A lição de Van Gogh
Introdução
2023 no
Van Gogh visto como um rebelde e mau aluno pode ter dado uma lição ao Mundo e à posteridade, que era exactamente o contrário o que aparentava.
Indo Van Gogh indo continuar de uma forma rigorosamente fantástica ao caminho que tinha sido começado por Delacroix.
Aliás a sua cunhada Johanna Bonger quando o viu (Vincent van Gogh) ficou muito positivamente surpreendida, esperando ver um vagabundo desleixado vagabundo , viu um autêntico Erudito .
Carta de Vincent van Gogh a Theo van Gogh Janeiro 1890
“o que os impressionistas descobriram para a cor progredirá ainda mais , mas há um elo que liga isso ao passado ;esforçar-me-ei por mostrar que não acredito numa separação rigorosa entre os impressionistas e os ouros. “
Tal como a música Rock muitos anos depois a Arte de Van Gogh pode ter sido um fenómeno de moda que era abominado pelos mais velhos e adorado pelos mais novos.
Assim fazendo uma simples análise numérica - nomeadamente das datas de nascimento dos Van Goghistas aparecem nitidamente números surpreendentes, nomeadamente o ano de 1863.
O ano de 1963 foi que entre outras coisa, foi ano de falecimento de Eugène Delacroix (26 de Abril 1798 – 13 de Agosto 1863) -talvez a maior referência de Van Gogh – como também 1863, foi o ano da realização do Salão dos Recusados.
De facto é sabido que Van Gogh apesar de ser -salvo raras excepções - ser ignorado e desprezado por pessoas da sua idade (1853) e mais velhos , desde sempre teve uma aceitação de pessoas mais novas como seu irmão Theo (1857) ou HS Lievens (1862) colega Vincent em Bruxelas.
Mais tarde 1886, Vincent van Gogh , teria de novo sucesso em Paris no Atelier Cormon com colegas em média 10 anos mais novos que ele como Toulouse-Lautrec (1864) , Émile Bernard (1868) .
Pouco depois apareceria Paul Signac (1863) com o qual Vincent teve muitas iniciativas.
A maiores coleccionadoras de Van Gogh seriam Johanna Bonger (1862) e Helene Kroller-Muller (1869) .
Também o Albert Aurier que lhe a sumptuosa crítica era de 1864 e … Joseph Jacob Isaacson que lhe dera uma referência era de 1859 E todos estes Vincent, não pintou retracto!
Ou seja , eram praticamente todos da mesma idade!
Na realidade Vincent van Gogh, só teria uns 5 ou 6 apreciadores mais velhos que ele. Como Anna Boch (1848), que lhe comprou o 1º quadro A VINHA VERMELHA em 1890 por 400F e no ano seguinte outro trabalho do mesmo artista por 350F , ou, o vendedor de tintas Père Tanguy (1825) e o escultor Auguste Rodin (1840) que comprou o Retracto do primeiro em 1894 por 30F. Mas de resto eram mais novos !
Mas no caso de Van Gogh a situação, nomeadamente no seu mais circulo mais próximo é ainda mais localizada .
.
média idades apoiantes de VAN GOGH |
|
|
1 |
Theo van Gogh |
1857 |
2 |
Johanna Bonger |
1862 |
3 |
Andrew Vonger |
1861 |
4 |
Anna Boch |
1848 |
5 |
Paul Gachet |
1873 |
6 |
Émile Bernard |
1868 |
7 |
Toulouse-Lautrec |
1864 |
8 |
Paul Signac |
1863 |
9 |
Lucien Pissarro |
1863 |
10 |
Albert Aurier |
1865 |
11 |
Helene KrollerMuller |
1869 |
Média |
|
1863 |
Ou seja, apreciadores de Van Gogh eram maioritariamente mais novos que ele … 10 anos, ou seja de 1863 o ano da morte de Delacroix e do Salão dos Recusados.
O facto de a Arte de Van Gogh ser multidisciplinar (cartas, desenhos , aquarelas , pinturas) aponta para uma certa influência Delacroix (1798-1863) e conseguiu cumprir sua tradição multidisciplinar . Van Gogh não é só pintor , desenhador mas também escritor e crítico de Arte.
Van Gogh tinha também e teria ainda mais fantásticas afinidades com Eugène Delacroix .
Talleyrand (1754- 1838) o famoso mecenas de Delacroix nasceu cerca de a 2 de Fevereiro de 1754 , cerca de 100 anos antes de Vincent van Gogh nascer (30 de Março de 1853) .
Também pai o de Delacroix , Charles Delacroix (1741-1805), esteve em Missão Diplomática importante, na Holanda (The Hague) onde cerca de 83 anos mais tarde, em 1881, Van Gogh, pinta os seus primeiros Quadros.
Mas Van Gogh iria seguir esta influência de Delacroix muito profundamente com a viagem para o sul (Arles)
2. O Estúdio do Sul do Professor Delacroix
Da carta 538 de VINCENT VAN GOGH a seu irmão THEO VAN GOGH , Arles, 18 Setembro 1888
‘Agora, isso de montar um estúdio nas portas do Sul, não é de todo uma ideia estúpida e significa que podemos trabalhar nela serenamente . Porque é que o maior e colorista DELACROIX, pensa essencial ir para o Sul e directamente para África ? Obviamente porque não apenas em África , mas a partir de Arles, você consegue descobrir os contrastes de vermelho com verde, azul com laranja, e amarelo com violeta. ‘
Van Gogh tinha umas certas “ligações” a Eugène Delacroix , que seriam muito reforçadas após a viagem para Sul.
Apesar de todos os esforços de Van Gogh para juntar pessoas na sua Escola, a famosa Casa Amarela, só dois artistas chegaram “a assinar o seu livro de Ponto” e os 2 com ligações a Eugène Delacroix (26 Abril 1798- 13 Agosto 1863).
Paul Gauguin para além de ter nascido 50 anos após Delacroix , tem o nome de Eugène .
Eugène Henri Paul Gauguin (Paris, 7 de Junho de 1848 – Ilhas Marquesas, 8 de maio de 1903)
Paul Signac (1863-1935) que nasceu no ano da morte de Delacroix (e orgulhava-se disso) publicaria em 1899 com grande obra De Eugène Delacroix ao Neoimpressionism.
De Eugène Delacroix ao Neoimpressionism uma obra única , onde se fazia uma unificação uma certa unificação dos movimentos impressionistas e a influência destes de Eugène Delacroix. Esta obra – inserida 1 ano do centenário do grande Mestre 1798 - teve um fortíssimo sucesso e marcou toda uma nova moda na qual a Arte de Van Gogh sairia muito valorizada .
De facto ,no ano de 1898 a terra girou e … a moda mudou!.
Também não deixa de ser curioso que a primeia pessoa que comprou um VAN GOGH , Anna Boch (Saint-Vaast, 10 de Fevereiro de 1848 – Bruxelas, 25 de Fevereiro de 1936) era irmã de um artista … Eugène Boch (1 September 1855 – 3 January 1941) que Van Gogh tinha feito um retracto.
Van Gogh conseguiria de facto produzir melhores trabalhos no Sul (Arles e St. Rémy) , mas não fez as pazes com o público dessas paragens.
De facto , e em Arles não há nenhum quadro VAN GOGH , e no Sul de França há 1 em Lyon. Nas penínsulas de Italianas e Ibérica o panorama não é menos famoso. Na província Italiana só existem 3 VAN GOGHs e na província Ibérica existem 4 . (no Museu Thyssen Madrid) .
Ou melhor pode-se dizer que realmente Van Gogh só conseguiu singrar a sua peregrinação no Sul quando a colecção Thyssen entrou em Madrid (1992).
Os mentores do Museu Thyssen , os Barões Thyssen são Heinrich August Gábor Thyssen-Bornemisza de Kászon, Baron Thyssen (13 April 1921 – 27 April 2002) e a Baronesa Thyssen, Carmen Cervera (23 de Abril de 1943)
Outros factos relevantes observados :
1. em Itália – neste caso Vaticano- um dos 3 VAN GOGHS lá presente é Pietà (após Delacroix)
2. Não deixa de ser muito curioso que o Barão Thyssen, Hans Heinrich August Gábor Thyssen-Bornemisza de Kászon, Baron Thyssen (13 April 1921 – 27 April 2002), é de origem Holandesa, nasceu em Scheveningen em Haya (Holanda) onde Vincent van Gogh tinha começado a pintar 40 anos antes 1881.
Van Gogh fez mesmo um quadro
em 1882 , quadro esse que seria roubado em 2002 –ano da morte do Barão Thyssen - e restituído ao MUSEU VAN GOGH em 2016.
O Barão Thyssen faleceria em 27 Abril de 2002, 1 dia e 204 anos depois Eugène Delacroix nascer .
Mas terá sido Carmen Cervera muito decisiva para que o Barão Thyssen se mudasse para Espanha e posteriormente trouxesse a sua colecção para Madrid.
Pode-se pensar no Estúdio do Sul como uma história que começa no nascimento de Delacroix (26 de Abril 1798) e acaba no nascimento da Baronesa Thyssen, Carmen Cervera (23 de Abril de 1943). Ou seja é uma história que dura 145 anos .
( 145 anos depois de 1853 - ano de nascimento de Van Gogh- em 1998 quando se comemorou o bicentenário de Delacroix , Porto e Rotterdam foram escolhidas para capital da cultura para 2001. Curiosamente o Museu Thyssen foi inaugurado em 1992 , quando Madrid foi a Capital Europeia da Cultura. )
3. A LISTA VAN GOGH
A lista minha lista de VAN GOGH compreende 237 figuras nascidas entre 1798 (Delacroix) e 1943 (Carmen Thyssen) . São incluídas no entanto incluídas 3 figuras anteriores a 1798 , tal como o número de VAN GOGHs que existem na Península Italiana , assim como são incluídas 4 figuras posteriores a 1943 que correspondem aos 4 VAN GOGHs
Existentes no Museu Thyssen Madrid.
3 excepções anteriores a 1798, correspondentes aos 3 VAN GOGHS em Itália
1.Peter Paul Rubens (Siegen, 28 de Junho de 1577 – Antuérpia, 30 de maio de 1640
2.Rembrandt Harmenszoon van Rijn (Leida, 15 de julho de 1606 – Amsterdam, 4 de outubro de 1669). “Só 2 artistas pintam o Rosto de CRISTO somo sito , Rembrandt e Delacroix!” Van Gogh
3. Jean-Baptiste Camille Corot (Paris, 16 de julho de 1796 — Ville-d'Avray, 22 de fevereiro de 1875
4 excepções posteriores a 1943, correspondentes aos 4 VAN GOGHS em Espanha
2.David Brooks (1964) -webmaster do poderoso site VAN GOGH INFORMATION GALLERY ( http://www.vggallery.com/ )
4.Rainer Metzger (1961) - co-autor do grande livro de Van Gogh da TASCHEN.
Serão estes últimos, que nos dão grande parte da dinâmica que nos permitem estas buscas.
I
|
Apoiantes de VAN GOGH |
ano de nascimento |
|
1 |
Theo Van Gogh |
1857 |
|
2 |
Johanna Bonger AMSTERDAM |
1862 |
|
3 |
Andrew Bonger |
1861 |
|
4 |
Anna Boch BRUXELAS |
1848 |
|
5 |
Paul Gachet |
1873 |
|
6 |
Émile Bernard |
1868 |
|
7 |
Toulouse-Lautrec |
1864 |
|
8 |
Paul Signac |
1863 |
|
9 |
Edward Munch |
1863 |
|
10 |
Lucien Pissarro |
1863 |
|
11 |
Albert Aurier |
1865 |
|
12 |
Helene Kröller-Müller OTTERLO |
1869 |
|
11 |
Matisse Henri-Émile-Benoît |
1869 |
|
12 |
John Peter Russell |
1858 |
|
13 |
MacKnight William Dodge |
1860 |
|
14 |
isaac israelis |
1865 |
|
|
média |
1863 |
|
O Arista Theo van Gogh
A arte de Van Gogh revela um outro artista que foi o seu irmão Theo van Gogh (1857-1891).
