A Lenda do Gato Paris
Em várias vezes que estive ÁRVORE, em aulas de desenho (2008/2009, 2009/2010 e 2020/2021) - que funcionavam entre as 19:00 h -21:00h - quando nos sentíamos cansados e de certa forma desanimados, a certa altura entrava na nossa sala uma Gata que nos apoiava. Os diversos alunos trocavam carinho com ela e ficávamos mais todos fortes , só muito tarde em 2021 é que realmente me apercebi do valor dessa Gata. (Surge então o Mito do Gato Paris, que eu escreverei dentro de um parêntesis).
26/07/2024
( O Gato Paris está triste!)
Cerimónia de abertura JO em Paris, muitíssimo aguardados
-os últimos JO em Paris tinham sido há 100 anos, 1924 e Paris tinha tido pelo menos 2 candidaturas derrotadas em 1992 para Barcelona e 2012 para Londres .
A cerimónia de abertura desses jogos tão esperados, deixou muito a desejar.... principalmente a nível da realização que apresentou umas falhas amadoras: pormenor que não aconteceu em Barcelona 1992 ou Los Angeles 1984 com realizadores de Hollywood nos comandos, ou Sydney 2000 com a música O Amor está no Ar , os Men at Whork e um Crocodilo muito espedial.
28/01/2024
( O Gato Paris chora!)
Um grupo de activistas atiram sopa à MONA LISA. Domingo 28 de Janeiro de 2024 .Felizmente o incidente por mais selvático não teve consequências maiores, porque o quadro estava protegido por um vidro não deixa de ter um desastre simbólico. Pela manhã um grupo de activistas , no MUSEU DO LOUVRE, coração de Paris, atira um prato de sopa ao quadro MONA LISA de LEONARDO DA VINCI, verdadeiro símbolo de Paris e da Arte e civilização Europeia e esses bárbaros fizeram essa monstruosidade apenas… porque sim.
10/02/2024
2 meninas activistas atiram desta vez em Lyon ( sopa para cima de um Quadro de MONET , apenas porque sim!
(o Gato de Paris volta chorar .)
14/10/2022 Um Quadro de Van Gogh de Girassóis é vandalizado em Londres
(o Gato de Paris volta chorar .)
… OU PORQUE ASSIM, QUIS O GATO PARIS
“A vida não passa de um sonho !”
Johanna Bonger
Entrega da AULA 37 e de uma Medalha de Ouro do Campeão de VAN GOGH
9 de Outubro 2023 quando fui entregar o quadro da 37ª Exposição de Sócios da ÁRVORE na FUNDAÇÃO MA MOTA (FMAM) , tendo sido excepcionalmente recebido pela Sra. Luísa Areal a secretária da Entidade e uma das minhas maiores apoiantes. Ela tem desde 2021, 4 desenhos no seu estaminé que muitas vezes são meu conforto nas horas de tristeza e decepção.
Se os sócios da ÁRVORE consideram a FMAM a sua 2ª casa , eu considero mais ainda.
Mas essa manhã de 9 de Outubro, que estava perfeita e correu mesmo bem e se tivesse continuado sempre assim eu creio que teria finalmente triunfado na Exposição.
A certa altura lembrei-me de David Brooks - do site VAN GOGH INFORMATION GALLERY ( http://www.vggallery.com/ - que neste dia 9 de Outubro, fazia anos neste dia e comecei a sonhar.
Eu considero o Site VAN GOGH INFORMATION GALLERY monumental , uma verdadeira homenagem à arte, não só de Van Gogh, mas geral.
|
Se eu pudesse eleger um Campeão a nível de conhecimento da Arte de VAN GOGH , escolhia David Brooks e dar-lhe-ia uma medalha de Ouro. Aliás os próximos Jogos Olímpicos decorrerão em 2024 em Paris. Dantes, Paris premiava a Arte… e mesmo nos Jogos Olímpicos chegou a haver a disciplina de Pintura. Isaac Israelis (1865-1934) ganhou uma medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Amsterdam 1928, com o Quadro O Cavaleiro Vermelho.
