  Abril 2020 . José Emídio tinha escrito uma mensagem aos sócios a 31 de Março e a partir daí a situação com o COVID-19  começou a não piorar. Nesse trabalho de Abrl, -quando não se sabia que ia haver Exposição- i José Emídio representa um Carneiro que representa os nativos do Zodíaco desse período simbolizado sua luta. Transcendental? (Os Carneiros como eu e minha Avó são teimosos. )

     Curiosamente ou não, o Carneiro iria ajudar simbolicamente  José Emídio, Porto e Portugal,  na luta contra o COVID-19 .

 

 

 

 

    Assim logo depois de 31 de Março o número de novos infectados  em Portugal começa a descer, Em 10 de Abril  Imprensa estrangeira (Suiça , Americana , etc) fala da Excepção Latina , ou do Milagre Português ( pois Portugal tinha muito mas muito menos casos de COVID-19, que Países como a Espanha, França e Itália)  . A 15 de Abril , o Presidente Marcelo diz que : “ O milagre chama-se Portugal! A de

18/04/2020

O Porto tinha 1.040 infectados e Gaia tinha ultrapassado a barreira dos 1000 casos .

 

Até 10/08/2020, o Porto só registou 1.492 casos   , ou seja desde Abril só iria contabilizar mais 400 casos. Mais tarde em Outubro, iria somar 624 novos casos só numa semana.

Só no dia 10/08/2020Espanha teve 1.500 casos. E no dia 11/08/2020 , a Espanha teve 1.418 casos.

 

Houve de facto um Milagre Português ou pelo menos Portuense e pode ser ilustrado no Carneiro de José Emídio .

  

 

          Uma bela  Festa dos  40 anos

 

 

 Neste ano 2020, comemoram-se os 40 anos das Exposições  colectivas dos Sócios  ÁRVORE (1980-12020)  e esta foi uma festa, também comemorativa da vitória ao COVID -19. !

       Há efectivamente muitos  trabalhos de qualidade

   Começando com um catálogo excepcional a um preço acessível (8€) , a direcção escreve  entre outras coisas:

      “ Viva a XXIV Exposição de Sócios da Árvore”.

 Eu acrescento :

 Viva o  Macaco de Charters d’  Azevedo, vivam as paisagens de Armando Alves, Levi Guerra, Isabel Ribas, ou outros tantos, vistas urbanas de Manuela Brògueira , Sergio Secca, ou outras tantas, viva a chávena de Café de Helena Corvacho , ou a senhora com Máscara de Rosa Bela Cruz , que curiosamente é de Ovar cidade muito atingida pela COVID-19 e única onde houve cerca sanitária

Também viva o Trabalho de Rosário Roque com um amarelo irresistível , viva Manuela Mendes  filha do grande Mestre de Nocturnos Mendes da Silva, vivam as Zebras de Patrícia Ferreira, vivam os Dançarinos de Hugo do Lago e  Xavier estes dos trópicos, dançam mas com a mesma felicidade,  viva a Família do Mineiro do José Pedrosa, viva a menina  de Do Carmo Vieira  está triste , mas espero que  volte a sorrir em breve, viva o belo sonho de Abraão com aquelas belas estrelas todas…

 

    E  vivam o Menino com Cão de Mário Fortunato (um “sucesso no Facebook) . O COVID-19  separou-os , espero que se voltem a juntar em breve.

      

 

        A Cooperativa ÁRVORE atacou  estas comemorações dos 40 anos , em força.

    A sua loja lançou vários produtos Merchandising incluindo máscaras de protecção respiratória. Para comemorar estes 40 anos das Exposições dos Sócios , a ÁRVORE recuperou o desenho de Durer  (Adão e Eva) que tem sido ao longo dos 40 anos o cartaz ou grande símbolo de muitas Colectivas da dos Sócios da ÁRVORE , e fez-se mesmo uma saca de pano com esse desenho gravado  … e também o Mestre José Emídio iria usar algumas maças da ÁRVORE no seu trabalho “ o Carneiro de Cornos Azuis”.

 

 

     As Exposição tem tido público – cerca de 20 pessoas por dia – penso que merecia muito mais, mas reconheço que tal não é fácil… acho que os jovens e aas pessoas  de hoje são demasiado apressadas e pressionadas , talvez não tenham dado conta que o Mercado do Sucesso e a Fundação Mota são lugares extramente centrais, estratégicos  e acessíveis… e lembro-me de ter passeado sozinho na Livraria Lello há um par de anos!

 

        Cumprimentos

 

 

  Mário David

 

 

ÁRVORE 34  ,  III

Um  Local muito agradável e pleno de Luz 

 

 

 

  2ª Feira

 

 

24/08/2020

 

                    

   Há cerca de 3 anos em 2017 disse que a 27ª Exposição de Sócios da ÁRVORE  no Palácio de Cristal no Verão de 2013, equivalia a uma viagem ao Brasil e hoje reafirmo o mesmo  acerca da XXXIV na Fundação Mota . Hoje fui à Exposição , Na Rua estavam cerca de 30º C mas dentro da Fundação Mota tudo fresquinho e impecável. A subida das suas escadas são um autêntico acto de purificação e ascensão espiritual.

   (Para mim uma subida de Escadas tem um forte valor simbólico, pois minha avó, dizia que eu ia subir com ela as escadas da Escola das BELAS ARTES, essa situação não se proporcionaria ,mas eu passei a associar a subida de escadas a uma subida de nível e neste caso as Escadas da Fundação com o Sorriso de Manuel António da Mota, a dar-nos as boas-vindas é verdadeiramente inspiradora.)