Theo Van Gogh seguindo a tradição de seus Tios Vincent e Cor, mas também da tradição Holandesa era um fabuloso comerciante de Are que seria seguramente o melhor, ou um dos melhores, se tivesse vivido mais tempo - ele faleceu com 33 anos. E por essa altura já tinha um grande prestígio!
Mas para além disso Theo criou as bases e as condições para circuitos que seguiriam nos trabalhos VAN GOGH .
Para além de ter conservado e sustendo a monumental obra de Van Gogh , dando-lhe um tratamento profissional que permitiu a catalogação dos pinturas e desenhos Jacob Baart de la Faille (1886–1959, Heemstede) (1864-1925) em 1928 , Jan Hulsker (1907 –2002) em 1973. E sua exposição na net por David Brooks de David Brooks - do site VAN GOGH INFORMATION GALLERY ( http://www.vggallery.com/ - que ( desde 2000)
|
Mas para além disso Theo criou as bases e as condições para circuitos que seguiriam nos trabalhos VAN GOGH .
Mesmo no caso da catalogação dos trabalhos Van Gogh , foi Theo que começou este processo encarregando Émile Bernard (1868-1941) disso.
Catalogação
Theo van Gogh –> Émile Bernard -> Jacob Baart de la Faille -> Jan Hulsker-> David Brooks
Por exemplo Theo van Gogh , estabeleceu contactos em 1889 com Jan Veth (1864-1925) ou Isaac Israelis . (1865-1934).
E Theo van Gogh, acabou por fim por convencer, aquele – ou melhor aquela- que seria determinante para a consagração na Arte da Vincent van Gogh, que foi a sua mulher Johanna Bonger ( 1862-1925).
Johanna Bonger iria por força do amor a Theo, ler as cartas de Van Gogh . Ela não só conseguiu entrar na arte de Vincent van Gogh como conseguiu o método para a apresentar com a Classe devida . Johanna Bonger para além de tudo tinha uma formação literária, iria lançar a Arte de Van Gogh nos meios Académicos onde não tardaria a chamar atenção de Eruditos como August Vermeylen (1872 in Brussels – 1945 in Ukkel) ou Henk Bremmer, (1871-1956) . Henk Bremmer iria apresentar a arte de Van Gogh aqula que sria a sua melhor coleccionadora , Helene Kroller-Muller (1869-1939)
Se Theo van Gogh poderia se vivesse mais anos ser o melhor Marchand do Mundo, Johanna van Gogh foi-o.
Theo van Gogh ->Johannna Boger -> Jan Veth -> Isaac Israelis – Hank Bremner -> Helene Kroller-Muller
Émile Bernard o último Mosqueteiro
Émile Bernard em Paris, iria também fazer uma fortíssima actividade na Promoção da Arte de Van Gogh. Conseguindo a pessoas muito influentes como Albert Aurier (1865-1892) do Jornal Mecure e mais tarde o Galerista Ambroise Vollard(1866 - 1939 ) .
Muito relevante dizer que houve uma fase muito crítica em Paris por 1892 em que Theo van Gogh (1891) e Albert Aurier (1892) e Pére Tanguy (1894) desapareceram . Émile Bernard nesse tempo ficou aparentemente sozinho e bateu-se como um mosqueteiro. Por 1893 excertos das cartas de Van Gogh a Theo são publicadas no Jornal Le Mercure.
Por fim em 1911 Ambroise Vollard publica as cartas de Van Gogh a Émile Bernard.
As cartas de Van Gogh a Émile Bernard têm pormenores técnicos .
Mas por 1900 a terra tinha girado e moda tinha mudado (o século também tinha virado) e a Arte de Van Gogh ficou em alta … muito graças a Émile Bernard.
Curiosamente Émile Bernard que estivera omnipresente quando a Obra de Van Goh estava em baixa, iria sair de cena quando esta ficou em alta.
A venda do primeiro Quadro, VAN GOGH
A VINHA VERMELHA
Van Gogh vendeu 1 único quadro em toda a sua vida (1853-1890). Terá sido em Janeiro de 1890 em Bruxelas na Exposição dos XX.
Terá sido no Banquete do grupo dos XX, Toulouse-Lautrec (1964-1901) desafiou para um duelo um artista Henri de Groux (15 September 1866 – 12 January 1930) que tinha insultado um quadro de Girassóis de Van Gogh. Paul Signac (1863-1935) que tinha ido com Toulouse Lautrec a Bruxelas tomou imediatamente a partido de seu amigo, deixando claro a Henri de Groux (1866- 1930) que eventualmente após de derrotar Toulouse-Lautrec teria de enfrentá-lo também a ele ( Paul Signac). Henri de Groux pediu desculpas e saiu do grupo dos XX e o duelo nunca ocorreria.
Foi assim concluído o caminho à exposição que resultaria na 1ª venda de quadro de Van Gogh , a Vinha Vermelha a Anna -Rosalie Boch (10 February 1848 – 25 February 1936) também pertencente ao grupo dos XX.
1. William MacKnigh (American, 1860-1950) -> 2.Eugène Boch (Belga, (1 de setembro de 1855 – 3 de janeiro de 1941 )-> 3. Vincent van Gogh (Holandês, 1853 -1890)-> 4. Octave Maus ((Belga, 1856 –1919), 5. Verenskiold (Norwegian, 1855–1936) ->6. Théo van Gogh (1857-1891) ->7."Théo" van Rysselberghe (Belga,2 3 November 1862 – 13 December 1926) ) ->8.Toulouse-Lautrec (1864-1901) ->9.Paul Signac (Francês, 1863-1935) ->10. Anna-Rosalie Boch (Francês, 10 February 1848 – 25 February 1936)
II
|
Figuras de Van Gogh |
ano de nascimento |
|
1 |
Pere Tanguy |
1825 |
|
2 |
Dr. Gachet |
1828 |
|
3 |
Marguerite Gachet |
1869 |
|
4 |
Paul Gauguin |
1848 |
|
5 |
Eugène Boch |
1855 |
|
6 |
Dr. Rey |
1867 |
|
7 |
Adeline Ravoux |
1877 |
|
8 |
Alexander Reid |
1854 |
|
9 |
Josephr Roullin |
1841 |
|
10 |
Jan Vet |
1864 |
|
11 |
Hugo Von Hofmannsthal |
1874 |
|
12 |
Julien Leclercq |
1865 |
|
13 |
August Vermeylen |
1872 |
|
14 |
Morosov Ivan |
1871 |
|
15 |
Shchukin Sergei |
1854 |
|
16 |
Vollard Ambroise |
1866 |
|
17 |
Bernheim Jeune Alexandre |
1839 |
|
18 |
Rodin |
1840 |
|
19 |
Bührle Emil Georg |
1890 |
|
20 |
Barnes Albert Coombs |
1872 |
|
21 |
De Groux Henry |
1866 |
|
22 |
Cassirer Paul |
1871 |
|
23 |
Maurice de Vlaminck |
1876 |
|
24 |
Féneon Félix |
1861 |
|
25 |
Tarabant |
1863 |
|
24 |
Faille |
1886 |
|
25 |
Hulsker |
1907 |
|
média |
|
1863 |
|
A exposição na Galeria Bernheim Jeune , Paris 1901
A exposição da Galeria Bernheim Jeune de 1901 teve lugar em Março (Mês de Van Gogh) de 15 a 31 de 1901. Alexandre Bernheim (1939-1915) seria auxiliado pelos seus dois filhos Joseph conhecido como “Josse” (1870-1941) e Gaston (1870-1953), e com a ajuda do crítico de arte Julien Leclercq (1865-1901) .
Para dar um ar profissional, esta Exposição seria feita com exclusivamente com trabalhos emprestados de coleccionadores e agentes Franceses, no total 71 que os tinham comprado anteriormente. Muito provavelmente os proprietários destes quadros não conheceram Theo e muito menos Vincent van Gogh.
Esta exposição de Vincent van Gogh em Paris iria fazer história .
No Livro A Vida da VAN GOGH - Henri Perruchot (1917-1967)
Estúdios Cor, Lisboa, 1961 , há um lindo relato dessa exposição.
1901 – Março Na Galeria Bernheim- Jeune , Rua Laffitte retrospectiva de Van Gogh (71 quadros) .
Saindo da Exposição , Vlaminck diz a a Matisse , gosto mais de Van Gogh que do meu Pai.”
Hugo Von Hofmannsthal aponta numa carta a prodigiosa experiência que lhe causaram as obras desse pintor desconhecido para ele:
“ Fui assaltado pelo milagre incrível da sua ponderosa e violenta existência. Cada árvore, cada pedaço de terreno amarelo ou verde , cada sebe , cada caminho cavado na colina pedregosa, o vaso de estanho, a escudela na terra, a mesa o cadeirão grosseiro era um ser recém nascido que se levantava na minha frente , saindo do terrível caos da não existência , do abismo do não ser eu sentia – não, eu sabia , que cada uma dessas criaturas tinha nascido de uma dúvida horrível que desesperava do mundo inteiro e que a sua existência , do reconhecia para sempre o hediondo sorvedouro do nada …. Eu sentia por toda a parte a alma daquele que tinha feito tudo isso, que com essa mão se tinha respondido a ele mesmo para se libertar do espasmo brutal de uma dúvida terrível (carta de 26 de Maio 1901 nos “escritos em Prosas”.)
Resumido e por outras palávras, em 1901, a terra girou , o século também virou e a moda mudou.
III
Persononagens mais distantes de Van Gogh |
|
Ano de nascimento |
42 |
Niarchos Stavros Spyrou WINTHERTUR |
1909 |
43 |
Will van Gogh |
1862 |
44 |
Bernheim Gaston PARIS |
1870 |
45 |
Anna van Gogh |
1819 |
46 |
Bernheim Josse PARIS |
1870 |
47 |
Uncle Cent THE HAGUE |
1820 |
48 |
Barão Thyssen MADRID |
1921 |
49 |
Van Rappard |
1858 |
50 |
Mendes da Costa |
1863 |
51 |
Mauve |
1838 |
52 |
Cassirer Bruno MUNIQUE |
1872 |
53 |
Oskar Reinhart WINTHERTUR |
1886 |
54 |
Tersteeg, |
1845 |
55 |
Roger Fry |
1866 |
56 |
Isaacson Joseph Jacob |
1859 |
57 |
Théo" van Rysselberghe |
1862 |
58 |
Prof. Cormon |
1845 |
59 |
Mendes da Costa |
1851 |
60 |
Vincent Bonger van Gogh AMSTERDAM |
1890 |
61 |
Louis Anquetin |
1861 |
62 |
Mirbeau Octave |
1848 |
63 |
Armand Roulin |
1871 |
|
média |
1863 |
Os primeiros Agentes VAN GOGH
Foi também na Exposição na Galeria Bernheim Jeune de 1901 de 1901 que o importante agente Alemão Paul Cassirer (1871- 1926) conheceu o trabalho de Van Gogh . Paul Cassirer iria promover fortemente a Obra de VAN GOGH através de divulgações, aquisições , 4 exposições (1901, 1908, 1909,1914) e publicações – com apoio Tschudi (1851- 1911) e Meier-Graefe (1867-1935) - por sua acção seria fortemente valorizada.
Paul Cassirer como Johanna Bonger, Eugène Druet (1867-1916) e a Galeria Bernheim Jeune iriam fazer acontecer. Contando todos com pelo menos 3 múltiplas e sumptuosas e lucrativas, exposições de VAN GOGH.
- Paul Cassirer na Alemanha (4),
- Johanna Bonger em Holanda com algumas digressões
- Galeria Eugène Druet e Galeria Bernheim em Paris (5).
Foi assim gerada nova corrida ao ouro com a arte de VAN GOGH .
Um pouco mais tarde em 1907, Anna Boch venderia por 10.000 F, os 2 VAN GOGHs que tinha comprado em 1890 e 1891 por (400F+350F).Pelo menos A VINHA VERMELHA foi comprado por comerciante Russo Sergei Ivanovich Shchukin (1854- 1936), por a vinha ser mais vermelha que o vinho.