Também muito depois, em 1993 a Pintora Portuguesa Helena Amaral (1927-2019) foi homenageada pelo Presidente do COI Marquês Juan António Samaranch (1920- 2010) numa cerimónia à margem dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 com o quadro OLIMPIADAS BARCELONA 92 . Nessa cerimónia depois de ser hasteada a Bandeira Portuguesa Samaranch disse a a Helena, " Portugal finalmente recebeu uma medalha nestes Jogos!" .
(9 de Outubro de 2023, cerca das 8:00 h da Manhã na Praça das Virtudes, Porto, Portugal, uma manhã solarenga, David Brooks aparece-me e eu logo saudei-o “David Brooks, parabéns e sê bem-vindo estás no Porto, Portugal. Estás frente à nova casa amarela , a sede da Cooperativa ÁRVORE . E perto da Alfandega do Porto onde decorre o espectáculo LIVING VAN GOGH que no fundo é a 1ª exposição de Van Gogh no Porto. ” David Brooks e eu abraçamo-nos muito intensamente e só depois o primeiro perguntou; “Como é e porque, estou eu aqui?” David Brooks é de Toronto e aparentemente atravessou o Atlântico.
Respondi : “Porque assim quis o Gato Paris! Este gato que está aqui quer recompensar-te pelo belo trabalho que fizeste em prol da Arte e bem particular de VAN GOGH. Isto é um sonho mas como ele é belo vamos tentar que ele não acabe! “ Mário Fortunato.
David Brooks ficou intrigado mas agradecido.
Dirigiram-se à COOPERATIVA ÁRVORE e a porta foi aberta , esta embora não tendo ninguém estava excelentemente decorada com quadros de pintores não recentes podiam-se ver trabalhos de Júlio Resende, Jaime Isidoro, Armando Alves, etc. “ Todos eles também viveram em Paris ! “disse eu e continuei; “ Aliás esta cooperativa ÁRVORE funciona – há já 60 anos – como a outrora Sociedade dos Artistas Independentes de Paris . É no fundo um grupo de Artistas que pretende ser alternativo. Ou talvez, aquilo que Van Gogh pretendia da Casa Amarela. “
E acrescentei “ Ali em baixo na Alfandega está a decorrer o espectáculo tridimensional VAN GOGH LIVING , que é no fundo a primeira exposição que a cidade do porto recebe do Mestre Holandês . “´
O pátio da Pintura está extremamente belo, tendo nesta altura do amanhecer uma cor de Ouro- amada por Van Gogh, eu afirmei para David Brooks “é a tua medalha de ouro! “
Eu e David Brooks dirigimo-nos a um computador que estava na secretaria. David Brooks sentiu-se de ver o seu site , VAN GOGH INFORMATION GALLERY , nesse computador .
Quando David Brooks , navegou no seu site apareceu o Gato Paris na sala e foi acarinhá-lo. E eu disse “David estás aqui porque assim quis o Gato Paris! “ E o sonho acabou.)
A 37ª exposição da ÁRVORE abriu numa 6ª feira dia 13 de Outubro 2023.
13 era o número da Sorte da Pintora Helena Amaral, e de facto ela casou-se num 13 de Outubro de … 1945 ( 78 anos atrás).
Também a MOTA-ENGIL mecenas da exposição teria um lucro nesse ano 2023 de 113 M€.
Foi uma forte afluência de pessoas 180 e entre lá foi o meu irmão Alexandre com meus queridos sobrinhos Elizabete e José, assim como o meu colega de sempre Diniz Cayolla, que perante algum desânimo meu , disse que Van Gogh só foi reconhecido muito mais tarde e que Paul Gauguin o ajudou muito . Eu percebi logo onde ele queria chegar… só que eu vejo Diniz como um Émile Bernard. Um amigo verdadeiramente incondicional que aparece quando todos os outras falham. Alguém que segue o seu amigo até ao fim do Mundo e com muitos argumentos para o fazer, pois para além de ser muito activo, é extremamente sofisticado! Criou um fantástico programa de Youtube Vacinas do Pensamento , que teve um sucesso razoável e ele entrevistou muita gente relevante do actual meio Académico.