 

 

   Lá dentro duas senhoras vêm a exposição, já não são muito jovens  mas sentem-se frescas, Aliás sinto em todas as pessoas que visitam a exposição , pouco cansaço e grande vitalidade e não noto cansaço nem desapontamento. Dir-se-ia que a Exposição refrescasse e retemperasse os visitantes. 

26/08/2020

Nesse dia estava a Secretária da Fundação,  estava muito feliz tinham ido cerca de 20 pessoas à Exposição e confirmava-se uma certa satisfação por parte  delas.

    Após alguns pedidos de minha parte o Eminente Professor José Luís Santos -especialista em óptica - foi à Exposição e elogiou a Sala e o trabalho Menino com Cão, dia 27/08/2020 ele escreve-me:

“Lá estive na exposição, situada num local muito agradável e pleno de luz. Está muito bem organizada e com obras de muita qualidade. No meio, bem situada, lá está a o Menino com o Cão, com o estilo inconfundível do meu Amigo. Acredita, está uma obra muito bem conseguida e que não passa despercebida a quem visita a Exposição. Parabéns!”

 

 

      O Menino com o Cão

 

   A história do menino e o cão é longa….

    Em Abril 2016, o meu Dálmata Lord, faleceu . Tal como 2020, 2016 tinha sido um ano bissexto  e como 2020 a primeira parte do ano tinha corrido muito mal. Em 2016 fartou-se de chover  e tive dificuldades em levar o Lord a passear, quando realmente o tempo melhorou por Abril, o Dálmata adoeceu mortalmente, eu estava ocupado com outras coisas não reparei na sua sofrimento e expressões de  despedida.

    Fiquei muito triste mas também  de certa forma determinado a não ter mais Cães, até porque não tinha muita disponibilidade . Até que que surgiu em minha casa um enorme Labrador de já 3 anos, muito mais forte e mexido que todos os cães que tinha tido.

      Porém ele e inesperadamente  quando o meu sobrinho mais novo  o viu, e praticamente mergulhou para cima dele, o Labrador recebeu-o carinhosamente e deixou o menino abraça-lo. Foi aí que eu comecei a gostar deste enorme Cão e  isso evitou a sua saída desta casa. Os dois, menino e cão tornaram-se muito amigos  e brincavam juntos . Costumava fotografá-los , depois com este ano houve o confinamento Menino e Cão ficaram separados,

   Então durante o confinamento, num momento de nostalgia comecei a desenhar cenas do menino a abraçar o cão.

 

        Mostrei ao Pai do Menino – meu irmão Alexandre-  e ele ficou muito contente com o resultado.

       Fui fazendo vários desenhos do tema e todos tinam opinião favorável.  Contudo para a Exposição já tinha um trabalho pronto de outro tema era o Clássico (Porto-Benfica) de 1977/1978.

   Tudo iria decorrer rapidamente :

(19/05/2020- Minha Mãe não gostou do desenho que eu tinha seleccionado, mostro vários desenhos a minha Mãe ela opta por um menos esperado. Mais tarde o meu irmão Alexandre sugere  eu faça outro , o Menino e o Cão. Não é fácil mas está calor e ajuda a secar as tintas.

 

   20/05/2020- Alexandre gosta francamente do primeiro mas sugere que faça outros 2.

    

21/05/2020-  Faço um desenho que ponho a secar na varanda e cai ficando num lugar inacessível

 

 

   23-24/5/2020- sonho com meu pai e digo-lhe que não consigo tirar grandes notas, de Manhã quando vou a chegar a casa da Missa,  o desenho do menino com o Cão cai-me nas mãos.

      

   Optei por esse mágico trabalho para a Exposição. )

 

   

      Neste trabalho, “O menino com o Cão” , o menininho dorme em cima do cão que mostra uma expressão de paz e felicidade.

 

     Apesar da exposição ter um movimento limitado, os meus desenhos tiveram grandes vitórias morais, nomeadamente nas redes sociais onde graças ao apoio e partilha por parte de familiares e ÁRVORE (Diana Pinheiro) .Meus desenhos nas suas redes sociais iriam atingir pontuações nunca atingidas na minha. No dia 28/08/2020  , o meu irmão Alexandre colocou lá um desenho de Menino com Cão que atingiu os 25 Likes. Antes a ÁRVORE tinha colocado 3 posts com meus desenhos  dos quais o último  atingiu os 22 Likes . Também meu irmão José tinha no Linkd’ in gostado da publicação do Menino com Cão  conseguiria 5  Likes e 250 visualizações .

   

  No penúltimo dia da Exposição  27/08/2020 soube uma notícia de um acontecimento relacionado com  a Empresa Mota – Engil , patrocinadora da Exposição. A Companhia Chinesa CCCC – 4ª maior construtora do Mundo  vai comprar mais de 30% da Mota-Engil, um negócio à escala Mundial!

 

     É uma bela notícia para a A Mota-Engil que vai ter um grande patrocinador, como a ÁRVORE teve estes 3 anos, para mostrar as suas maravilhas ao Mundo!

 

 

             Na minha visão a Mota-Engil que na minha opinião ganha um importante apoio logístico , , como o meu Labrador que passou a ter um menino a gostar dele e assim a estar mais protegido, ou como meu sobrinho que teve um cão para lhe dar carinho.

Também espero à semelhança de 2016, que a 2ª metade deste ano bissexto corra muito bem!

 

 

 

    Mário David

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Volte à Página de Mário Fortunato

 

 

 

 

 

 

 

 

 

This Web Page was Built with PageBreeze Free HTML Editor