Sergei Ivanovich Shchukin também compraria o RETRACTO DO DR REY ao fim deste trabalho ter percorrido um longo percurso. Félix Rey era o antigo médico de Van Gogh que amparou o artista após o incidente da orelha. Van Gogh fez-lhe o retracto que o Dr. Rey e sua família não apreciara muito mas que o Médico acabou por aceitar. Cerca de 11 anos mais tarde um primo do Dr. Rey, Charles Camoin (1879 – 20 May 1965) iria dizer ao Dr. Rey que Van Gogh começava a ser apreciado em Paris. Charles Camoin pôs o dr. Rey em contacto com o negociante de Arte Ambroise Vollard (1866 - 1939 ) e a viagem gigantesca da pintura DR REY começaria.
Galinheiro de Félix Rey (Arles ,França) -> Galeria Ambroise Vollard (Paris, França) -> Galeria Cassirer (Berlin, Alemanha ) -> Galeria Druet (Paris, França) -> Colecção Shchukin (Moscovo, Rússia) e desde 1918, Museu Pushkin (Moscovo, Rússia)
Quanto a Charles Camoin que “ligou este circuito”, seria um grande pintor e faleceria em Maio de 1965 ,quando a Pintora Portuguesa Helena Amaral, fez a sua Estreia.
Surge a maior Coleccionadora de Van Gogh Helene Kroller-Muller
A verdadeira campeã a nível de coleccionadora de VAN GOGH , para além de Johanna Bonger, foi a senhora Helene-Kroller-Muller. Alemã de nascimento Helene Kroller-Muller era inteligente, amante da Natureza , local vivia perto de Ansterdam e muito rica. Tendo sido talvez a primeira milionária a descobrir Van Gogh após uma aulas de Pintura com Henk Bremner (1906-1907) . Ela comprou 90 van Gogh pinturas e 185 desenhos . E os quadros que comprou preferencialmente da época do Sul de França do Estúdio de Sul , são realmente os melhores.
Hoje o Museu Kroller-Muller tem identidade própria no panorama Mundial – apesar de estar num local relativamente isolado – tendo tido 350 000 visitantes em 2015.
IV
Grupo mais distante |
|
Ano de nascimento |
64 |
Henry Perruchot |
1917 |
65 |
KIRK DOUGLAS |
1916 |
66 |
Dr Peyron |
1827 |
67 |
CAMILLE PISSARRO |
1830 |
68 |
Theodorus van Gogh |
1822 |
69 |
Arnold Hendrik Koning |
1860 |
70 |
Laval Charles |
1860 |
71 |
VINCENTE MINELLI |
1903 |
72 |
Maus Octave |
1856 |
73 |
Werenskiold |
1855 |
74 |
Hugo von Tschudi BERLIN |
1851 |
75 |
Mme Ginoux |
1848 |
76 |
Gaston Secretain |
1872 |
77 |
Rene Secretan |
1874 |
78 |
Anna Cornelia Van Gogh |
1855 |
79 |
François Gauzi |
1862 |
média |
|
1863 |
HOLLYWOOD ATÉ WALL STREET
Outro Marco Histórico foi o Filme de Hollywood (Lust for Life em 1956 )
Com Kirk Douglas e realizado por Vicente Minnelli foi um filme com grande impacto na altura e mais ainda na posterioridade.
Kirk Douglas
(nascido Issur Danielovitch Demsky; Amsterdam, 9 de dezembro de 1916 — Beverly Hills, 5 de fevereiro de 2020)
Vincente Minnelli, pseudônimo de Lester Anthony Minnelli, (Chicago, 28 de Fevereiro de 1903 — Beverly Hills, 25 de julho de 1986)
Quer Kirk Douglas quer Vincent e Minnnelli iriam não só ser estrelas, como ambos teriam filhos que deram uma fortíssima continuidade ao seu legado .
Liza Minnelli (1946) que ganharia um Óscar com filme CABARET em 1973 no ano em que na Holanda Amsterdam se abria o MUSEU VAN GOGH perto do RIIJKSMUSEUM.
Confirmando as palavras do crítico Albert Aurier em 1890: “Vincent van Gogh , esse compatriota não indigno descendente dos velhos mestres da Holanda.! “
(
Resistindo espectacularmente a essa honra 50 anos depois (2023)
Turning first to the “Global” results, the Year (2023) in Search offers up a ranking of the most-popular museums in the world, as measured by Google Maps interest. They are:
Visitantes do Museu Van Gogh por ano . Nota o preço de entrado c. 20 € é pesado.
Year |
Visitors |
Year |
Visitors |
2000 |
1,312,000[40] |
2010 |
1,430,000[41] |
2001 |
1,276,000[40] |
2011 |
1,601,000[41] |
2002 |
1,593,000[40] |
2012 |
1,438,000[42] |
2003 |
1,342,000[41] |
2013 |
1,449,000[43] |
2004 |
1,338,000[41] |
2014 |
1,609,000[44] |
2005 |
1,417,000[41] |
2015 |
1,900,000[4] |
2006 |
1,677,000[41] |
2016 |
2,100,000[3] |
2007 |
1,560,000[41] |
2017 |
2,255,000 |
2008 |
1,474,000[41] |
2018 |
2,190,000 |
2009 |
1,451,000[41] |
2019 |
– |
)
Michael Douglas (1944) um dos actores mais inteligentes da sua geração - ganharia o Óscar de melhor de actor com WALL STREET em 1987 curiosamente no mesmo ano em que um VAN GOGH Girassóis ( Still Life: Vase with Fifteen Sunflowers F 457, JH 1666 ) ,atinge o topo dos quadros mais vendidos por 40 M$ dando início a uma nova moda .
V
|
|
ano nascimento |
80 |
Augustine Roulin (la berceuse) |
1851 |
81 |
Cornelis van Gogh |
1867 |
82 |
Gustave Coquiot |
1865 |
83 |
Seurat Georges-Pierre |
1859 |
84 |
Elizabeth van Gogh |
1859 |
85 |
Camile Roulin |
1877 |
86 |
Chester Dale WASHINGTON DC |
1883 |
87 |
Herman Johannes van der Weel |
1852 |
88 |
Hedy Hahnloser-Bühler BERN |
1870 |
89 |
George-Daniel de Monfreid |
1856 |
90 |
Antonius (Anton) Matthias Hirschig |
1867 |
91 |
Arthur Hahnloser BERN |
1873 |
92 |
Guillaumin Armand |
1841 |
93 |
Rondel Henri |
1857 |
94 |
Justin K. Thannhauser NEW YORK CITY |
1892 |
95 |
Agostina Segatori |
1841 |
96 |
Guggenheim Solomon R. NEW YORK CITY |
1861 |
média |
|
1863 |
VI
|
|
ano de nascimento |
97 |
Karl Schaefer |
1870 |
98 |
Meijer de Haan |
1852 |
99 |
Paul Rosenberg PARIS |
1881 |
100 |
Tio Cor |
1824 |
101 |
Marcelle Roulin |
1888 |
102 |
Paul Bernard |
1866 |
103 |
Tio Jan |
1817 |
104 |
Walter Hubert Annenberg NEW YORK CITY |
1906 |
105 |
Anton Kröller |
1862 |
106 |
André Antoine |
1858 |
107 |
Margot Begemann |
1841 |
108 |
Koyata Yamamoto YOKOHAMA |
1886 |
109 |
Eugène Druet PARIS |
1868 |
110 |
Renard Jules |
1864 |
111 |
Joris-Karl Huysmans |
1848 |
112 |
Wildenstein Daniel Leopold NEW YORK CITY |
1917 |
113 |
Trabuc Charles-Elzéard |
1830 |
114 |
Trabuc Jeanne Lafuye |
1835 |
115 |
Lewisohn Samuel Adolph NEW YORK CITY |
1884 |
média |
|
1863 |
VII
|
ano de nascimento |
|
|
|
|
116 |
Suzanne Valadon |
1865 |
117 |
Léon Boussod |
1826 |
118 |
René Valadon |
1848 |
119 |
Basil Goulandris ANDROS, GREECE |
1913 |
120 |
Walther Rathenau |
1867 |
121 |
Adolphe Goupil |
1806 |
122 |
Elise Goulandris ANDROS |
1917 |
123 |
Duncan Phillips WASHINGTON, D.C |
1886 |
124 |
REDON |
1840 |
125 |
Maurice Joyant |
1864 |
126 |
Norton Simon PASSADENA |
1907 |
127 |
Johannes Paulus Stricker |
1817 |
128 |
Jeanne Donnadieu |
1864 |
129 |
Jean Moréas |
1856 |
130 |
Charles Camoin |
1879 |
131 |
J Paul Getty LOS ANGELES |
1892 |
132 |
Kee |
1846 |
133 |
Pastor Salles |
1841 |
134 |
Symons Arthur |
1865 |
135 |
Geffroy Gustave |
1855 |
136 |
Sien |
1850 |
137 |
Reverend Thomas Slade-Jones |
1829 |
138 |
Saito Ryoei TOKYO |
1916 |
média |
|
1863 |
VIII
|
|
ano de nascimento |
139 |
Klas Fåhraeus Stockholm |
1863 |
140 |
Gustave Ravoux |
1848 |
141 |
Armand Hammer LOS ANGELES |
1898 |
142 |
Alice Ruben Faber |
1866 |
143 |
Anton C. Kerssemakers |
1846 |
145 |
Angrand Charles |
1854 |
146 |
Levens HS |
1862 |
147 |
Paul Mellon WASHINGTON DC |
1907 |
148 |
Jozef Blok |
1832 |
149 |
Claude-Émile Schuffenecker |
1851 |
150 |
Grenville Lindall Winthrop HARVARD UNIVERSITY |
1864 |
151 |
Caroline’ Adolphina Haanebeek |
1852 |
152 |
Jacques (Jacob) Seligmann |
1858 |
153 |
Felix Valaton ZURICH |
1865 |
154 |
Auguste Pellerin PARIS |
1853 |
155 |
Rachel Lambert "Bunny" Mellon WASHINGTON DC |
1910 |
156 |
Henry Clay Frick NEW YORK CITY |
1849 |
157 |
Jacques Doucet PARIS |
1853 |
158 |
Bing |
1838 |
159 |
Arsène Alexandre |
1859 |
160 |
Paul Eugène Milliet (Zouave) |
1863 |
162 |
Willem Jacob van Stockum |
1846 |
163 |
Rudolf Staechelin |
1881 |
164 |
Stephen Carlton Clark YALE UNIVERSITY |
1882 |
165 |
Albert Marquet |
1875 |
média |
|
1863 |
IX
|
Ano de nascimento |
|
166 |
Breitner Ceorges-Henri |
1857 |
167 |
Docteur J Urpar |
1857 |
166 |
Christian Vilhelm Mourier-Petersen |
1858 |
168 |
Helen Clay Frick NEW YORK CITY |
1888 |
169 |
Portier Alphonse |
1841 |
170 |
Suzie Robertson |
1855 |
171 |
Eugène Siberdt |
1851 |
172 |
Pierre Firmin Martin |
1817 |
173 |
Carmen Thyssen MADRIID |
1943 |
média |
|
1863 |
x
|
|
|
174 |
Julius Meier-Graefe |
1867 |
175 |
Pierard Louis |
1886 |
176 |
Julius Oppenheimer NEW YORK CITY |
1871 |
177 |
Ella Oppenheimer NEW YORK CITY |
1869 |
178 |
“Antoon” Petrus Hermans |
1822 |
179 |
Kann Alphonse |
1870 |
180 |
Emery Reves DALLAS MUSEUM OF ART |
1904 |
181 |
PETER PAUL RUBENS |
1577 |
182 |
Paul Gardner Allen MICROSOFT |
1953 |
183 |
Elizabeth Rosemond Taylor |
1932 |
184 |
Steve Wynn DALLAS |
1942 |
185 |
Thomas Hastings |
1860 |
186 |
Germaine Ravoux |
1888 |
187 |
BRETON Jules Adolphe Aimé Louis |
1827 |
188 |
JONGKIND |
1819 |
189 |
Ernst Beyeler BASEL |
1921 |
190 |
Théophile Alexander Steinlen |
1859 |
191 |
Mary McAfee KANSAS CITY |
1836 |
192 |
Pierre Cabanne |
1921 |
193 |
Adolphe Monticelli |
1824 |
194 |
DAUBIGNY Charles |
1817 |
195 |
Maurice Sérullaz |
1914 |
196 |
Marion Koogler McNay ST ANTONIO, TEXAS |
1883 |
197 |
MILLET JEAN FRANÇOIS |
1814 |
198 |
David Brooks www.vggallery.com |
1964 |
199 |
EUGÈNE DELACROIX |
1798 |
média |
|
1863 |
XI
|
|
|
200 |
Jean Puy |
1876 |
201 |
Michel Marie Charles Verlat |
1824 |
202 |
JULIUS ROBERT OPPENNHEIMER |
