INTRODUÇÃO

  PALCO da XXIX EXPOSIÇÃO

  MN Soares dos Reis

 

                 O   acordar de um gigante Adormecido

    Começo por dizer que na minha opinião, este 2015 foi um ano deviragem para o MUSEU SOARES DOS REIS . Na minha opinião o Museu para passou de irmão menor do PALÁCIO DA BOLSA para verdadeiro Gigante da Cultura Portuguesa (Portuense especialmente) .

     Fiquei a saber que o a zona do Porto era por assim dizer o grande Centro Europeu da produção de Cerâmica com Fábricas em Gaia (já visitei o Edifício da Electrocerâmica que funcionava com outras Actividades , são de Gaia os paineis de Azulejos da QUINTA DA DEVESA , Peso da Régua) , Miragaia e Massarelos (mesmo em baixo da Rua da Restauração).

       Também o MUSEU SOARES DOS REIS teve uma nova e excelente aquisição. Trata-se de um quadro do grande Pintor Artur Loureiro  da Época em esteve na Austrália (1900) , pintando um Arborígene (que parece claramente saído dos filmes do CRODILO DUNDEE). E essa tela tem a particularidade de estar na mesma Sala de MADAME HIRSCH de Veloso Salgado, na minha opinião a grande Obra Prima do Museu   - curiosamente passando-se numa varanda de Lisboa.

     Mas sobretudo foi neste Verão de 2015   que o público aderiu verdadeiramente ao Museu, sentindo, no rosto de alguns visitantes do Museu a felicidade e   prazer intelectual que nunca tinha visto aí.

   Na minha opinião falta apenas ao Museu uma certa agressividade no Marketing que seria colocar   MADAME HIRSCH   como cartaz.

 

 

 

 

    Ambiente   da XXIX exposição

   Verão de   2015

 

    O Período   da XXIX Exposição dificilmente poderia ser mais inspirativo.

      Abrangia o 125º Aniversário

                  -  do desparecimento   Vincent van Gogh (29 de Julho dia em que a Exposição começou

                 - do nascimento de Agatha Christie em 15 de Setembro, (a Exposição acaba 5 dias mais tarde)

                - e já agora do retrato de MADAME HIRSCH de Veloso Salgado feito em 1890 - muito provavelmente                    no Verão.

      e pelo meio a (22 de Agosto , nada menos que o 600 anos de CEUTA).

 

   No Porto as condições eram aparentemente ideais, dias de sol com temperatura moderada , o número de Turistas mais alto que nunca , também mais  visitantes Portugueses.

        Porém o clima Cultural em Portugal está muito retraído e deprimido,na minha opinião devido à Crise do BES.

        

       

         Breve   Relato da XXIX EXPOSIÇÃO

    O cartaz da Exposição da ÁRVORE   simplesmente inspirativo. O catálogo - embora mais fraco que o de 2014 - muito bom.

 

       Na EXPOSIÇÃO   para mim do meu trabalho com uma cena da final da Mundial de 1974 de Futebol, com   Cruyff, Uli Hoenness, Berti Vogts

 

 

 

tinha na minha opinão um certo potencial junto dos visitantes apreciadores do Desporto rei. Apareceram também trabalhos formidáveis o   PALHAÇO de José de Pedrosa, o Cão - Pointer, penso - de Carlos dias,   as Igrejas (Pórticos) de Capela. Não sei expor uma análise mais detalhada mas pelo que via a EXPOSIÇÃO DA ÁRVORE recebeu numa semana cerca 60 visitantes /dia , passando   para 2 semanas depois para cerca de 110 visitantes/dia.

Uma semana mais tarde , Em 3 de Setembro 2015, fui ver a EXPOSIÇÃO mas o número de visitantes tinha caído para os 30-25 por dia. No entanto o MUSEU contra-atacou com uma Exposião sobre os caminhos de Santiago que pode trazer novos visitantes.

 

            2ª parte da EXPOSIÇÃO será alargada ao "Jardim".   A XXIX ÁRVORE irá coincidir com a FEIRA DO LIVRO (4-20 de Setembro 2015)  no PALÁCIO DE CRISTAL.