Jogador de alto nível de Xadrês assim como um perito de informática e carismático.
Mas para além disso Diniz, conseguiu inscrever o seu nome na história da ÁRVORE. Foi ele que apresentou o Leilão a favor da Ucrânia que ocorreu a 30/04/2022 na ÁRVORE e que foi um sucesso , conseguindo fazer c. de 17.000 € . Por outras palavras, Diniz é realmente uma figura rara que faz acontecer , aquilo que se chama um Player (Protagonista).
Ultimamente Diniz, veio dar-me um apoio que se revelou crucial nas inaugurações da Exposições da ÁRVORE na FMAM. Um desenho dele a conversar comigo está mesmo exposto na recepção da FNAM .
Nomeadamente nos anos de 2021, 2022, e principalmente em 2023 e antes 2019 e 2018 e aonda muito antes 2002, 17 de Outubro no Ateneu do Porto, na apresentação do livro THE GLADIOLI IN STILL LIFE (Helena Amaral… jusque Vincent Van Gogh) -Van Gogh) -Mário Fortunato
(13/02/2023, De noite eu e Diniz estamos no edifício da ÁRVORE. “ Diniz dirigiu-se mim, Mário vim preparar-te uma surpresa! Estamos num sonho !”
Eu já brilhei aqui , há ano e meio 30/04/2022 no leilão a favor da Ucrânia, e curiosamente na única vez que aqui tinha estado. É a tua vez de brilhares!”
As portas da ÁRVORE, abrem-se mas para surpresa de Diniz não está lá ninguém, apenas um computador.
Diniz repara que o computador está na mesma posição do que estava na altura do leilão.
Dirigimo-nos para o computador mas quando o ligamos o monitor ficou estava posto como se ele fosse fazer uma vídeo entrevista , como nas Vacinas do Pensamento .
Diniz perguntou .” tudo bem é uma entrevista das Vacinas do Pensamento , mas quem vou entrevistar?”
Então do outro lado do monitor aparece um gato “ É o gato Paris! “ disse eu! O Gato contudo no computador parecia triste e fraco.
Diniz disse “ Essa não! Que hei-de dizer a este gato ? “
Eu respondi “o que anima a pintura é a critica, são criticas que fazem aos quadros e que lhes irão dar vida! Estou a lembrar-me da crítica de Albert Aurier (1865-1892) a Van Gogh! “
O Gato pareceu ganhar vida com estas palavras. E eu continuei:
“ A literatura artística foi explorado por Delacroix (1798-1863) no seu diário, ou Van Gogh (1853-1890) nas suas cartas, aliás este último antes de ser Pintor era Perito de Pintura , na Loja Goupil. Podemos falar numa analogia informática a critica e a literatura artística é espécie de linguagem de programação da Pintura.”
O Gato ficou ainda mais vivo e feliz. E eu continuei falando:
.
“Mas a crítica artística é uma tradição eminentemente francesa , que já vem do século XVIII o século das Luzes , por Denis Diderot (1713-1784) que foi co-autor de uma das primeiras enciclopédias –publicada ente 1751 e 1772. É histórico que quando Diderot escreveu os Salões , entre 1759 e 1781 a Arte tomou novas dimensões.” Acrescentei “Vês Diniz, este senhor tem o teu nome Denis Diderot, também era culto , também ia aos Salões e descobriu o Pintor David (1748-1825) no salão de 1781. e neste caso descobriste o trabalho de David Brooks!”
Quando de repente o gato desapareceu do ecrã. Ficamos todos tristes mas de repente ouvimos uma coisa, e do veio ter connosco um gato real. . “e eu disse “Este é o gato Paris!” O gato foi acarinhar o Diniz !
E eu disse: Gato paris estás aqui porque assim quis o Diniz!”
E o sonho acabou! )
e foi acarinhar o Diniz!
E o sonho acabou! )