1904 |
203 |
Sir Alfred Chester Beatty LONDON |
1875 |
204 |
Fritz Meyer-Fierz ZURICH |
1847 |
205 |
Hendricus Petrus Bremmer |
1871 |
206 |
Jakob Goldschmid NEW YORK CITY |
1882 |
207 |
Samuel Courtauld LONDON |
1876 |
208 |
ROUSSEAU THÉODORE |
1812 |
209 |
Auguste Marie Lauzet |
1865 |
210 |
Léo Gausson |
1860 |
211 |
Fritz Karl Hermann von Uhde |
1848 |
212 |
REMBRANDT |
1606 |
213 |
Benedikt Taschen |
1961 |
214 |
Rainer Metzger |
1961 |
215 |
Ingo F. Walther |
1940 |
|
|
1863 |
Só o Livro VAN GOGH - Rainer Metzger, Igo. Walther, TACHEN com Rembrandt tem uma média de 1867 perto de 1863
Livro da Taschen |
|
|
|
Rembrandt |
1606 |
|
Benedikt Taschen |
1961 |
|
Rainer Metzger |
1961 |
|
Ingo F. Walther |
1940 |
média |
|
1867 |
E a media desses com Rubens
Livro da Taschen |
|
|
|
Rubens |
1577 |
|
Benedikt Taschen |
1961 |
|
Rainer Metzger |
1961 |
|
Ingo F. Walther |
1940 |
média |
|
1859,75 |
XII
|
|
Ano de nascimento |
216 |
Claribel Cone BALTIMORE |
1864 |
217 |
Edmund Walpole Brooke |
1865 |
218 |
Oscar B. Jacobson OKLAHOMA |
1882 |
219 |
Johan Hendrik Weissenbruch |
1824 |
220 |
André Derain |
1880 |
221 |
Etta Cone BALTIMORE |
1870 |
222 |
COROT |
1796 |
223 |
David Lloyd Kreeger WASHINGTON, D.C |
1909 |
224 |
Mohamed Mahmoud Khalil CAIRO |
1877 |
MÉDIA |
|
1863 |
XIII
|
|
|
225 |
Henry van de Velde |
1863 |
226 |
Carroll Sargent Tyson FILADÉLFIA |
1877 |
227 |
Pierre Puvis de Chavannes |
1824 |
228 |
.C.A. Huinck |
1881 |
229 |
Julius Bernhard Stern |
1858 |
230 |
Edward Drummond Libbey |
1854 |
231 |
Florence Scott Libbey |
1863 |
232 |
Harry Clemens Ulrich Graf von Kessler |
1869 |
233 |
Leonore Annenberg |
1918 |
234 |
Piet de Boer |
1894 |
235 |
Goncourt Edmond |
1822 |
236 |
Goncourt Jules |
1830 |
237 |
Jacqueline Marval |
1866 |
média |
|
1863 |
Many thanks, interesting data…
Best,
Martin
Martin Bailey (THE ART NEWSPAPER )
Surge assim o ano de 1863 em que Eugène Delacroix faleceu (13 de Agosto) após ter recusado a entrada de muitos quadros no Salão entre os quais o O Rapaz com uniforme Espanhol de Edouard Manet (1832-1883).
O Rapaz com uniforme Espanhol representava o Espanholismo de Edouard Manet, ou simplesmente o início de uma longa viagem a Espanha ou à península ibérica.
Esse quadro Rapaz com traje Espanhol foi cabeça de cataz de uma exposição Manet-Vélazquez que docorreu em 2003 – com forte sucesso – no Musée d’ Orsay , Paris.
O Menino que serviu de modelo a o trabalho Rapaz com Traje Espanhol era o filho de Manet , Léon Leenhoff (1852-1927) .
Em 1852 nasceria um irmão de Van Gogh que não sobriveria e em 1927 nasceria uma Pintora Portuguesa Helena Amaral .
Da carta r 482 de Vincent van Gogh to his brother Theodore van Gogh (Theo) Arles (France) ,
c. 4 May 1888
Mas o pintor do futuro será um colorista como nunca existiu. Manet estava a trabalhar nesse sentido, mas como sabem, os impressionistas já têm uma cor mais forte que Manet. Mas este pintor que aí vem... não o consigo imaginar a viver em pequenos cafés, a trabalhar com um monte de dentes postiços e a frequentar os bordéis dos zuavos, como eu.
(Memórias do autor Mário Fortunato
Paris, Sábado 11 de Janeiro de 2003, eram cerca das 11:00h e estava muito frio, cerca de 7º C e nublado - eu tinha publicado o meu livro THE GLADIOLI IN STILL LIFE (HELENA AMARAL ... JUSQUE VINCENT VAN GOGH) by the SOCIÉTÉ DES ÉCRIVAINS desta cidade, e vim aqui ABENÇOÁ-LO como Helena Amaral tinha feito ao primeiro livro em 1986 .
Após uma longa caminhada eu fui ao Orsay , onde estava tendo lugar uma exposição Manet-Vélazquez acerca influência Espanhola . Aí eu - assim minha alma - estarmos muito frios senti uma invasão de calor e paixão. Eu senti a lenda das figuras serem libertadas dos quadros , na cidade Luz , Paris.)
4.Girassóis de Ouro
Porto , 1973, Maria Alexandrina está tirando as cartas para a sua grande amiga Pintora Helena Amaral. Helena Amaral que agora com menos 10 anos de carreira (tinha feito a suas exposições individual e colectiva em 1965) com um nome consumado, tinha muitos clientes no Porto, , já tinha entrado em Vigo (1967), Madrid (1968) Lisboa(1970) , Paris (1971) . Maria Alexandrina tinha sido amiga da Artista desde a 1ª exposição em que lhe comprara um quadro de Girassóis (a prestações) , Maria Alexandrina era também jornalista e tinha feito comoventes belos da artista e tinha-a acompanhado em viagens como a Lisboa em 1970 e Paris 1971.
Para além disso Maria Alexandrina, tinha ganho no Brasil, um verdadeiro talento para descobrir o Futuro através das cartas e já algumas vezes tinha adivinhado muitos acontecimentos que se viriam a suceder. Nesse dia de 1973, tirando as cartas de da pintora Helena Amaral, só lhe saiam ouros e disse “ minha querida Helena você vai ter muitas recompensas em breve!”
E assim seria muito pouco tempo depois nesse ano de 1973 , Helena Amaral receberia a primeira medalha de Ouro em Paris ( Académie de Lutèce ) com um trabalho de Girassóis em 1973 , 50 anos atrás.
10 anos depois em 1983 , Helena Amaral volta a escolher um Quadro de quadro de Girassóis para o convite .
Em 1987 (30 de Março) , há 36 anos atrás, um Quadro de Girassóis de Van Gogh, muda completamente o mundo da Pintura e geral, ao ser vendido por 40 Milhões de US Dollares, iniciando uma nova corrida ao Ouro que ainda agora continua. Esse record já foi muitas vezes batido , mas não causou na minha opinião, o impacto da venda desse quadro , nem mesmo o DR GACHET do mesmo VAN GOGH 3 anos depois.
Mas há que dizer que nesses 3 anos em que os Girassóis de Van Gogh dominaram o Mundo (1987-1990), houve muitos acontecimentos muito relevantes como por exemplo:
-o fim da guerra Irão-Iraque em 1988
- a queda do muro de Berlin em 1989.
Também e no Futebol curiosamente logo em Maio 1987, 2 meses após o leilão dos GIRASSÓIS DE VAN GOGH, FC Porto ganharia a Taça dos Campeões em 1987, e o AJAX de Amsterdam ganharia a Taça das Taças. Em 1988 o PSV EINDHOVEN ganharia a Taça dos Campeões ao SL BENFICA e a Holanda ganharia o Campeonato Europeu de Futebol na Alemanha .
(Curiosamente o FC PORTO ganharia a sua 2ª taça dos Campeões em 2004 em Gelsenkirchen que é perto de Essen donde é natural Helene Kroller-Muller).
Em 1989 seria fundada a LIGA DOS CLUBES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL no Palácio da Bolsa (14 de Abril de 1989) . E Helena Amaral teria a sua 2º Exposição aí no Palácio da Bolsa (14 e 15 de Abril de 1989 ) no Parque das Nações, em simultâneo com esse evento.
Por 1987 até 1990 o Ministro das Finanças de Portugal era o o Dr. Miguel Cadilhe…
Mais tarde em 2018 (Verão) no Museu VAN GOGH uma exposição dedicada aos Girassóis de VAN GOGH teve 432 000 visitantes.
Van Gogh terá começado em 20 de Agosto de 1888, a pintar Girassóis para decorar o Estúdio do Sul, a sua sonhada Comunidade de Pintores, que funcionaria na casa amarela. Curiosamente 20 Agosto é 25 anos semana é uma semana após 13 Agosto que foi quando em 1863 Eugéne Delacroix desapareceu.
Carta 526
Arles, c. 21 Agosto 1888
“Escrevo-te com muita pressa para lhe dizer que recebi uma nota de Gauguin, dizendo que ele não escreveu muito, E mas que ele está pronto para vir para o Sul assim que surgir a oportunidade.
Eu sou duro nisso, pintando com o entusiasmo de um marselhês comendo bouillabaisse, o que não vai te surpreender quando você sabe que estou pintando alguns grandes girassóis. Tenho três telas em andamento – 1ª , três flores enormes em um vaso verde, com fundo claro, tamanho 15 tela [F 453, JH 1559]; 2º, três flores, uma que deu semente, tendo perdido as pétalas, e uma um botão contra um fundo azul royal, tela tamanho 25 [F 459, JH 1560]; 3º, doze flores e botões em vaso amarelo (tamanho 30 tela) [F 456, JH 1561]. O último é, portanto, luz sobre luz, e espero que seja o melhor. Provavelmente Não vou parar por aí.
Agora que espero viver com Gauguin num estúdio nosso, quero fazer decorações para o estúdio. Nada além de grandes flores(…)’”
Esta última tela F 456, JH 1561, não é mais nem menos que o quadro de Girassóis que foi alvo da discussão nos XX em Bruxelas em Janeiro de 1890.
5. A Rota dos Girassóis
Na AFUNDACION ABANCA pode ver-se ao vivo entre outros quadros de Helena Amaral um de Girassóis.
https://www.afundacion.org/es/coleccion/autor/amaral_cardoso_helena
Na Sede Afundación Vigo
Policarpo Sanz, 24-26. 36202 Vigo, Espanha
socioculturales@afundacion.org
986 120 078
Em Vigo (Espanha) Janeiro de 1996 Nueva Sala de Exposiciones na CAIXANOVA,.
após a 1º -Exposição individual que foi um sucesso, em New York (1995).
O ano de 1996 seria Glorioso para Helena Amaral com 1 exposições no EUROPARQUE ,(9 a 11 se Maio) e em Paris (Galerie Tréger 8 a 11 de Outubro) . No convite dessa Exposição está um trabalho de Girassóis a que a artista chamado ROTA DE GIRASSÓIS.
Nesse mesmo ano , 1996, era criado um website David Brooks com o monumental Site VAN GOGH INFORMATION GALLERY.
( http://www.vggallery.com/ ) que seria persistentemente aumentado. Muito pouco tempo depois assumiria um carácter completo por 2002 e ainda mais tempo depois – 2020 - assumiria o carácter monumental .