 

          

 

     FEIRA DO LIVRO 2015  PALÁCIO DE CRISTAL

 

A FEIRA DO LIVRO 2015 na AVENIDA DAS TÍLIAS, voltou a surpreender e

a maravilhar. Imensa multidão muito feliz, sinceramente na noite de Sábado 5 de Junho o Palácio reencontrou a a sua felicidade com acontecimentos verdadeiramente interessantes. Também se viram compras, mas sinceramente este ano há menos dinheiro que no ano passado, mas houve uma sensacional resistência e resposta, por parte dos Livreiros e não só - confissão, na minha opinião Rui Moreira consegue fazer Omoletes sem Ovos.

 

 

   

Domingo 6 de Fervereiro 2015

 

No 1º Domingo de cada mês o MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS tem entrada gratuíta e eu mais uma vez aproveitei esse bónus. Vi que realmente o número de visitantes do Museu subiu e da EXPOSIÇÃO DA ÁRVORE também. Aproveitei para passear nos Jardins do Museu Nos pátios internos e no Exterior no PALÁCIO DE CRISTAL. Esteve bastante agradável e animado.

A multidão voltou a invadir a FEIRA DO LIVRO.

 

Domingo 13 de Fevereiro 2015

 

Nova e mais Multidão na FEIRA DO LIVRO que volta surpreender muito positivamente com os Alfarrabitas a fazer verdadeiros milagres, particar destaque para O HOMEM DOS LIVROS , nas não podemos esquecer os CTT que apresentaram o miraculoso livro de SÃO FRACISCO XAVIER . A ÁRVORE e o MUSEU NACIONAL DOS REIS também têm lá (bons) Pavilhões .

Paralelamente a Exposição da ÁVORE no MUSEU NACIONAL SOARES DOS REIS volta a ganhar fôlego recebendo 192 visitantes Domingo (13)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      

Um Pontapé na Decadência

 

        Portugal vive desde longos tempos uma longa depressão Económica e ainda maior decadência Cultural.Há na realidade muita pobreza escondida e muito desespero silenciado. Considero esta FEIRA DO LIVRO um pontapé nessa decadência.

    No entanto esta FEIRA DO LIVRO foi o Símbolo máximo da Erudição.

 

    No entanto esta FEIRA DO LIVRO foi o Símbolo máximo da Erudição. Forte Erudição na FEIRA DO LIVRO

    É inacreditável ter o que havia na FEIRA DO LIVRO   para além de livros Técnicos de toda a classe e feitio , consegui vislumbrar um de Wenceslau De Moraes    e outro do ensaiista Hugo Hofmannsthal,

  A nível de Guerra tal como noutros campos a FEIRA   esteve imparável com edições Verídicas da II Guerra da EUROPA&AMÉRICA.

Vi uma Edição da Guerra Franco Prussiana, enfim coisas que nem imaginava que existiam.

  Vi o famoso OBRA de Émile Zola, que provocou o corte de relações entre o Autor e Cézanne aquele que há pouco tempo tinha o 1º lugar a nivel dos Quadros mais caros.

     Acerca de AGATHA CHRISTIE a certa altura pareceu-me ver a colecção completa à venda, mas dias depois essa Coleção tinha "desparecido".

     Para além disso, foram feitas belas animações na FEIRA   como o Carrossel , um espéctacular Balão e fantásticos discursos improvisados.

Só por curiosidade Sexta-Feira dia 18/09/2015 , a Agência de Rating Standard &Poors subiu a classificação de Portugal.

 

 

 

                  Público

   

O tempo não podia ter sido melhor escolhido , para a FEIRA DO LIVRO. Choveu e ficando fechada apenas 2 dias - o principal 15 de Setembro, no 125º aniversário de Agatha Christie calhou uma Terça-Feira.

De resto o tempo esteve excelente com sol e cerca de 20º C durante o dia e descendo até aos 12º C durante noite.

 

     Os últimos dias foram gloriosos para a FEIRA DO LIVRO   principalmente o Sábado 19 com fortes multidões e vendas.

 

 

 

   No Domingo 20 o movimento e as vendas   caíralm ligeiramente. Havia um FC PORTO-SL BENFICA e as atenções foram deslocadas para aí.

    No Pavilhão da ÁRVORE para além dos Catálogos das EXPOSIÇÕES de Sócios XXVII e XVIII, chamou-me a atenção de um ensaio sobre D. Nuno Álvares Pereira , tanta inteligência e pragmatismo.

   No entanto pude constatar que no Pavilhão da ÁRVORE em particular, o movimento não arrefeceu.

fotografia do CATÁLOGO da   XVIII EXPOSIÇÃO DA ÁRVORE   

   

Mário David Cardoso   Fortunato

 

       

            Helena Amaral