Em Setembro 1890, Theo van Gogh terá pedido a Émile Bernard que classificasse e inventariasse a obra de Vincent van Gogh cerca de 800 Quadros e 750 cartas , missão monstruosa que seria feita em …1928 e 1970 pour Jacob Baart de la Faille (1959-1925), e posteriormente revistos por Jan Hulsker (1902-2002) 1978, revisado em 1989 e novamente em 1996.
Os trabalhos de Van Gogh passam a ser representados F e JH. Por exemplo a Noite Estrelada como F612 e JH1731.
Esse catálogo usa a indicação catalográfica "JH". O item JH1731 se refere, por exemplo, à tela de 1889 A Noite Estrelada (previamente catalogada por Jacob Baart de la Faille como F612).
Na minha opinião David Brooks complementa o trabalho de Faille e Hulsker , não só registando a obra de Van Gogh como toda a sua história envolvente. No caso dos Girassóis consegue mostrar toda a sua Rota. Desde a história dos proprietários que tiveram como as Exposições em que participaram desde o século XX, A exposição dos XX em Bruxelas não está incluída … (ainda) pois foi no século XIX.
F 456, JH 1561, Munich
Oil on canvas
91.0 x 72.0 cm.
Arles: August, 1888
F 456, JH 1561
1561 munich Bruxelas
Munich: Neue Pinakothek
Owner |
City |
Country |
Date acquired |
Comments |
---|---|---|---|---|
Johanna van Gogh-Bonger |
Amsterdam |
Netherlands |
|
|
Paul Cassirer Art Gallery |
Berlin |
Germany |
June, 1905 |
|
Hugo von Tschudi |
Berlin |
Germany |
|
|
Neue Pinakothek |
Munich |
Germany |
1912 |
Gift of a collector in memory of H. von Tschudi. |
Exhibitions
1890 XX Bruxelas
Year |
City |
Country |
Venue |
Exhibition Name |
Start Date |
End Date |
No. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1903 |
Wiesbaden |
Germany |
Festsaale des Rathauses |
Ausstellung der Holländischen Secession |
4 October 1903 |
30 October 1903 |
16 |
1903 |
Munich |
Germany |
Kgl. Kunstausstellungsgebäude |
Secession |
|
|
233 |
1905 |
Berlin (1) |
Germany |
Paul Cassirer |
Vincent van Gogh |
|
|
--- |
1906 |
Vienna |
Austria |
Galerie H.O. Miethke |
Vincent van Gogh. Kollektiv |
6 January 1906 |
30 January 1906 |
21 |
1947 |
Munich |
Germany |
Moderne Französische Malerie |
|
|
|
|
1949 |
Hanover |
Germany |
Landesgalerie |
Französische Malerei im 19. Jahrhundert |
31 August 1949 |
9 October 1949 |
28 |
1951 |
Paris (1) |
France |
Musée de l'Orangerie |
Impressionnistes et romantiques français dans les musée allemands |
|
|
43 |
1953 |
The Hague |
Netherlands |
Haags Gemeentemuseum |
Vincent van Gogh 1853-1953 |
30 March 1953 |
17 May 1953 |
129 |
1956 |
Munich |
Germany |
Haus der Kunst |
Vincent van Gogh |
19 October 1956 |
16 December 1956 |
128 |
F 457, JH 1666 Tokyo
Provenance
Owner |
City |
Country |
Date acquired |
---|---|---|---|
Johanna van Gogh-Bonger |
Amsterdam |
Netherlands |
|
Claude-Emile Schuffenecker |
Paris |
France |
March, 1894 |
A. Schuffenecker Art Gallery |
Paris |
France |
c. 1903 |
Eugène Druet Art Gallery |
Paris |
France |
1907 |
Paul von Mendelssohn-Bartholdy |
Berlin |
Germany |
1910 |
Paul Rosenberg Art Gallery |
Paris |
France |
|
A. Chester Beatty |
London |
United Kingdom |
1934 |
Miss Edith Beatty |
London |
United Kingdom |
|
Seiji Togo Yasuda Memorial Museum of Modern Art |
Tokyo |
Japan |
30 March 1987 |
Sompo Japan Museum of Art |
Tokyo |
Japan |
|
Exhibitions
Year |
City |
Country |
Venue |
Exhibition Name |
Start Date |
End Date |
No. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1901 |
Paris |
France |
Galerie Bernheim-Jeune |
Exposition d'Oeuvres de Vincent van Gogh |
15 March 1901 |
31 March 1901 |
5 |
1907 |
Mannheim |
Germany |
Städtische Kunstalle |
Internationale Kunst- und grosse Gartenbau-Ausstellung |
1 May 1907 |
20 October 1907 |
1072 |
1908 |
Paris (2) |
France |
Galerie Eugène Druet |
Quelques Oeuvres de Vincent van Gogh |
6 January 1908 |
18 January 1908 |
35 |
|
|
|
|
|
|
|
|
1910-11 |
London |
United Kingdom |
Grafton Galleries |
Manet and the Post-Impressionists |
8 November 1910 |
16 January 1911 |
72 |
2001-02 |
Chicago |
United States |
Art Institute of Chicago |
Van Gogh and Gauguin: The Studio of the South |
22 September 2001 |
13 January 2002 |
84 |
2002 |
Amsterdam (1) |
Netherlands |
Van Gogh Museum |
Van Gogh and Gauguin: The Studio of the South |
9 February 2002 |
2 June 2002 |
|
2003 |
Tokyo (2) |
Japan |
Sompo Japan Museum of Art |
Van Gogh and Flowers |
20 September 2003 |
14 December 2003 |
|
2005 |
Nagoya |
Japan |
Aichi Prefectural Museum of Art |
Van Gogh in Context |
26 July 2005 |
25 September 2005 |
|
2005 |
Osaka |
Japan |
National Museum of Modern Art |
Van Gogh in Context |
31 May 2005 |
18 July 2005 |
|
F 453, JH 1559, Colecção Privada , USA
Oil on canvas
73.0 x 58.0 cm.
Arles: August, 1888
F 453, JH 1559
Provenance
Owner |
City |
Country |
Date acquired |
---|---|---|---|
Julien Tanguy |
Paris |
France |
|
Octave Mirbeau |
Paris |
France |
1892 |
Jacques Doucet |
Paris |
France |
1928 |
Private collection |
|
United States |
|
Exhibitions
Year |
City |
Country |
Venue |
Exhibition Name |
Start Date |
End Date |
No. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1901 |
Paris |
France |
Galerie Bernheim-Jeune |
Exposition d'Oeuvres de Vincent van Gogh |
15 March 1901 |
31 March 1901 |
4 |
1927 |
Paris |
France |
Galerie Bernheim-Jeune |
Vincent van Gogh l'époque française |
20 June 1927 |
2 July 1927 |
|
1948 |
Cleveland |
United States |
Cleveland Museum of Art |
Vincent van Gogh |
3 November 1948 |
12 December 1948 |
9 |
Amsterdam, F 458, JH 1667
Oil on canvas
95.0 x 73.0 cm.
Arles: January, 1889
F 458, JH 1667
Provenance
Owner |
City |
Country |
Date acquired |
Comments |
---|---|---|---|---|
Theo van Gogh |
Paris |
France |
1890-91 |
|
Johanna van Gogh-Bonger |
Amsterdam |
Netherlands |
1891-1925 |
|
V.W. van Gogh |
Laren |
Netherlands |
1925-62 |
|
Van Gogh Foundation |
Amsterdam |
Netherlands |
1962 |
On loan to the Stedelijk Museum 1962-73. |
Van Gogh Museum |
Amsterdam |
Netherlands |
1973 |
On permanent loan from the Vincent van Gogh Foundation. |
Year |
City |
Country |
Venue |
Exhibition Name |
Start Date |
End Date |
No. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1905 |
Amsterdam |
Netherlands |
Stedelijk Museum |
Tentoonstelling Vincent van Gogh |
15 July 1905 |
1 August 1905 |
104 |
1912 |
Cologne |
Germany |
Städtische Ausstellungshalle am Aachener Tor |
Internationale Kunstausstellung des Sonderbundes Westdeutscher Kunstfreunde und Künstler zu Köln |
25 May 1912 |
30 September 1912 |
28 |
1915 |
Amsterdam |
Netherlands |
Gebouw van het Genootschap van kunstenaren Moderne Kunstkring |
Vincent van Gogh, werken van genooten. schilderijen, teekeningen en beeldhouwwerien |
26 September 1915 |
30 November 1915 |
9 |
1924 |
Basel |
Switzerland |
Kunsthalle Basel |
Vincent van Gogh |
27 March 1924 |
4 May 1924 |
40 |
1924 |
Zurich |
Switzerland |
Kunsthaus Zurich |
Vincent van Gogh |
3 July 1924 |
10 August 1924 |
35 |
1924 |
Stuttgart |
Germany |
Württembergischer Kunstverein |
Ausstellung Vincent van Gogh 1853-1890 |
12 October 1924 |
30 November 1924 |
16 |
1925 |
Paris (1) |
France |
Galerie Marcel Bernheim |
Exposition rétrospective d'oeuvres de Vincent van Gogh (1853-1890) |
5 January 1925 |
24 January 1925 |
26 |
1925 |
The Hague |
Netherlands |
Pulchri Studio |
Vincent van Gogh |
|
|
28 |
1930 |
Amsterdam |
Netherlands |
Stedelijk Museum |
Vincent van Gogh en zijn tijdgenooten |
6 September 1930 |
2 November 1930 |
56 |
1935-36 |
New York |
United States |
Museum of Modern Art |
Vincent van Gogh |
5 November 1935 |
5 January 1936 |
32 |
1936 |
Chicago |
United States |
Art Institute of Chicago |
Vincent van Gogh |
26 August 1936 |
23 September 1936 |
32 |
1936 |
Boston |
United States |
Museum of Fine Arts |
Vincent van Gogh |
19 February 1936 |
15 March 1936 |
32 |
1936 |
Cleveland (1) |
United States |
Cleveland Museum of Art |
Vincent van Gogh |
25 March 1936 |
19 April 1936 |
32 |
1936 |
Detroit |
United States |
Detroit Institute of Arts |
Vincent van Gogh |
6 October 1936 |
28 October 1936 |
32 |
1936 |
Kansas City |
United States |
William Rockhill Nelson Gallery of Art and Atkins Museum |
Vincent van Gogh |
9 June 1936 |
10 July 1936 |
32 |
1936 |
Minneapolis |
United States |
Minneapolis Institute of Arts |
Vincent van Gogh |
20 July 1936 |
17 August 1936 |
32 |
1936 |
Philadelphia |
United States |
Philadelphia Museum of Art |
Vincent van Gogh |
11 January 1936 |
10 February 1936 |
32 |
1936 |
San Francisco |
United States |
California Palace of the Legion of Honor |
Vincent van Gogh |
28 April 1936 |
24 May 1936 |
32 |
1937 |
Paris |
France |
Les Nouveaux Musées, Quai de Tokyo |
La vie et l'oeuvre de Van Gogh |
|
|
38 |
1945 |
Amsterdam |
Netherlands |
Stedelijk Museum |
Vincent van Gogh |
14 September 1945 |
1 December 1945 |
--- |
1946 |
Malmö |
Sweden |
Malmö Museum |
Vincent van Gogh. Utställning Anordnad till Förmän för Svenska Hollandshjälpen |
29 May 1946 |
16 June 1946 |
65 |
1946 |
Gothenburg |
Sweden |
Göteborgs Konstmuseum |
Vincent van Gogh. Utställning Anordnad till Förmän för Svenska Hollandshjälpen |
3 May 1946 |
26 May 1946 |
65 |
1946 |
Liège |
Belgium |
Musée des Beaux-Arts |
Vincent van Gogh |
12 October 1946 |
3 November 1946 |
110 |
1946 |
Stockholm |
Sweden |
Nationalmuseum |
Vincent van Gogh. Utställning Anordnad till Förmän för Svenska Hollandshjälpen |
8 March 1946 |
28 April 1946 |
65 |
1946 |
Brussels |
Belgium |
Palais des Beaux-Arts |
Vincent van Gogh |
9 November 1946 |
19 December 1946 |
110 |
1946-47 |
Mons |
Belgium |
Musée des Beaux-Arts |
Vincent van Gogh |
27 December 1946 |
|
110 |
1947 |
Geneva |
Switzerland |
Musée Rath |
172 oeuvres de Vincent van Gogh |
22 March 1947 |
20 April 1947 |
113 |
1947 |
Paris (1) |
France |
Musée de l'Orangerie |
Vincent van Gogh |
24 January 1947 |
15 March 1947 |
113 |
1947-48 |
London |
United Kingdom |
Tate Gallery |
Vincent van Gogh 1853-1890 |
10 December 1947 |
14 January 1948 |
47 |
1948 |
Bergen |
Norway |
Kunstforening |
Vincent van Gogh, Malerier Tegninger |
23 March 1948 |
18 April 1948 |
33 |
1948 |
Glasgow |
Scotland |
Art Gallery |
Vincent van Gogh 1853-1890 |
21 February 1948 |
14 March 1948 |
47 |
1948 |
Birmingham |
United Kingdom |
City Art Gallery |
Vincent van Gogh 1853-1890 |
24 January 1948 |
14 February 1948 |
47 |
1948 |
Oslo |
Norway |
Kunstnernes Hus |
Vincent van Gogh, Malerier Tegninger |
24 April 1948 |
15 May 1948 |
33 |
1949-50 |
New York |
United States |
Metropolitan Museum of Art |
Vincent van Gogh Paintings and Drawings. A Special Loan Exhibition |
21 October 1949 |
15 January 1950 |
78 |
1950 |
Chicago |
United States |
Art Institute of Chicago |
Vincent van Gogh Paintings and Drawings. A Special Loan Exhibition |
1 February 1950 |
16 April 1950 |
78 |
1951 |
Lyons |
France |
Musée de Lyon |
Vincent van Gogh |
5 February 1951 |
27 March 1951 |
41 |
1951 |
Arles |
France |
Musée Réattu |
Vincent van Gogh en Provence |
5 May 1951 |
27 May 1951 |
41 |
1953 |
The Hague |
Netherlands |
Haags Gemeentemuseum |
Vincent van Gogh 1853-1953 |
30 March 1953 |
17 May 1953 |
130 |
1953 |
Saint Louis |
United States |
City Art Museum of Saint Louis |
Vincent van Gogh 1853-1890 |
17 October 1953 |
13 December 1953 |
102 |
1953 |
Amsterdam |
Netherlands |
Stedelijk Museum |
Eeuwfeest Vincent van Gogh |
23 July 1953 |
20 September 1953 |
107 |
1953 |
Otterlo |
Netherlands |
Kröller-Müller Museum |
Eeuwfeest Vincent van Gogh 1853-1953 |
24 May 1953 |
19 July 1953 |
107 |
1954 |
Toledo |
United States |
Toledo Museum of Art |
Vincent van Gogh 1853-1890 |
7 March 1953 |
30 April 1953 |
102 |
1954 |
Zurich |
Switzerland |
Kunsthaus Zurich |
Vincent van Gogh |
9 October 1954 |
21 November 1954 |
45 |
1954 |
Philadelphia |
United States |
Philadelphia Museum of Art |
Vincent van Gogh 1853-1890 |
2 January 1954 |
28 February 1954 |
102 |
1954-55 |
Bern |
Switzerland |
Kunstmuseum Bern |
Vincent van Gogh |
27 November 1954 |
30 January 1955 |
43 |
1955 |
Liverpool |
United Kingdom |
Walker Art Gallery |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings, Mainly from the Collection of Ir. V.W. van Gogh |
29 October 1955 |
10 December 1955 |
47 |
1955 |
Antwerp (1) |
Belgium |
Feestzaal |
Vincent van Gogh |
7 May 1955 |
19 June 1955 |
265 |
1955-56 |
Manchester |
United Kingdom |
Manchester City Art Gallery |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings, Mainly from the Collection of Ir. V.W. van Gogh |
17 December 1955 |
4 February 1956 |
47 |
1956 |
Newcastle-upon-Tyne |
United Kingdom |
Laing Art Gallery |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings, Mainly from the Collection of Ir. V.W. van Gogh |
11 February 1956 |
24 March 1956 |
47 |
1957 |
Marseilles |
France |
Musée Cantini |
Vincent van Gogh |
12 March 1957 |
28 April 1957 |
54 |
1958 |
San Francisco |
United States |
M.H. de Young Memorial Museum |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings |
6 October 1958 |
30 November 1958 |
55 |
1958-59 |
Los Angeles |
United States |
Los Angeles County Museum of Art |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings |
10 December 1958 |
18 January 1959 |
55 |
1959 |
Aix-en-Provence |
France |
Pavillion de Vendôme |
Van Gogh en Provence |
3 October 1959 |
30 November 1959 |
24 |
1959 |
Portland |
United States |
Portland Art Museum |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings |
28 January 1959 |
1 March 1959 |
55 |
1959 |
Seattle |
United States |
Seattle Art Museum |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings |
7 March 1959 |
19 April 1959 |
55 |
1959-60 |
Utrecht |
Netherlands |
Centraal Museum |
Vincent van Gogh schilderijen en tekeningen verzameling Ir. V.W. van Gogh |
18 December 1959 |
1 February 1960 |
41 |
1960 |
Montreal |
Canada |
Montreal Museum of Fine Arts |
Canada Collects: European Painting 1860-1960 |
6 October 1960 |
6 November 1960 |
54 |
1960 |
Ottawa |
Canada |
National Gallery of Canada |
Canada Collects: European Painting 1860-1960 |
17 November 1960 |
18 December 1960 |
54 |
1960-61 |
Winnipeg |
Canada |
Winnipeg Art Gallery |
Vincent van Gogh. Paintings-Drawings |
29 December 1960 |
31 January 1961 |
54 |
1961 |
Baltimore |
United States |
Baltimore Museum of Art |
Vincent van Gogh. Paintings, Watercolours and Drawings |
18 October 1961 |
26 November 1961 |
52 |
1961 |
Toronto |
Canada |
Art Gallery of Toronto |
Vincent van Gogh. Paintings-Drawings |
10 February 1961 |
12 March 1961 |
54 |
1961-62 |
Cleveland |
United States |
Cleveland Museum of Art |
Vincent van Gogh. Paintings, Watercolours and Drawings |
5 December 1961 |
14 January 1962 |
52 |
1962 |
Boston |
United States |
Museum of Fine Arts |
Vincent van Gogh. Paintings, Watercolours and Drawings |
22 March 1962 |
29 April 1962 |
52 |
1962 |
Buffalo |
United States |
Albright Art Gallery |
Vincent van Gogh. Paintings, Watercolours and Drawings |
30 January 1962 |
11 March 1962 |
52 |
1963 |
Humlebaek |
Denmark |
Louisiana |
Vincent van Gogh. Malerier og Tegninger |
24 October 1963 |
15 December 1963 |
38 |
1964 |
Washington, D.C. |
United States |
Washington Gallery of Modern Art |
Vincent van Gogh. Paintings, Watercolours and Drawings |
2 February 1964 |
19 March 1964 |
38 |
1964 |
New York (4) |
United States |
Solomon R. Guggenheim Museum |
Vincent van Gogh. Paintings, Watercolours and Drawings |
2 April 1964 |
28 June 1964 |
38 |
1965 |
Stockholm |
Sweden |
Moderna Museet |
Vincent van Gogh. Mälningar, Akvareller, Teckningar |
23 October 1965 |
19 December 1965 |
36 |
1965 |
Ghent |
Belgium |
Museum voor Schone Kunsten |
Vincent van Gogh. Schilderijen, Aquarellen, Tekeningen |
19 February 1965 |
21 March 1965 |
26 |
1965 |
Charleroi |
Belgium |
Palais des Beaux-Arts |
Vincent van Gogh. Schilderijen, Aquarellen, Tekeningen |
19 January 1965 |
28 March 1965 |
26 |
1967 |
Wolfsburg |
Germany |
Stadhalle Wolfsburg |
Vincent van Gogh. Gemälde, Aquarelle, Zeichnungen |
18 February 1967 |
2 April 1967 |
56 |
1968-69 |
London |
United Kingdom |
Hayward Gallery |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings of the Vincent van Gogh Foundation Amsterdam |
23 October 1968 |
12 January 1969 |
133 |
1970 |
Baltimore |
United States |
Baltimore Museum of Art |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings |
11 October 1970 |
29 November 1970 |
37 |
1970-71 |
San Francisco |
United States |
M.H. de Young Memorial Museum |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings |
11 December 1970 |
31 January 1971 |
37 |
1971 |
Brooklyn |
United States |
Brooklyn Museum |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings |
14 February 1971 |
4 April 1971 |
37 |
1973 |
Bern |
Switzerland |
Kunstmuseum Bern |
Vincent van Gogh. Collection du Musée National Vincent van Gogh à Amsterdam |
25 January 1973 |
15 April 1973 |
26 |
1981 |
Toronto |
Canada |
Art Gallery of Ontario |
Vincent van Gogh and the Birth of Cloisonism |
24 January 1981 |
22 March 1981 |
|
1981 |
Amsterdam |
Netherlands |
Van Gogh Museum |
Vincent van Gogh and the Birth of Cloisonism |
9 April 1981 |
14 June 1981 |
|
1990 |
Amsterdam |
Netherlands |
Van Gogh Museum |
Vincent van Gogh. Schilderijen |
30 March 1990 |
29 July 1990 |
81 |
1998-99 |
Amsterdam |
Netherlands |
Rijksmuseum |
Van Gogh te Gast in het Rijksmuseum. Meesterwerken van het Van Gogh Museum |
19 September 1998 |
2 May 1999 |
|
2001-02 |
Chicago |
United States |
Art Institute of Chicago |
Van Gogh and Gauguin: The Studio of the South |
22 September 2001 |
13 January 2002 |
110 |
2002 |
Amsterdam (1) |
Netherlands |
Van Gogh Museum |
Van Gogh and Gauguin: The Studio of the South |
9 February 2002 |
2 June 2002 |
|
2003 |
Tokyo (2) |
Japan |
Sompo Japan Museum of Art |
Van Gogh and Flowers |
20 September 2003 |
14 December 2003 |
|
2006-07 |
Amsterdam |
Netherlands |
Van Gogh Museum |
Vincent van Gogh and Expressionism |
24 November 2006 |
4 March 2007 |
--- |
F 454, JH 1562 , London: National Gallery
Oil on canvas
93.0 x 73.0 cm.
Arles: August, 1888
F 454, JH 1562
London: National Gallery
Provenance
Owner |
City |
Country |
Date acquired |
Comments |
---|---|---|---|---|
Johanna van Gogh-Bonger |
Amsterdam |
Netherlands |
||
Isaac Israëls |
The Hague |
Netherlands |
On loan from 1917 until 1920. |
|
Ernest Brown & Phillips (The Leicester Galleries) |
London |
United Kingdom |
January, 1924 |
|
Tate Gallery |
London |
United Kingdom |
1924 |
Courtauld Fund. |
National Gallery |
London |
United Kingdom |
Exhibitions
Year |
City |
Country |
Venue |
Exhibition Name |
Start Date |
End Date |
No. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1901 |
Berlin (2) |
Germany |
Paul Cassirer |
|
|
|
7 |
1905 |
Amsterdam |
Netherlands |
Stedelijk Museum |
Tentoonstelling Vincent van Gogh |
15 July 1905 |
1 August 1905 |
103 |
1905 |
Hagen |
Germany |
Folkwang Museum |
Vincent van Gogh. Gemälde |
|
|
--- |
1908 |
Dresden |
Germany |
Emil Richter |
Vincent van Gogh/Paul Cézanne |
|
|
74 |
1908 |
Berlin (5) |
Germany |
Paul Cassirer |
|
|
|
40 |
1908 |
Berlin (1) |
Germany |
Ausstellungshaus am Kurfürstendamm |
VII. Ausstellung |
5 March 1908 |
22 March 1908 |
8 |
1909 |
Munich |
Germany |
Moderne Kunsthandlung [F.J. Brakl] |
Vincent van Gogh [French Period] |
|
|
20 |
1909 |
Berlin (2) |
Germany |
Paul Cassirer |
|
|
|
--- |
1911-12 |
Hamburg |
Germany |
Galerie Commeter |
10 November 1911 |
|
24 |
|
1912 |
Breslau/Dresden |
Germany |
Galerie Ernst Arnold |
Ausstellung Vincent van Gogh 1853-1890 |
|
|
14 |
1914 |
Berlin (1) |
Germany |
Paul Cassirer |
Vincent van Gogh 30 März 1853-29 July 1890. Zehnte Ausstellung |
1 June 1914 |
5 July 1914 |
44 |
1915 |
Amsterdam |
Netherlands |
Gebouw van het Genootschap van kunstenaren Moderne Kunstkring |
Vincent van Gogh, werken van genooten. schilderijen, teekeningen en beeldhouwwerien |
26 September 1915 |
30 November 1915 |
10 |
1921 |
Paris |
France |
Exposition hollandaise, tableaux, aquarelles et dessins anciens et modernes |
|
|
164 |
|
1923 |
Amsterdam |
Netherlands |
Stedelijk Museum |
Tentoonstelling van Nederlandsche beeldende kunsten |
|
|
125 |
1923-24 |
London |
United Kingdom |
Leicester Galleries |
Vincent van Gogh Exhibition |
1 December 1923 |
15 January 1923 |
|
1947-48 |
London |
United Kingdom |
Tate Gallery |
Vincent van Gogh 1853-1890 |
10 December 1947 |
14 January 1948 |
48 |
1948 |
Birmingham |
United Kingdom |
City Art Gallery |
Vincent van Gogh 1853-1890 |
24 January 1948 |
14 February 1948 |
|
1948 |
London (1) |
United Kingdom |
Tate Gallery |
Samuel Courtauld Memorial Exhibition |
|
|
30 |
1948 |
Glasgow |
Scotland |
Art Gallery |
Vincent van Gogh 1853-1890 |
21 February 1948 |
14 March 1948 |
|
1955 |
Paris (3) |
France |
Musée de l'Orangerie |
Impressionnistes de la collection Courtauld de Londres |
|
|
63 |
1968-69 |
London |
United Kingdom |
Hayward Gallery |
Vincent van Gogh. Paintings and Drawings of the Vincent van Gogh Foundation Amsterdam |
23 October 1968 |
12 January 1969 |
132 |
2002 |
Amsterdam (1) |
Netherlands |
Van Gogh Museum |
Van Gogh and Gauguin: The Studio of the South |
9 February 2002 |
2 June 2002 |
Destroyed by fire in the Second World War, Japan, F 459, JH 1560
Oil on canvas
98.0 x 69.0 cm.
Arles: August, 1888
F 459, JH 1560
Destroyed by fire in the Second World War, Japan
Provenance
Owner |
City |
Country |
Date acquired |
---|---|---|---|
Johanna van Gogh-Bonger |
Amsterdam |
Netherlands |
|
C.M. van Gogh (J.H. de Bois) |
Amsterdam |
Netherlands |
September, 1908 |
F. Meyer-Fierz |
Zurich |
Switzerland |
|
Paul Vallotton Art Gallery |
Lausanne |
Switzerland |
|
Koyata Yamamoto |
Ashiya |
Japan |
c. 12 December 1920 |
Destroyed on 5-6 August 1945 by fire in World War II |
|
|
|
Exhibitions
Year |
City |
Country |
Venue |
Exhibition Name |
Start Date |
End Date |
No. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1905 |
Amsterdam |
Netherlands |
Stedelijk Museum |
Tentoonstelling Vincent van Gogh |
15 July 1905 |
1 August 1905 |
105 |
1905 |
Utrecht |
Netherlands |
Vereeniging 'Voor de Kunst' |
Tentoonstelling van schilderijen door Vincent van Gogh |
10 September 1905 |
1 October 1905 |
34 |
1906 |
Rotterdam |
Netherlands |
Kunstzalen Oldenzeel |
Tentoonstelling Vincent van Gogh |
26 January 1906 |
28 February 1906 |
32 |
1908 |
Munich (1) |
Germany |
Moderne Kunsthandlung [F.J. Brakl] |
Vincent van Gogh |
|
|
29 |
1908 |
Frankfurt |
Germany |
Frankfurter Kunstverein |
Vincent van Gogh Ausstellung |
14 June 1908 |
28 June 1908 |
34 |
1908 |
Zurich |
Switzerland |
Künstlerhaus |
Vincent van Gogh, Cuno Amiet, Hans Emmenegger, Giovanni Giacometti |
10 July 1908 |
26 July 1908 |
23 |
1921 |
Tokyo |
Japan |
Hoshi Pharmaceutical Corporation |
First Shirakaba Art Museum Exhibition |
5 March 1921 |
13 March 1921 |
|
1924 |
Osaka |
Japan |
Shinanobashi European Painting Institute |
First Shinanobashi European Painting Institute Exhibition |
21 November 1924 |
25 November 1924 |
|
F 455, JH 1668, Filadelfia
Oil on canvas
92.0 x 72.5 cm.
Arles: January, 1889
F 455, JH 1668
Provenance
Owner |
City |
Country |
Date acquired |
Comments |
---|---|---|---|---|
Julien Tanguy |
Paris |
France |
|
|
Count A. de la Rochefoucauld |
Paris |
France |
1901 |
|
Paul Rosenberg Art Gallery |
Paris |
France |
|
|
Carroll S. Tyson Jr. |
Chestnut Hill, Penn. |
United States |
1935 |
|
Philadelphia Museum of Art |
Philadelphia |
United States |
1963 |
Mrs. Carroll S. Tyson bequest. |
Exhibitions
Year |
City |
Country |
Venue |
Exhibition Name |
Start Date |
End Date |
No. |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1901 |
Paris |
France |
Galerie Bernheim-Jeune |
Exposition d'Oeuvres de Vincent van Gogh |
15 March 1901 |
31 March 1901 |
6 |
1905 |
Paris |
France |
Grandes Serres de l'Alma |
Exposition de la Société des Artistes Indépendants, 21e exposition: Exposition rétrospective Vincent van Gogh |
24 March 1905 |
30 April 1905 |
8 |
1935-36 |
New York |
United States |
Museum of Modern Art |
Vincent van Gogh |
5 November 1935 |
5 January 1936 |
31 |
1936 |
San Francisco |
United States |
California Palace of the Legion of Honor |
Vincent van Gogh |
28 April 1936 |
24 May 1936 |
31 |
1936 |
Philadelphia |
United States |
Philadelphia Museum of Art |
Vincent van Gogh |
11 January 1936 |
10 February 1936 |
31 |
1936 |
Minneapolis |
United States |
Minneapolis Institute of Arts |
Vincent van Gogh |
20 July 1936 |
17 August 1936 |
31 |
1936 |
Kansas City |
United States |
William Rockhill Nelson Gallery of Art and Atkins Museum |
Vincent van Gogh |
9 June 1936 |
10 July 1936 |
31 |
1936 |
Detroit |
United States |
Detroit Institute of Arts |
Vincent van Gogh |
6 October 1936 |
28 October 1936 |
31 |
1936 |
Cleveland (1) |
United States |
Cleveland Museum of Art |
Vincent van Gogh |
25 March 1936 |
19 April 1936 |
31 |
1936 |
Boston |
United States |
Museum of Fine Arts |
Vincent van Gogh |
19 February 1936 |
15 March 1936 |
31 |
1936 |
Chicago |
United States |
Art Institute of Chicago |
Vincent van Gogh |
26 August 1936 |
23 September 1936 |
31 |
1943 |
New York (2) |
United States |
Wildenstein and Co. |
The Art and Life of Vincent van Gogh. Loan Exhibition in Aid of American and Dutch War Relief |
6 October 1943 |
7 November 1943 |
28 |
1954 |
New York |
United States |
Wildenstein and Co. |
Magic of Flowers in Painting |
12 April 1954 |
15 May 1954 |
27 |
1963 |
Philadelphia (1) |
United States |
Philadelphia Museum of Art |
A World of Flowers |
2 May 1963 |
9 June 1963 |
--- |
Em 1963 no Porto, era criada a COOPERATIVA ÁRVORE e a Pintora Helena Amaral ingressa nas BELAS ARTES como aluna Extraordinária.
Van Gogh terá começado em 20 de Agosto de 1888, a pintar Girassóis para decorar o Estúdio do Sul, a sua sonhada Comunidade de Pintores, que funcionaria na casa amarela. Curiosamente 20 Agosto é 25 anos semana é uma semana após 13 Agosto que foi quando em 1863 Eugéne Delacroix desapareceu.
Carta 526
Arles, c. 21 Agosto 1888
“Escrevo-te com muita pressa para lhe dizer que recebi uma nota de Gauguin, dizendo que ele não escreveu muito, E mas que ele está pronto para vir para o Sul assim que surgir a oportunidade.
Eu sou duro nisso, pintando com o entusiasmo de um marselhês comendo bouillabaisse, o que não vai te surpreender quando você sabe que estou pintando alguns grandes girassóis. Tenho três telas em andamento – 1ª , três flores enormes em um vaso verde, com fundo claro, tamanho 15 tela [F 453, JH 1559]; 2º, três flores, uma que deu semente, tendo perdido as pétalas, e uma um botão contra um fundo azul royal, tela tamanho 25 [F 459, JH 1560]; 3º, doze flores e botões em vaso amarelo (tamanho 30 tela) [F 456, JH 1561]. O último é, portanto, luz sobre luz, e espero que seja o melhor. Provavelmente Não vou parar por aí.
Agora que espero viver com Gauguin num estúdio nosso, quero fazer decorações para o estúdio. Nada além de grandes flores(…)’”
Curiosamente todos estes 4 trabalhos seriam atacados :
Esta última tela F 456, JH 1561 (Munich), não é mais nem menos que o quadro de Girassóis que foi alvo da discussão nos XX em Bruxelas em Janeiro de 1890.
O F 459, JH 1560 (Ashiya) foi destruído pelo fogo durante a 2ª Guerra Mundial , Agosto 1945.
O F 454, JH 1562 (Londres) e o F 453, JH 1559 (Filladélfia) foram vandalizados em 27/09/2024 com sopa de tomate por um grupo de criancinhas que se dizem activistas Climáticos .
Tal acontecimento na Nacional Gallery de Londres (UK) na exposição Van Gogh: Poets and Lovers .
O O F 454, JH 1562 (Londres) já tinha sido vandalizado no mesma National Gallery Lodon 14/10/2022 .
Se o século XX foi muito generoso para Van Gogh, o XXI como o XIX nem por isso.
Entretanto A terra Girou o século virou (XX-XXI) e
6. A MODA VOLTOU A MUDAR
2019 foi um ano muito atípico .
26 de Julho é inaugurada a 33ª EXPOSIÇÃO DE SÓCIOS DA ÁRVORE . Como no ano anterior dr Rui Pedroto e Mestre José Emídio foram fazer o discurso de abertura , que me tinha sabido muito bem no ano anterior , contudo e apesar de seus esforços as suas palavras foram estranhamente abafadas pelas pessoas presentes na Exposição.
Em 9 de Abril desse ano , Miguel Cadilhe – 1 ano antes da Missa do Papa Francisco 10/04/2020 na praça de S. Pedro vazia - dirigiu uma Assembleia de Sócios histórica da ÁRVORE no Porto, em Julho faleceu a pintora Helena Amaral também nessa cidade Portuguesa.
E também em 2019, a Galeria Bernheim- Jeune uma das mais antigas Galerias de Paris fechou - Curiosamente 100 anos antes em 1919, tinha fechado a Galeria da BOUSSOD ET VALADON onde trabalhou Theo van Gogh.
A Galeria Bernheim- Jeune tinha tido instalada em 1863 Paris e lá foram feitas 3 exposições triunfais de VAN GOGH. 1901, 1908 e 1927 .
A Galeria Bernheim- Jeune que rinha sido ligada à história de Van Gogh , estaria também associada se bem que indirectamente a Helena Amaral.
Em 1901 a 1ª exposição de VAN GOGH acabou precisamente a 31 de Março que seria o dia de aniversário de Helena Amaral.
A 3ª e última exposição de VAN GOGH na Galeria Bernheim- Jeune foi em 1927 no ano de nascimento da Pintora Helena Amaral.
Também por 2001 aquando da Porto-Rotterdam serem capitais da Cultura Europa , fiz um estudo apresentação do livro THE GLADIOLI IN STILL LIFE (Helena Amaral… jusque Vincent Van Gogh) -, que submeti a várias editoras. Depois de muitas recusas, a editora Parisience SOCIÉTÉ DES ÉCRIVAINS (de Rue Saint Honoré) , aceitou publicar o meu estudo.
Essa editora ficava na Rua Saint-Honoré para onde se tinha movido definitivamente em 1925, a Galeria Bernheim- Jeune e onde tinha tido lugar a exposição de VAN GOGH de 1927.
Eu resolvi no Livro (de 2001) incluir um relato já aqui descrito da exposição de 1901 que tinha ocorrido precisamente 100 anos antes.
O livro THE GLADIOLI IN STILL LIFE seria elogiado pelo responsável cultural da CASA D`AHORROS Guillermo Brea, e hoje aparece como bibliografia de Helena Amaral na Na Sede Afundación Vigo
Policarpo Sanz, 24-26. 36202 Vigo, Espanha
socioculturales@afundacion.org
Se o século XX tinha sido generoso com a Arte de Van Gogh , o séc. XXI contra todas as expectativas , nem por isso.
Para além do Site VAN GOGH INFORMATION GALLERY.
( http://www.vggallery.com/ ) , e de dois Museus Van Gogh (Amsterdam e Otterlo) , ou das excelentes produções s O filme (Dear Vincent 2017) , apesar de ser considerado embaixador das cidades de Arles e Auvers , de ser um campaão de Merchandising, ou do sucesso do grupo Espanhol La Oreja de Van Gogh
, ou principalmente do espectáculo tridimensional Living Van Gogh.
Apesar disso tudo, no século XXI , os VAN GOGH saíram do top de vendas. Primeiro do top 5, depois do top 10 e penso que terão saído do top 20.
Na primeira década do século XX só um VAN GOGH atingiu uma boa soma num Leilão . Foi a L`Arlesienne ( Mme Ginoux) F 543 , JH 1895 vendida num Leilão da CHRistie`s New York em 2 de Maio de 2006. No dia seguinte o PICASSO Dora Maar seria arrebatado por $95.216
Na década 2010-2020 os VAN GOGHs recuperariam folego mas não chegaram ao Top.
Curiosamente em 2021 ,o total da venda dos quadros VAN GOGHS atingiu seu valor recorde. 9 quadros por uma total soma $230 Milhões. 2021 foi também o
centenário do Barão Thyssen (13 April 1921 – 27 April 2002)
E 2023 seria o ano recorde a nível de Exposições Van Gogh
Martin Bailey (THE ARTNEWSPAPER)
De VAN GOGH INFORMATION GALLERY. |
Year |
Start Date |
End Date |
Venue |
City |
Country |
Exhibit Name |
---|---|---|---|---|---|---|
2023 |
April 29, 2023 |
September 17, 2023 |
Crozatier Museum |
Le Puy-en-Velay |
France |
Self-portraits. From Cézanne to Van Gogh. Collections of the Musée d’Orsay and the Musées d’Auvergne-Rhône-Alpes |
2023 |
May 18, 2023 |
September 24, 2023 |
Stedelijk Museum |
Amsterdam (3) |
Netherlands |
MODERN -- Van Gogh, Rietveld, Léger and Others |
2023 |
May 21, 2023 |
September 17, 2023 |
Museum of Fine Arts |
Houston |
United States |
Impressionist and Post-Impressionist Masterpieces from the Pearlman Foundation |
2023 |
June 2, 2023 |
October 9, 2023 |
National Museum of Korea |
Seoul |
Korea |
Botticelli to Van Gogh: Masterpieces from the National Gallery |
2023 |
June 22, 2023 |
November 12, 2023 |
Museum of Art Pudong |
Shanghai (2) |
China |
The Greats of Six Centuries: Masterpieces from the Museo Nacional Thyssen-Bornemisza |
2023 |
July 8, 2023 |
October 22, 2023 |
Museum Barberini |
Potsdam |
Germany |
Clouds and Light: Impressionism in Holland |
2023 |
July 16, 2023 |
October 22, 2023 |
Meet You Museum |
Beijing |
China |
Monet, Van Gogh and the Masters of Modernism — Masterpieces from the Galleria Nazionale d'Arte Moderna e Contemporanea di Roma |
2023-24 |
September 11, 2023 |
January 7, 2024 |
Drents Museum |
Assen |
Netherlands |
Travelling with Vincent: Van Gogh in Drenthe |
2023-24 |
September 21, 2023 |
January 28, 2024 |
Museo delle Culture |
Milan |
Italy |
Van Gogh. Artist and Reader |
2023-24 |
September 29, 2023 |
January 14, 2024 |
Rijksmuseum |
Amsterdam (2) |
Netherlands |
Museum Boijmans Van Beuningen at Rijksmuseum |
2023-24 |
October 3, 2023 |
February 4, 2024 |
Musée d'Orsay |
Paris |
France |
Van Gogh in Auvers-sur-Oise. His Final Months |
2023-24 |
October 7, 2023 |
February 18, 2024 |
Kunsthalle Bremen |
Bremen |
Germany |
Birthday Guests: Monet to Van Gogh |
2023-24 |
October 13, 2023 |
January 14, 2024 |
Van Gogh Museum |
Amsterdam (1) |
Netherlands |
Van Gogh and the Avant-Garde: Along the Seine |
2023-24 |
October 15, 2023 |
January 21, 2024 |
Museum of Fine Arts Houston |
Houston |
United States |
Rembrandt to Van Gogh: Masterpieces from the Armand Hammer Collection |
2023-24 |
November 25, 2023 |
March 10, 2024 |
Royal Academy of Arts |
London |
United Kingdom |
Impressionists on Paper: Degas to Toulouse-Lautrec |
2024-25 |
September 14, 2024 |
January 19, 2025 |
National Gallery |
London |
United Kingdom |
Van Gogh: Poets and Lovers |
Para além da “Sopeirada das criancinhas de Londres”, o Mundo em 2024 vive momentos complicados.
As guerras arrastam-se na Ucrânia e médio Oriente e maldade no ar. Ao contrário ao ambiente de paz e de esperança que se vivia nos nos 1987-1990 quando os Girassóis de Van Gogh “dominavam o Mundo” .
O que alivia o quadro é que a Bolsa está em alta o Dow Jones em 05/10/2024 está nos 42 352, 75 pontos., o S&P 500 em 5 751,07 e o Nasdaq 18 137,85 pontos
e como dizia Terrasini em “O Polvo!” , “ quando o dinheiro toca o Mundo dança.” Eu digo: “ Quando o DJ toca, o Mundo dança! “ Eu pelo menos fico feliz , não fico feliz com a desgraça dos outros!
Contudo creio que a alta de Van Gogh , ou do índice VG, seria muito útil para a Cultura que sem isso fica órfã e o Mundo perde Paixão!
Mas Van Gogh ainda iria dar uma sobremasa ao seu Mestre Eugène Delacroix , um verdadeiro Créme au Soufflé de Helena Fortunato filha da Pintora Helena Amaral.
7.A Escola de Atenas
10/04/2020 – O Mundo e Itália em particular enfrenta uma Pandemia, Papa Francisco faz uma oração na Praça de S. Pedro vazia.
A partir desse momento, os números da Pandemia que em Itália estavam em subida começam a inverter.
500 anos antes, mais propriamente em 6 de Abril de 1520 , morreu aí muito perto o grande Pintor Rafael Sanzio vítima também de uma doença epidémica.
Por 1510 em Roma, Rafael Sanzio (1483-1520) acaba uma obra ESCOLA DE ATENAS que provocou o delírio do Papa Júlio II (1443-1513) que terá dado ao artista um estatuto de quase exclusividade. O Papa faleceria pouco depois em 1513 aos 70 anos , porém Rafael faleceria logo a segui em 6 de Abril de 1520 numa Epidemia , quando completava 37 anos de idade.
201 anos depois de Rafael viveria um artista Antoine Watteau (1684-1721) que viveria também 37 anos (1684-1721) .
Por 1720 Watteau pintou Insígnia de Gersaint
Uma Pintura que ilustra estabelecimento de venda de quadros.
100 anos depois em 1820 nasce Tio Cent, Vincent van Gogh (28 de Março, 1820 -28 Julho , 1888) um comerciante de quadro e tio do Pintor com o mesmo nome. O Tio Cent falece em 28 Julho 1888 , quando Vincent van Gogh (30 Março, 1853- 29 de Julho, 1890) aluga a casa Amarela e tem a visão de uma escola ou comunidade de Pintores . A herança do Tio Cent iria ajudar sustentar por tempos o sonho desta escola, o ESTúDIO DO SUL.
( E se Rafael se representaria em auto-retrato na ESCOLA DE ATENAS, Van Gogh para além para além de viver 37 anos , iria deixar para a posteridade 37 auto-retratos).
Porém o grande modelo de Van Gogh era Eugène Delacroix (1798-1863) o grande pintor da Cor e da Revolução, pelo qual sentia forte admiração . Delacroix para além de excelente pintor era um erudito, um estudioso, que escrevia muito bem , como iria fazer Van Gogh , era um artista completo como os do Renascimento.
“Somente Rembrandt e Delacroix conseguiram pintar o rosto de Cristo de forma que eu consigo Sentir !”
Vincent van Gogh
Delacroix, habitualmente muito atrevido, fez os suas cenas de JESUS CRISTO numa altura já avançada da carreira e enfrentou o seu rosto com enorme cuidado, por 1848 após muito treino .De facto que a média do anos das suas obras revelando o rosto de Cristo é cerca de 1852 . Porém se retirarmos a PIETÀ que Van Gogh copiou., a média de idade desses trabalhos é de 1853 (o ano de nascimento de Van Gogh) quando Delacroix tinha 55 anos.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Van Gogh executou 2 Piétá após Delacroix , estando precisamente uma no museu do VATICANO (Roma),perto dos trabalhos de Rafael ou de Michelangelo.
Delacroix tinha tido começos hesitantes copiando a quadros de Rafael no Louvre a conselho de seu Mestre Guérin (1774-1833) por 1816- 18.
Só que Delacroix apresentaria limitações técnicas falhando por 1819 o prestigioso Prix de Roma que seria um caminho para o estrelato - Guérin (1797), Ingres (1801) , Jacques-Louis David (1774) , ou Fragonard (1752) , Boucher (1720), ou Watteau (1709) . ( Watteau ganharia o Prix de Roma em 1709 e visitaria Roma 200 anos de Rafael fazer a ESCOLA DE ATENAS).
A falha no Prix de Roma também tinha fechado a Delacroix as portas do Vaticano e aos Frescos de Michelangelo e Rafael. Porém mais tarde através da Pietá após Delacroix de Van Gogh que entraria no VATICANO uma porta de honra seria aberta.
E Delacroix acabaria falecendo (e com uma doença muito parecida de Antoine Watteau) em 1863, 200 anos após O Prix de Roma ter sido criado.
O Prix de Roma (Prêmio de Roma) foi uma bolsa de estudo destinada a estudantes das artes e atribuída pelo governo francês a jovens artistas que se distinguissem na respectiva categoria. Foi criado em 1663 durante o reinado de Luís XIV de França.
O Prix de Roma (Prêmio de Roma) seria um pouco a como a realização da Escola de Atenas.
E o mais paradoxal que o movimento Romântico que chegaria ao Estúdio do Sul começaria em Espanha ou Itália , por um grego, El Greco (1541-1614).